Entrevista de Tammy Luciano a autora de 'Garota Replay" - Selo Novo Conceito Jovem #


A Saleta de Leitura recebeu de sua parceira,a Editora Novo Conceito , o seu  livro Garota Replay para leitura, resenha e sorteio. Agora vamos conhecer um pouco sobre a sua autora Tammy Luciano

 Orgulho brazuca

A atriz, jornalista e escritora  Tammy Luciano é a autora de “Garota Replay”.  Carioquíssima, Tammy já foi colunista em importantes veículos de comunicação, fez curso de roteiro em Washington, D. C., trabalhou na Idea Television, além de ter feito várias participações em peças e novelas, como Uga-Uga, Laços de Família, Senhora do Destino, Caminhos do Coração, e episódios do Linha Direta e A Grande Família. 
A atriz escreveu os livros “Fernanda Vogel – na passarela da vida”, “Novela de Poemas” e “Sou Toda Errada”. Costuma dizer que não bebe, não fuma, mas é viciada em uma caneta. 
Considerada um símbolo midiático das redes sociais, em 2011, a Tammy participou do Programa do Jô e em outubro do mesmo ano, o filme “A Rua Daqueles Homens”, com roteiro produzido pela escritora foi selecionado para o Cine Cufa 2011, com exibição no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil).


Já conhecemos a sua brilhante trajetória como atriz, jornalista e escritora e agora depois da leitura da sua Garota Replay pela nossa colaboradora Aleska Lemos, não podíamos deixar de preparar uma pequena entrevista com perguntas colocadas pela própria Aleska depois de devorar o seu livro em duas horas.


1) Tammy, uma coisa que me deixou muito curiosa ao ler seu livro, é saber sua inspiração para escrever Garota Replay. Você se baseia em algum autor preferido, ou talvez em fatos da sua vida?
R: A história de Garota Replay começou comigo. Um dia saí e vi uma pessoa parecida comigo na pista de dança. Aí fiquei com a ideia na cabeça e quando vi, a personagem tinha nascido. A Thizi não tem muito de mim, mas sinto ela muito presente no meu coração como se fosse alguém que eu conheço. Sinto que as personagens vão chegando, ocupando seu espaço na história e deixando bem claro quem são, o que pensam... Eu não penso em atores, a Thizi tinha um rosto de uma garota da minha imaginação mesmo. Mas claro vou amar se um livro meu virar filme. No caso do meu quarto livro, ele tem uma pegada cinematográfica e sinto que consegui alcançar o objetivo, já que a maioria dos leitores diz que leu intensamente e se surpreendendo com o final. Fico muito feliz quando me dizem isso.

2) Vi na contra-capa que você fez um curso de roteiro em Washington, trabalhou em novelas da Globo e fez muitas peças de teatro. O que você recomenda aos autores principiantes na hora de montar a estrutura de uma história?  
R: Acho que minhas vivências no teatro ajudam na escrita, porque eu conheço bastante do lado do ator e o famoso "o que cabe dentro da boca". Um ator só consegue falar o que cabe dentro da sua boca. Apesar desse meu aprendizado, conheço autores que nunca trabalharam com espetáculos e escrevem lindamente. Meu curso nos EUA ajudou muito a me dar confiança em escrever sem censura e acreditando na história como se fosse um fato verdadeiro. Meu professor era fera, tinha roteiros aprovados em Hollywood e uma experiência que dividia sem receio. Foi muito bacana estudar com quem entendia tanto da mágica de escrever. Acho que cada um precisa descobrir como escrever a sua história sem sofrer, porque escrever é amar o que faz e se divertir fazendo, mesmo sendo muito exaustivo. Acho válido ler bastante, assistir filmes, pesquisar, estudar e descobrir seu próprio processo de criação. Não copie escritores. Cada um tem seu estilo e quando você é uma cópia, os leitores sentem isso. Eu busco sempre me desafiar, trazer algo novo para o meu leitor. Não penso no final do livro antes que chegue o final do livro, mas conheço autores que já sabem os passos do personagem antes de escrever. O que faço são anotações importantes sobre locais da cena, parentescos, impressões...

3) Outra coisa que despertou minha atenção é o nome da protagonista. Thizi Skouvikz Siter Aluci. Até o final do livro eu tive a impressão que Thizi fosse apelido de Thereza. Qual a origem de nome tão peculiar?
R: Eu queria que a personagem tivesse a letra T, porque os nomes masculinos seriam Tadeu e Tito e eu queria um trio de Ts. Thizi nasceu de combinação de palavras porque eu gosto muito que as personagens tenham nomes diferentes para fortalecer ainda mais a personalidade delas. Eu sempre gostei disso. Um dos meus espetáculos infantis se chama Krikilin rima com Ziripin. Krikilin é uma boneca, Ziripin um boneco e os dois falam rimando durante todo o espetáculo. Então sempre tive isso de nomes diferentes. O nome todo nasceu na hora da escrita. Queria algo que parecesse que ela estivesse doida quando falasse, até pela situação da cena, e acabou saindo esse nome diferente. São pequenos detalhes, mas que para mim marcam algo que pensei.

