Resenha do livro "Pão e Arte " de Ana Lúcia Merege - Escrita Fina Edições

Sinopse
Um jovem saltimbanco, chamado Zemel, viaja com seu mestre, o artista de fantoches Cyprien de Pwilrie, para o Oeste de Athelgard. Vão com eles outros artistas e artesãos, como o ferreiro Hank e sua esposa, Katja. Estes dois, numa reviravolta surpreendente, acabam por sequestrar Zemel quando chegam a Golrod, cidade em que ambos já viveram. Agora o lugar passa por grandes problemas, como a escassez de alimentos, em razão de uma aposta entre dois senhores de terra que buscam reduzir os camponeses à escravidão.
Cyprien de Pwilrie, homem justo, verdadeiro paladino medieval, diante do absurdo da disputa dos dois senhores e do revoltante sequestro de seu aprendiz, trama um plano para, junto com seus amigos e os camponeses oprimidos, invadir o castelo de Golrod e acabar com aquela situação de desrespeito e tirania. Nessa empreitada, Cyprien também conta com a ajuda corajosa de Zemel, que se torna um informante do mestre dentro do castelo.
Uma narrativa que celebra a justiça social, bem como a amizade e admiração tão frequentes na relação de mestre e aprendiz.




Título: Pão e Arte
Autor: Ana Lúcia Merege
Editora: Escrita fina
Edição: 1  / Ano: 2012

Idioma: Português
Especificações: Brochura | 224 páginas
FICHA TÉCNICA
ISBN: 978-85-6387-750-5
 
 
Sabe aqueles livros de leitura leve e agradável, que quando você percebe já terminou de ler? Este é um deles. Acredito que a maioria, senão todos, da minha geração leram a Coleção Vagalume da Editora Ática, livros como O caso da borboleta Atíria, A montanha mágica, A ilha perdida, entre outros. Livros que ficaram no nosso imaginário. E ao ler Pão e Arte, fiz uma viagem no tempo, o tipo de literatura que lia quando criança/adolescente, e que incentivarei meu filho a ler.


A autora Ana Lúcia Merege (
http://www.estantemagica.blogspot.com.br)
nos leva a Athelgard, homônima a região do seu livro O Castelo das Águias (http://castelodasaguias.blogspot.com.br), para acompanhar as aventuras do saltimbanco Zemel, um menino aprendiz e acrobata. Em sua peregrinação de cidade em cidade, vivendo de "pão e arte", a trupe de Zemel é convencida a ir à cidade de Golrod, com a promessa de bons lucros, o que eles não sabem é que a região está em iminente guerra civil, os campesinos sobretaxados pelo governo, passam fome e estão a ponto de rebelar-se. Os próprios camponeses são levados à medidas extremas para mudar sua situação. Em meio a este cenário desanimador, os personagem são surpreendidos pela traição do ferreiro Hank e sua esposa Katja, que sequestram Zemel e o levam para Golrod, separando-o de seu mestre e sua trupe. É neste momento,que Zemel utiliza toda a sua inteligência e habilidade para sobreviver na idade, enquanto mantém a esperança de ser resgatado pelo seu mestre.


A trama destaca as relações sociais medievais e a busca pela igualdade no seio desta sociedade,marcada por uma nobreza que age a seu bel prazer e o povo que tem que arcar com as custas deste processo. Mas não é uma obra maniqueísta, dentro da nobreza há aqueles que também se revoltam com o que está acontecendo e serão de imensa ajuda a Zemel e Cyprien em sua busca por justiça. Apesar de tratar de temas dramáticos o livro não perde a sua leveza e lirismo, principalmente na cena do unicórnio. O final não foge ao esperado, bem condizente com a obra, deixando uma mensagem positiva para os leitores.

Um bom livro para todas as idades, que atiça a curiosidade para ler os outros livros da autora.





Avaliação 3 - Bom



17 comentários

  1. É pelo visto é o tipo de livro que a gente dar para fazer alguém gostar de ler!!! Adoro livros assim!!!

    ResponderExcluir
  2. Parece bem funcional, e quem não gosta de romances passados em reinos? Gostei da alusão à Coleção Vaga-Lume, passei muito tempo com ela quando criança ;)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela resenha! Também fui leitora da Coleção Vaga-Lume e recentemente comprei no sebo alguns dos livros mais queridos para partilhar com minha filha. Fico feliz com a comparação, pois acho que a série só traz boas recordações aos brasileiros que foram crianças e jovens entre os anos 70/90.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou quem agradeço pelo comentário. Obrigado.

      Excluir
  4. Parece ser um ótimo livro, eu adorava ( e ainda adoro (: ) os livros da coleção Vaga -Lume, e esse tem mesmo encanto, com ação, aventura além de ter uma mensagem positiva =D

    ResponderExcluir
  5. Acho que ´[e um livro bem bacana para presentear minha filhota.
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  6. A trama parece descomplicada e de fácil leitura. E quanto aos livros da coleção Vaga-Lume, li vários, tão simples de entender e rápidos, umas gracinhas!

    ResponderExcluir
  7. Parece ser uma daquelas leituras interessantes mas agradáveis, que encantam mas não nos deixam com dor de cabeça ou abalados (sou do tipo que passa mal com livros pesados... rsrsrs) e eu estou realmente precisando de algo assim. Tenho lido sobre policiais e psicopatas. XD

    ResponderExcluir
  8. Parece um bom livro, fiquei tentada a ler com certeza. Bjus

    ResponderExcluir
  9. O livro parece ser bem agradável de ler, simples, mas com mensagens muito significantes.

    ResponderExcluir
  10. Parece ser m livro de fácil compreensão . . .
    Mas com uma história significante e útil .

    ResponderExcluir
  11. Pareceu-me um livro muito bom de se ler. Adoraria ganhá-lo.

    ResponderExcluir
  12. Interessante a história, já lia algo do tipo e gostei muito, espero que essa obra esteja no mesmo nível das demais que li, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito de leituras leves, sempre fico melancólica no final, pois tenho vontade que não acabe logo. Quero lê-lo em breve. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes

    ResponderExcluir
  14. Lembro da coleção vagalume, eram livros fáceis e rápidos de ler.
    Adoraria lê-lo, quem sabe em breve!

    ResponderExcluir
  15. Ah, que resenha adorável! Eu li muito a coleção Vagalume, era uma das leituras preferidas da minha professora de literatura, haha, mas eu curto esse tipo de livro.
    Já li outras resenhas de "Pão e Arte" e a cada nova que leio, fico ainda com mais vontade de devorar esse livro!
    Beijos, ótimo final de semana =*

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
  16. Belo livro! Ótima resenha.. Falaram da Vagalume nos outros comentários e me parece consenso entre os professores utilizar essa coleção (a minha também usou)..

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...