Resenha "O Clube do Filme" de David Gilmour


Sinopse - O Clube do Filme - David Gilmour
Eram tempos difíceis para David Gilmour: sem trabalho fixo, com o dinheiro curto e o filho de 15 anos colecionando reprovações em todas as matérias do ensino médio. Diante da desorientação e da infelicidade desse filho-problema, o pai faz uma oferta fora dos padrões: o garoto poderia sair da escola - e ficar sem trabalhar e sem pagar aluguel - desde que assistisse semanalmente a três filmes escolhidos pelo pai. Com essa aposta diferente na recuperação e na formação de um rapaz que está "perdido", formaram o clube do filme. Semana a semana, lado a lado, pai e filho viam e discutiam o melhor (e, ocasionalmente, o pior) do cinema: de A Doce Vida (o clássico de Federico Fellini) a Instinto Selvagem (o thriller sensual estrelado por Sharon Stone); de Os Reis do Iê, Iê, Iê (hit cinematográfico da Beatlemania) a O Iluminado (interpretação primorosa de Jack Nicholson, dirigido por Stanley Kubrick); de O Poderoso Chefão (um dos integrantes das listas de "melhores filmes de todos os tempos") a Amores Expressos (cult romântico e contemporâneo do chinês Wong Kar-Way).
Essas sessões os mantinham em constante diálogo - sobre mulheres, música, dor de cotovelo, trabalho, drogas, amor, amizade -, e abriam as portas para o universo interior do adolescente, num momento em que os pais geralmente as encontram fechadas.
David Gilmour, crítico de cinema e escritor premiado, oferece uma percepção singular sobre filmes, roteiros, diretores e atores inesquecíveis ao relatar essa vivência com olho clínico e muita sinceridade. O autor emociona ao colocar os leitores diante da descoberta da vida adulta pelos olhos de um jovem e dos dilemas da adolescência administrados por um pai muito presente. Nas palavras de Gilmour: "É um exemplo do que o cinema é capaz, de como os filmes podem vencer suas defesas e realmente atingir seu coração."


Editora: Intrínseca
Autor: DAVID GILMOUR & LUCIANO TRIGO      
Ano: 2009      
Número de páginas: 240


Li “O Clube do Filme” em março de 2010 e simplesmente adorei, uma leitura gostosa, leve e que faz você se sentir parte da família protagonista, além de viajar pelos clássicos do cinema. A história é um relato do próprio escritor e crítico de cinema, David Gilmour, na fase em que sua vida deu uma reviravolta. Com a perda do emprego, pouco dinheiro e com um filho indo de mal a pior na escola, ele resolve encontrar uma solução pelo menos para metade dos seus problemas, mesmo que para isso corra alguns riscos. Desse modo, sugere ao Jesse, seu filho de 15 anos, que ele largue a escola e que poderia ficar sem trabalhar e sem pagar o aluguel, desde que assista a três filmes por semana escolhidos pelo pai e com o pai. Foi assim que surgiu o “Clube do Filme”, um momento em que David, a cada filme e a cada cena marcante do cinema dava uma aula sobre a Sétima Arte para seu filho, um rapaz que estava passando por diversos problemas de sua idade (como desilusão amorosa, drogas, falta de expectativa no futuro, etc.).


Para quem gosta de cinema não pense que o livro fala somente de filmes, atores e diretores, pois esse assunto é mero coadjuvante. Existem muitas partes no livro que são interessantes e curiosidades sobre cinema que dão vontade de você sair correndo e baixar ou alugar o filme citado, porém este não é o foco principal da história. O livro mostra acima de tudo o cotidiano e o amor de pai e filho, ambos ajudando um ao outro diretamente e indiretamente, além de serem cúmplices da mesma paixão: O CINEMA.


Jesse, no desenrolar da história, vai crescendo, se tornando mais maduro e procurando dar um rumo em sua vida profissional e pessoal. David Gilmour é o típico “Paizão” que conversa, dá conselhos e que esta sempre presente na vida do filho.


O livro “O Clube do Filme” é uma lição de vida a cada página e o que mais fica nítido para o leitor é justamente que na vida sempre existe uma alternativa para tudo e, o que importa de fato é nunca desistir de nós e das pessoas que amamos.







2 comentários

  1. Nossa, o título não revela quão lindo deve ser esse livro! Pela sinopse e pela sua resenha, vi que essa leitura é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  2. Esse contato de pais e filhos está muito em falta nos dias de hoje... É uma grande dica para resgatar a cumplicidade em familia e além de tudo, regado a filmes maravilhosos!!! Fiquei curiosa por esta leitura ♥

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...