Resenha do Livro "Eragon" de Christopher Paolini - Editora Rocco

Sinopse: Eragon é o romance de estreia de Christopher Paolini, uma história repleta de ação, perigosos vilões e locais fantásticos. Com dragões e elfos, cavaleiros, lutas de espadas, inesperadas revelações e, claro, uma linda donzela que é muito bem capaz de cuidar de si própria. O protagonista, de quinze anos, é um pacato rapaz do campo, que ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é peça principal.

Livro: ERAGON - Livro I
Autor: Christopher Paolini 
Tradução:Nelson Rodrigues Pereira Filho
ISBN:85-325-1848-6
Páginas:480
Série : Trilogia da herança, de Christopher Paollini






Não sei, porém suspeito, que todas as pessoas que amam fantasia tem em seu imaginário uma criatura fantástica pela qual sentem uma simpatia mais significativa. Uma criatura que enche seus sonhos de luz, calor, sorrisos e sabor de infância. No meu imaginário essa criatura fantástica é o dragão.

Geralmente eu detesto sonhos e vem lá vem cá pego emprestado a frase retirada de Sandman: "Sonhos são esquisitos, idiotas e me apavoram." Mas até hoje eu tenho sonhos nos quais eu alço voo por um céu azul com nuvens branquíssimas no dorso de um dragão que fala comigo com voz grave e adoro esses sonhos. Foram esses sonhos que me motivaram a trazer Eragon para a minha vida junto com toda uma gama de outras obras de ficção.

O livro de Christopher Paoline conta a história de um jovem caçador, ousado que se embrenha por locais perigosos impossíveis para os outros homens que habitam o mesmo espaço geográfico que ele.

Numa dessas caçadas ele da de cara com uma coisa semelhante a uma pedra que ele sente ser preciosa, dar por encerrada a caçada e vai em busca de alguém capaz de pagar algo por aquela potencial preciosidade. Infelizmente ou felizmente ele não encontra quem entenda ou queira o objeto e volta para casa com ele para mais tarde descobrir a natureza real de seu achado. No final das contas Eragon tem em mãos um ovo de dragão do qual nasce um filhote azul, ou melhor uma filhote azul que cresce com velocidade espantosa.

Espantosa também é a forma como herói vai juntando em torno de si pessoas para lhe ajudar na difícil tarefa de se tornar um cavaleiro de dragão. Desses o meu preferido é o Brom, que a principio parece um velho contador de histórias e no final se torna um precioso professor para Eragon, é com ele que nosso herói descobre parte de seu potencial magico e aprende diversas coisas.

Com a ajuda de Brom Eragon deixa seu vilarejo e começa suas aventuras por terras desconhecidas e pelos mistérios a respeito dos quais sua vida foi construída sem que ele nem se desse conta e a medida que ele amadurece e desbrava os quatro cantos do mundo nós descobrimos que desde o principio ele nada tinha de comum.

Não desgostei de Eragon! Mas, confesso que também não me apaixonei. Esperava muito mais de uma série anunciada como épica e Christopher Paolini deixou muito a desejar no quesito criar um mundo fantástico diferente do nosso. Não sei se foi tropeço da tradução ou do autor, mas em alguns momentos a história ficou massante e repetitiva e a história da realidade parecia ser parte da história fantástica e eu acabei não me apaixonando perdidamente.

Talvez tudo mude a partir do livro dois e a coisa melhore, mas confesso que faz três anos que olho para os outros dois livros e não encontro vontade de concluir essa aventura. Nem os dragões que vão aparecer para fazer companhia a Saphira, nome da dragão azul de Eragon, conseguem me animar a continuar.




  Pandora
Jaci Clemente conhecida neste  mundo virtual como  Pandora. Estudante de História e  seu objeto de estudo preferido é História da Educação. É apaixonada por literatura fantastica, poesia, romances do século XIX e todo tipo de livro bem escrito, seu primeiro emprego foi com educação infantil, então também ama literatura infantil. Adora responder aos comentários feitos em suas resenhas tentando estar sempre presente .    e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob
 

14 comentários

  1. Oiiii! Eu li Eragon. Todos. Até a última linha. Gostei, mas não amei, em certas partes realmente foi repetitivo e cansativo. É bom, bem bom, mas não é tão bom quanto achei de A Batalha do Apocalipse. E o final, ah, o final me irritou profundamente! Acho que você tem razão de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mamis! Que bom te ver aqui!!! Acho que temos opiniões semelhantes sobre o livro, eu gostei, mas não amei e estou juntando coragem para ler os outros. E "A batalha do Apocalipse" eu não conhecia, mas já fui dar uma pesquisada a respeito.

      Excluir
  2. Também li e gostei...sou um entusiasta do gênero Fantasy, então minha opinião nunca é imparcial sobre o tema. Mas, se serve de consolo, melhora no final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós Afonso. Amo uma boa fantasia com dragões, elfos e derivativos, cresci lendo textos árabes que eram cheios dessas coisas. Sei que a imparcialidade não existe julgamos tudo de acordo com nossos referenciais e menos mal que no fim melhora! Obrigada pelo incentivo!

      Excluir
  3. Jaci, este livro está parado na minha estante há mais de três anos e não peguei pra ler - meu irmão leu e gostou - então meio que nem tenho mais muita esperança de um dia ler, com tudo o que foi se acumulando depois que o comprei. Mas eu adoro livros de fantasia, seres fantásticos, então quem sabe um dia, no futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que compramos na mesma época! Eu ainda li o primeiro... Mas ando tão desestimulada a continuar a leitura que já avisei a meu primo que quando ele quiser vim pegar os livros são dele.

      Excluir
  4. não gosto muito de livros de fantasia
    e apesar de gostar das resenhas e sinopses, acho que ão iria conseguir ler o livro até o final :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho esse tipo de problema com suspense e romances policiais Rayme, então compreendo sua situação!

      Excluir
  5. Oi Pandora, acabei de receber esse livro numa troca que fiz. Há muito tempo assisti esse filme e queria ler esse livro faz um tempão... Tá na minha fila pra ler.Apesar do que você escreveu, tô curiosa, lembro que adorei a história no cinema, vamos ver se alguma coisa muda... Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é bem melhor que o filme Cristiane e bem rico em detalhes que na película não tem. Se você gostou do filme, vai gosta mais ainda do livro.

      Excluir
  6. Bem tenho um problema com esse livro, é uma antipatia fdm, sempre quando vejo ele eu faço cara feia pra ele, vai tender. Alem do que ele é carinho demais pro meu bolso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica, abra os braços e me receba nesse clube! Eu só fiz essa resenha porque tinha um tipo de divida moral com o livro, mas peguei abuso dele.

      Excluir
  7. Eu gostei e recomendo. O primeiro livro serve no fundo para construir o cenário e o localizar na nossa mente depois e sempre a melhorar. Não gostei do fim parece-me que aguarda continuação. Boa leitura. Lisboa 11/02/2014

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei e recomendo. O primeiro livro serve no fundo para construir o cenário e o localizar na nossa mente depois e sempre a melhorar. Não gostei do fim parece-me que aguarda continuação. Boa leitura. Lisboa 11/02/2014

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...