Resenha do livro " Conselho de Amiga" de Siobhan Vivian - Editora Novo Conceito

 


Sinopse: 

Ruby está completando 16 anos... mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena... e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.



Autores: Siobhan Vivian
Titulo: Conselho de Amiga
Selo: NOVO CONCEITO 
Ano: 2012
Edição: 1
Número de páginas: 224
Assuntos: TEEN



Sabe aquele livro que te dá a sensação de estar assistindo um filme da sessão da tarde?  Este é “Conselho de Amiga”. Uma história leve e que mostra o cotidiano de uma adolescente de 16 anos chamada Ruby e suas amigas, Beth, Maria e Katherine. Elas vivem aquela fase de colégio, de paqueras, de conflitos e problemas em família que todo jovem passa ou já passou alguma vez na vida.

O livro começa na festa de 16 anos de Ruby, justamente nessa data ela ganha o melhor presente já dado pela sua mãe, uma antiga máquina fotográfica Polaroid. Porém é também nesse dia que o seu pai que a abandonou quando ela ainda era criança, ressurge transformando aquele momento que deveria ser especial em um encontro nada harmonioso.

Ruby, durante praticamente todo o livro, vive angustiada, sem saber se volta ou não a ver seu pai, já que o mesmo vai permanecer alguns dias em um hotel da cidade onde ela mora. Querer saber o motivo que o levou a abandonar a família, ficar afastado tantos anos e ressurgir do nada, faz ela relembrar dos bons e maus momentos que passaram juntos durante sua infância. A dor é muito forte e Ruby não sabe se um encontro com ele poderá aumentar ainda mais esse sentimento que ainda a machuca.

“_Sei que é loucura, mas a dor pode ser algo bom. Ela nos põe em contato conosco mesmos.” (página 152)

No meio dessa turbulência interna, Ruby, ouve os conselhos de suas amigas, especialmente de Beth, com quem convive desde criança e que acompanhou todo o seu drama. Porém muitas vezes a leal, Beth, acha que Ruby deveria dar mais atenção aos seus conselhos, pois ela mais do que ninguém sabe o que é bom para a amiga.

Além de Beth, para completar o grupinho, tem Maria e Katherine. Maria é popular, namoradeira e fofoqueira. Já Katherine é a jogadora de basquete que possui também problemas em casa e tem um temperamento muito forte.

Ruby consegue viver momentos fofos, principalmente quando se apaixona por Charlie, um menino que adora fotografia igual a ela.

“Estou desorientada. Charlie está inclinado sobre mim, de olhos fechados, cabeça ligeiramente para a esquerda. Vai acontecer. Meu primeiro beijo! Fecho os olhos e espero. Quando os lábios se tocam, surge uma faísca. Um choque elétrico. Ou o que é?” (página 118)

O livro é indicado para o público infanto-juvenil e achei razoável a forma como foi desenvolvido e escrito pela autora. Tem algumas partes que poderiam ter sido mais explicadas e alguns personagens não foram tão bem construídos, porém "Conselho de Amiga" na sua totalidade não é ruim. Quando li a sinopse pensei que o rumo da leitura seria diferente, pois imaginava que a história era uma, mas que na verdade foi outra. Especialmente nesse caso, a sinopse me enganou direitinho!

Tendo 224 folhas, com uma capa bem teen, indico o livro para as pessoas que querem algo mais leve e saudosista, principalmente se você lembrar daquela época que assistia os filmes da "sessão da tarde" e que a única coisa na qual se preocupava era com as notas da escola. Bons e velhos tempos! 

Book Trailer





avaliação 3 - Bom



4 comentários

  1. esse livro parece ser muito fofo *-*
    e capa é tão meiga!

    ResponderExcluir
  2. Ah Vivian, tem dias que tudo o que precisamos é um bom filme/livro sessão da tarde.... É sempre bom ter um livro assim na estante, porque há dias nos quais tudo o que queremos é fugir de crises existenciais e ver/ler apenas uma boa história.

    ResponderExcluir
  3. Também gosto de ler um livro despreocupado de vez em quando, faz a gente relaxar e se preparar para uma leitura mais séria. Não li o Conselho de Amiga, mas até que parece legal ;)

    ResponderExcluir
  4. Com certeza já vi esse "filme". Minha melhor amiga tinha problemas familiares, eu fui traída algumas vezes e recebi conselhos furADOS, assim como tb dei muitos kkkkk

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...