4) Garota Replay é um romance para adolescentes e jovens adultos. Esses são sempre seu público-alvo? Senão, qual tipo de público te atrai mais e por que?
R: É, Garota Replay é um livro jovem, para quem tem espírito jovem. Uma pessoa mais velha já sabe muito do que falo no livro, o retorno das adolescentes têm superado as expectativas. Eu gosto muito do público jovem e na verdade foi sempre essa galerinha que me acompanhou. Eu sempre dei aula de teatro para jovens, minhas crônicas sempre foram escritas para eles. Desde o primeiro livro, eu estava pensando neles. Fernanda Vogel na Passarela da Vida é a vida da modelo que faleceu aos 20 anos em um acidente de helicóptero. Meu segundo livro, Novela de Poemas, é uma coletânea de poemas jovens. Com Sou Toda Errada e Garota Replay intensifiquei isso e me encontrei de uma vez por todas. Não me sinto preparada para escrever sobre ser mãe, casada já que não tenho filhos, moro sozinha. Quem sabe um dia...

E agora para concluir a Saleta de Leitura gostaria de fazer mais algumas perguntas.

5) Como você consegue conciliar a sua vida de atriz, jornalista e escritora?  
R: Não consigo... rs Na verdade os eventos em feiras e Bienais estão me fazendo dar uma pausa no teatro. Não tenho conseguido seguir com temporadas. Estou vivendo um momento tão feliz na literatura que sinto saudade, mas não dói. Estou me realizando de uma maneira muito especial. Não posso reclamar. O livro está sendo muito comentado, meus leitores estão dando o maior apoio e ainda mais gente está conhecendo meu trabalho. Ser hoje uma escritora do Selo Novo Conceito Jovem é uma grande realização e estou focada nisso, em divulgar Garota Replay e escrever. Quando der, eu volto a atuar porque a atriz que vive em mim vai sempre existir.

6) Sabemos que é viciada em uma caneta, mas quando realmente pensou em ser escritora?  
R: Não me lembro da vida sem escrever. Nunca imaginei que isso seria minha profissão, mas hoje percebo que a vida deu várias dicas. Na infância, eu brincava de escolinha com minhas amigas e a gente passava as férias entre cadernos e livros. Na adolescência, eu atuava em peças e tinha encomendas dos amigos para escrever textos para eles. Se minhas amigas queriam se comunicar com seus namorados me pediam ajuda em suas cartas e quando comecei a trabalhar como jornalista, meus colegas de trabalho rapidamente comentavam minha facilidade para escrever. Mas na vida a gente demora a juntar as peças do tabuleiro e aos poucos, eu percebi que além da habilidade, eu realmente amava escrever. Virar escritora de livros também foi uma surpresa. Eu comecei com poemas, crônicas, peças e sempre achei muito chique os livros nas livrarias. Nunca imaginei que eu seria de uma editora, que teria meus livros espalhados pelo Brasil.

7) Depois do Garota Replay você já está programando escrever outro livro?  
R: Estou terminando a revisão de um livro novo e acho que no máximo em um mês termino. Eu gosto de fazer com calma, sem pressão, lendo, relendo bastante porque é muito importante que o livro vá para a editora depois de eu trabalhar bastante nele e me sentir segura para que a equipe leia. Eu tenho outros livros na gaveta, penso em revisá-los e futuramente publicar.

8) Qual o recado que você deixaria para os seguidores e leitores da Saleta de Leitura?  
R: Saleta de Leitura, quero agradecer demais o carinho de vocês, inclusive no meu lançamento no Rio de Janeiro. Foi uma honra ter a Saleta em um dia que foi mágico para mim. Eu quero progredir artisticamente e escrever muitos livros para corresponder ao carinho de tanta gente que me escreve hoje e me trata como alguém especial. Desejo que os seguidores da Saleta de Leitura realizem seus sonhos e sejam sempre felizes. Beijo.

Tammy Luciano
www.tammyluciano.com.br
www.youtube.com/tammyluciano
www.twitter.com/tammyluciano                                                                                                                                                                                                    
A Saleta de leitura esteve presente no Lançamento de seu livro realizado na Livraria Travessa no Rio de Janeiro, no dia 14/04/2012. Foi uma grande alegria estar pessoalmente nesse evento, em conhecer amigos blogueiros e poder compartilhar e conversar com essa maravilhosa pessoa que é Tammy Luciano. O lançamento foi um grande sucesso. 






 Agradecemos o seu carinho em nos conceder essa entrevista e parabenizamos pela excelente obra que já é um sucesso.


Aproveite clique na imagem acima e participe do sorteio de um exemplar do Garota Replay autografado

 

Um comentário

  1. Adorei as respostas. Também invento nomes para meus personagens e gosto de deixar a história rolar. A ultima semelhança que notei é que também misturo alguns fatos da minha vida com ficção na hora de escrever as personagens.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...