Uma luta contra a escravatura moderna (Editora Novo Conceito)

Atualmente, no horário nobre da televisão brasileira, a novela Salve Jorge, exibida pela Rede Globo e escrita por Glória Perez, aborda um dos assuntos mais discutidos por organizações e governos de todo o mundo: o tráfico humano. O tema que já foi abordado em filmes como Anjos do Sol (Rudi Lagemann), Desaparecidos (Marco Kreuzpaintner), Para Sempre Lilya (Lukas Moodysson) e Tráfico Humano (Christian Duguay) ganha foco principal da audiência e alerta para um dos assuntos mais assombrosos da atualidade.

O tráfico de pessoas é hoje um dos principais negócios ilícitos na Europa. Os dados alarmantes deste mercado ilegal não param por aí. Segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), de um panorama geral, o Brasil ocupa as estatísticas com 15% das vítimas, em sua maioria mulheres. A exploração humana superou, até mesmo, a renda do comércio de armas e de drogas, fazendo com que existam mais escravos hoje do que no passado.



Reconhecida por retratar em suas telenovelas questões polêmicas e atuais, a autora Glória Perez em Salve Jorge traz a história de Morena, interpretada pela atriz Nanda Costa. A jovem protagonista é moradora do Morro do Alemão e vê sua vida mudar ao conhecer o capitão do Exército, Théo (Rodrigo Lombardi). O romance enfrentará vários obstáculos, mas será ameaçado por Lívia (Cláudia Raia), uma mulher poderosa e elegante que, na realidade, é líder de uma gangue de tráfico humano e fará com que Morena sucumba em uma grande armadilha.

Durante a coletiva de imprensa realizada no lançamento da novela, a autora relatou que esta é uma das histórias mais emocionantes que já escreveu e ressaltou que isso fará, acima de qualquer coisa, com que as pessoas reflitam.
 


Das telonas para os livros


Um dos títulos mais emocionantes lançados em 2012, pela Editora Novo Conceito, foi uma das inspirações para a composição de Glória Perez. Escrito pelo autor Corban Addison, o livro Cruzando o Caminho do Sol aborda de maneira ímpar e emocionante a história de duas irmãs adolescentes. Após um tsunami, que leva com as ondas a vida de seus pais e da avó, Sita e Ahalya precisam encontrar um modo de recomeçar a vida. O que elas não esperavam é que, ao pedir por socorro, fossem entregues ao mercado de exploração humana.
 
Enquanto isso, do outro lado do mundo, em Washington, D. C., o advogado Thomas Clarke enfrenta uma crise em sua vida pessoal e profissional e decide mudar radicalmente: viaja à Índia para trabalhar em uma ONG que denuncia o tráfico de pessoas e tenta reatar com sua esposa, que o abandonou.

Suas vidas se cruzarão em um cenário exótico, envolto por uma terrível rede internacional de criminosos.

Em visita recente ao Brasil, Corban Addison relatou que para estruturar todo o enredo da história teve que vivenciar de muito perto este universo tão cruel. “Eu entrevistei investigadores que arriscam suas vidas para encontrar pistas sobre meninas menores de idade mantidas em cativeiro nos bordéis. Fui ao tribunal com advogados que ajudam a processar cafetões e traficantes. Viajei para casas seguras para ver crianças que foram resgatadas do comércio do sexo. Finalmente, fui à paisana nos bordéis para ver as vítimas do tráfico em primeira mão. Sem essa pesquisa, eu não poderia ter escrito o livro”, descreve o autor.

Os telespectadores de Salve Jorge adorarão conhecer e se emocionar com Cruzando o Caminho do Sol – uma inesquecível jornada pelo submundo da escravidão moderna e para dentro dos cantos mais escuros e fortes do coração humano.

 


 *texto retirado Blog Editora Novo Conceito

7 comentários

  1. Li Cruzando o Caminho do Sol recentemente e fiquei emocionada com a estória. Um livro imperdível!

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
  2. ouvi muito dizer sobre O Caminho do Sol mas ainda não li ele
    parece ser muito bom!
    quando a novela, não tenho tempo de assistir :(

    ResponderExcluir
  3. Tenho esse livro e pretendo lê-lo em breve. Parece uma leitura intensa...

    ResponderExcluir
  4. Realmente esse é um tema impactante, eu tento acompanhar Salve Jorge e acompanhei as várias resenhas desse livro e todo leva a crer que são discussões das mais necessárias.

    ResponderExcluir
  5. Ah, mas toda vez que eu assisto algum capítulo da novela, eu logo lembro do livro Cruzando o Caminho do Sol pelo assunto dos dois. Eu tenho o livro, consegui através de uma troca no skoob, agora preciso arrumar um tempo pra ler. Só leio comentários positivos sobre ele.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  6. Eu acompanho a novela pelo mesmo uma vez na semana pra poder conversar com a minha mãe ela adora debater, e realmente é um tema fortíssimo, eu pelo menos me sinto muito mal com tudo que vejo, mas não podemos fechar os olhos sobre esse assunto, vou ver se encontro o livro e aproveitar o embalo da novela pra ler. O autor me foi muito corajoso, como são os melhores e a Novo Conceito faz muito bem em publicar livros sobre o assunto.
    O livro por sinal tem uma capa muito bonita apesar de todo o sofrimento que deve esconder.
    Gostei bastante desse post, e ainda mais da indicação, realmente estou interessada em ler esse livro.

    ResponderExcluir
  7. não gosto muito de romances, mas esse foi uma das exceções, alem de ser lindo é emocionante, recomendadíssimo!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...