Resenha do livro " Em Chamas - Jogos Vorazes - Livro 2 " - Suzanne Collins - Editora Rocco

Sinopse
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.


Prévia da série:

A História é sobre um regime totalitário que obriga os 12 Distritos que formam o país, a escolher 2 jovens em seu território para participarem dos Jogos Vorazes, onde lutam até a morte, e deve sobrar apenas uma pessoa no final.
No ano em que Katniss Everdeen participa, porém, ocorre algo que a Capital não previra: dois participantes conseguem sair vivos! Isso porque Peeta, o parceiro de Katniss do Distrito 12, revelou seu amor pela companheira, e isso amoleceu a sociedade.
Quando os organizadores tentam obrigá-los a se matarem, Katniss propõe suicídio a Peeta, e isso consegue salvá-los, pois o objetivo dos jogos é intimidar, mas a esperança de sobreviver não pode ser perdida. Segundo o presidente Snow, isso mantém as pessoas acuadas, porém ao mesmo tempo lhes ilude de que o governo não é assim tão ruim. Você só tem que "jogar" o jogo deles

Em Chamas é o segundo livro da série Jogos Vorazes. Acredito que a razão para esse nome, seja porque Katniss e Peeta são do Distrito em que a mineração era o simbolo local. Os dois usam uma roupa que solta fogo no desfile que abre os jogos.
Nesse livro, Katniss descobre que a Capital está de olho nela. Kat, nem desconfia, mas seu ato de rebelião nos Jogos Vorazes inspira os outros distritos, e vários levantes estão acontecendo. A manipulação dos meios de comunicação e a impossibilidade de sair do seu distrito sem a permissão da Capital, fazem com que os protagonistas nem desconfiem de que viraram símbolos de esperança.
No entanto, a visita do presidente à Katniss, começa a deixar tudo muito claro. Ele comenta que não quer que ela vire um simbolo de resistência, e por mais que ele nao acredite no amor de Kat por Peeta, insiste que ela se demonstre mais apaixonada, para mostrar ao público que o ato dela foi apenas por uma tolice amorosa. Entretanto, nem a atuação dos dois consegue amainar os ânimos, e Everdeen acaba presenciando um levante no Distrito de sua amiga e aliada Rue nos últimos jogos. Sem falar que ela conhece duas moças fugitivas do distrito 8 na floresta em que caçava, que lhe contam suas suspeitas de um lugar livre da influência da Capital.

Ela começa a pensar em liderar uma revolta nacional, mas antes que possa descobrir como, a tv anuncia que nesse ano, os Jogos Vorazes terão uma edição especial por conta do Massacre Quaternário, que ocorre a cada 25 anos. A notícia ruim, é que Kat será forçada a voltar aos jogos, e Peeta que está apaixonado de verdade por ela se oferece como tributo para participar no lugar do velho e alcóolatra Haymitch.

Com os dois tributos vencedores do torneio anterior, a Capital tenta suprimir a esperança de liberdade, e desencorajar os revoltosos. Na minha opinião é a maior besteira, porque exterminando os símbolos acabariam tornando Kat e Peeta em mártires. Mas pára de ler essa resenha e vai ler o livro ôme/muié! Se não eu acabo contando o livro todo.




Avaliado com 4 livrinhos



6 comentários

  1. Pense naquele livro pelo qual eu não dava nada e hoje to louca para ler. Pensou?!?! Pois é, os Jogos Vorazes são desses, to aqui doida para ler!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fala pandora! Eu tenho que ler o ultimo dessa trilogia pra poder morrer feliz kkkkk

      Excluir
  2. Oii
    Consegui ler os três livros da série, graças ao senhor...confesso que até chorei quando acabou :'(
    O segundo livro foi, na minha opinião, o melhor dos três..Mal vejo a hora de sair o segundo filme, mesmo que as pessoas estejam achando que é mais um filme de Triangulos amorosos e não de Sobrevivencia, quero muuito ver
    Bjs
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a resenha, estou louca para que chegue logo o livro que comprei pelo saraiva, dizem que é o melhor da trilogia, espero que seja mesmoo *-*

    ResponderExcluir
  4. Oi Aleska,assisti o filme e depois que fui ler os livros,realmente uma saga que conquistou milhares de fãs pelo mundo e ganhou vários prêmios.
    Mas vamos esperar pelo filme.

    ResponderExcluir
  5. A saga é muito boa, mas Em chamas realmente foi o melhor dos três muito bem escrito, chama a atenção do início ao fim. Gostei muito da resenha, parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...