# Resenha "Culpa de Mãe" de Vanessa Anacleto #



 Sinopse:
"Culpa de mãe trata da questão maternidade x trabalho. A personagem principal, Fernanda, próxima do término da sua  licença maternidade, descobre-se em profunda crise,  revê seus valores e revela suas inseguranças enquanto busca uma saída para seu dilema. Há 20 dias da volta ao trabalho, Fernanda teme deixar seu bebê com qualquer pessoa, até mesmo sua mãe.  Para encontrar uma solução conta com a ajuda do marido, Olavo, que a apoia qualquer que seja sua decisão, bem como de um grupo de mães que conhece em um passeio com o bebê num  jardim publico. É o "clube das culpadas" ou "culpa de mãe", já que todas as suas integrantes são mães que passaram pelo mesmo dilema um dia e aceitam a culpa como algo inerente à maternidade . No clube das culpadas, Fernanda descobrirá que seu sentimento não é exclusivo. Pelo contrário, é bastante comum em nosso tempo.
Fernanda também discutirá, meio a contragosto, a encruzilhada em que se encontra com uma terapeuta , que buscará ajudá-la a decidir qual será seu próximo passo. Mas, o auxílio maior certamente, Fernanda encontrará na pessoa de sua chefe, Cora, uma executiva da área de publicidade, sem papas na língua e muito divertida."


Apesar da leitura não estar fresquinha em minha memória o Culpa de Mãe marcou pela forma como trata o tema maternidade x trabalho. Uma história da mamãe Fernanda, personagem principal, que vive momentos de insegurança, de tantas objeções sem saber que decisão tomar: voltar a trabalhar o que antes lhe dava prazer ou de ficar com sua filha Maria Eduarda aquele ser tão pequenino, tão seu e que deu sentido a sua vida.
Tantas são as dúvidas e questionamentos que Fernanda começa a se consultar com a terapeuta Márcia. Sai das consultas achando que não ajudou nada, que foi tempo perdido.
O tempo de voltar a trabalhar está cada vez mais próximo. Fernanda já visitou várias creches e sempre fica aquela culpa em ter que deixar sua filha com uma pessoa estranha. Aquela tristeza de não estar presente nas fases das primeiras palavras, dos primeiros passos e todo o crescimento de sua princesa.
Vai estar com várias mães que levam seus filhos a mesma praça e ali que conhece e começa a participar das reuniões do Clube das mães culpadas. São mães que viveram os mesmos problemas que ela e que vem esse sentimento de culpa como algo natural em relação à maternidade.
Tem uma personagem muito marcante e que tomou conta da cena que é a chefe Cora que também é madrinha de sua filha. É muito amiga o que ajuda Fernanda a ganhar tempo para tomar sua decisão. Cora nos diverte muito com sua maneira de ser, com os ursos que traz de presente para a afilhada e enfim com o bom humor contagiante que leva a situação sem comprometer a sua posição profissional.
Não posso deixar de falar do papai Olavo que é por demais paciente com a esposa e dando todo o apoio, mas não tomando partido no que a Fernanda venha a decidir.
Fernanda resolve contratar uma babá para cuidar da Duda na casa de sua mãe Mercedez. A babá escolhida foi Antônia e então tudo se ajeita e enfim Fernanda volta a trabalhar.
Fica tudo bem até começar a acontecer alguns probleminhas entre a babá Antônia, a campanha no trabalho e aí que a coisa fica animada e boa de se ler. A maravilhosa e espetacular Cora é a chefe que todo mundo pede a Deus para ter. 
                    
Quer saber mais então clique aqui e adquira o seu exemplar.

Espero que não tenha dado algum vacilo no que escrevi sobre o Culpa de Mãe, mas afirmo que é um livro que quem lê não esquece. É tão verdade que no final de agosto estava assistindo ao programa Estrelas da Angélica com a entrevista abaixo e não pude deixar de lembrar o Culpa de Mãe. Depois que assistirem vão entender que o tema tão bem abordado pela escritora Vanessa Anacleto em seu livro é uma questão por que passam as mamães deste mundo afora.

Angélica entrevista a modelo Gisele Bündchen em Boston
Clique na imagem e assista ao vídeo




3 comentários

  1. Boa Noite Irene!
    Estou encantada com a delicadeza do blog e com as postagens de livros. Parabéns!
    Gostaria de recomendar um livro, chamado "Reiventar a Vida", escrito por Mário Morgan Santos. Uma verdadeira história de amor, superação e lição de vida.
    Parabéns novamente pelo blog e pelos livros! Sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Irene, que delícia de resenha. Fico feliz que vc ainda lembre bem dos detalhes mesmo depois de um tempinho. Obrigada pela força!

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Também li Culpa de mãe há algum tempo, achei um livro divertido, ri muito com a Fernanda, a Vanessa tem uma forma muito clara de narrar eu geralmente aprecio os escritos dela!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...