Resenha do livro "A caligrafia de Dona Sofia " - Andre Neves - Editora Paulinas

Sinopse

Dona Sofia é uma senhora muito especial e simpática. Professora aposentada, mora sozinha e adora ler, especialmente poesia. Tanto que decorou todas as paredes de sua casa com os poemas de que mais gosta, para que não ficassem escondidos nos livros e ela pudesse relê-los a qualquer momento. Quando não havia mais espaço nas paredes, resolveu fazer cartões poéticos que seu amigo, o carteiro Ananias, passou a distribuir entre os moradores da cidade. Aos poucos, a poesia vai tomando conta da vida de todos, descortinando um mundo secreto, repleto de sabedoria, luz e sensibilidade. O livro, como as paredes da casa de Dona Sofia, também é todo 'ilustrado' com muitos poemas de diversos autores, despertando no leitor o desejo de conhecer mais esse universo tão rico de imagens e sonoridades. Um trabalho artístico delicado, que convida a ler e reler, inúmeras vezes, sempre descobrindo novos detalhes.




Edição: 0
Editora: Paulinas
ISBN: 8535617272_
Ano: 2006
Páginas: 37

"A caligrafia de Dona Sofia" é um livro lindo, com uma história fascinante, ricamente ilustrado cujo tema é justamente o florescer do amor a poesia.

Na história de Andre Neves, Dona Sofia é uma professora aposentada que mora no alto de uma colina. Ela é tão apaixonada por poesia que esse amor transborda e leva ela a escrever poesias pelas paredes, cortinas, portas, chão... todos os cantos de sua casa e de sua vida são cobertos de poesia...

E insatisfeita por ter sua vida tão cheia seu amor transborda mais ainda e ela começa a escrever cartas para as pessoas da cidade com poesias dos mais variados autores do mundo.

Nessa tarefa dona Sofia conta com a ajuda de seu amigo o carteiro Seu Ananias, que até gosta de ler, mas tem uma caligrafia sofrível.

Um dia até o seu Ananias, que entrega cartas a tantos anos e nunca recebeu nenhuma, recebe uma poesia e isso muda a vida dele, ou melhor a visão que ele tem da vida de forma linda e lirica.

E os dois se tornam ainda mais companheiros no trabalho de espalhar a poesia por todos os cantos possíveis e imaginados da cidade.

Não só pela história, mas pela forma como o livro foi construído quem tem "A caligrafia de Dona Sofia" nas mãos se sente de porte de uma obra de arte rica... Todas as páginas são repletas de versos, tudo nele respira lirismo, os personagens tem um ar divertido e tudo caminha para a construção de uma cidade melhor através do aprendizado da leitura da poesia.






Publicada originalmente em:



5 livrinhos




18 comentários

  1. Achei a história encantadora, mesmo eu não lendo muito poesias eu fiquei encantada com a dona Sofia e com o carteiro seu Ananias, ambos parecem ser pessoas tão boas, e atitude de ambos é maravilhoso imaginar que tudo que acontece no livros possa acontecer em qualquer cidade.
    Fiquei tocada quando li que seu Ananias nunca tinha recebido uma carta.
    Enfim o livro parece ser lindo. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece e é Ana. Lindo também seu comentário tão em sintonia com o que senti lendo o livro!!! Obrigada!

      Excluir
  2. Saudades dos tempos onde os livros que lia eram mais ilustrações que texto - alguém mais se elmbra daqueles que eram apenas ilustraçoes? bons tempos.

    Apesar de ter meus problemas com poesia acho que me daria bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Luciano eu me permito sempre ler literatura infantil!!! Sou apaixonada da medula aos cabelos!!! E sim, vc ia amar a Dona Sofia é um livro perfeito!!!

      Excluir
  3. Que lindinho, gosto de livro assim! :D

    bjs, modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo um livro super lindo!!! Eu também gosto de livros assim!!!

      Excluir
  4. já ouvi falar muuuuito neste livro, mas nunca tive a oportunidade de ler :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayme pois quando você tiver oportunidade leia, porque é lindo!!!

      Excluir
  5. awm que fofa a capa! como a dona sofia, também sou uma amante de poesia, principalmente quando se tratam de Fernando pessoa!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa que dica maravilhosa!
    Realmente a história parece ser fascinante,as ilustrações estão criativas,trabalho com crianças vou adotar para a Hora do Conto,porque os versos facilitam a interpretação.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de compartilhar o projeto que será realizado no Colégio Vivência na cidade de Petrolina/PE, onde, será trabalhado vários livros do escritor e ilustrador André Neves, um dos livros é "A caligrafia de Dona Sofia", no dia da poesia, as alunas estarão caracterizadas de Dona Sofia e os meninos de Sr. Ananias recitarão várias poesias e os alunos das outras turmas que receberam as cartas também participarão...Detalhes a sala será decorada com poesias nas cortinas,no chão, na parede e na porta da sala...e uma paródia com as qualidades de Dona Sofia que será transformada numa dança!!! O livro é apaixonante!!!

    ResponderExcluir
  8. Já fiz um trabalho sobre ele no sexto ano

    ResponderExcluir
  9. ARSIP SUMUT

    HEADLINE NEWS >> https://www.arsipsumut.com/

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...