Resenha do livro "Hollywood é como a escola" de Zoey Dean - Editora Galera Record


Sinopse: 

Taylor Henning está prestes a realizar seu sonho ao ingressar na indústria cinematográfica. Mas quando logo na primeira semana nossa heroína nerd encontra desafios maiores do que aprender a mexer na máquina da Xerox – agentes inescrupulosos? Uma primeira assistente nem um pouco interessada em dividir o território? Executivos de criação prontos para roubar ideias e créditos? – Taylor entende que vai precisar de ajuda profissional. 

E como Hollywood é mesmo igualzinha à escola, ninguém melhor do que Quinn Whitaker para ajudá-la. Ela tem 16 anos, é filha da chefe e superpopular entre as It Girls!

Autor: Zoey Dean
ISBN:  9788501090201
Editora:  Galera Record
Número de páginas: 336
Ano: 2013
Gênero: Ficção estrangeira




Começar a ler um livro com esse título bem atrativo "Hollywood é como a escola" e com uma capa que nos remete as famosas cortinas de cinema/teatro já é um presente, principalmente para quem curte a sétima arte e não perde praticamente nenhum filme que está em cartaz assim como eu. Porém o livro não fala exatamente de cinema na sua totalidade, a história é mais sobre os bastidores de Hollywood, o dia-a-dia em um lugar como esse, cheio de glamour e ao mesmo tempo cheio de pessoas fazendo intrigas, querendo pisar umas nas outras para obter poder e crescimento profissional. 

Narrado em primeira pessoa, vamos conhecer Taylor Henning, uma menina que se corresponde anonimamente há anos com o diretor Michael Deming que fez seu filme preferido, Journal Girl. Michael mora atualmente isolado e nem quer saber mais em produzir nenhuma obra cinematográfica, porém ele sempre foi a inspiração para que Taylor cursasse a faculdade de cinema e enviar postais para Michael era uma realização de fã. Nossa protagonista, após concluir a faculdade, vai para Hollywood, Los Angeles, onde consegue o emprego dos sonhos, trabalhar como segunda assistente da sétima pessoa mais importante desse mundo do cinema, Iris Whitaker. Mesmo o trabalho não sendo o que ela esperava, pois precisa atender telefonemas, anotar recados,  fazer vitaminas para a chefe, tirar xerox atrás de xerox, tem o seu lado positivo, pois ela consegue ficar por dentro dos roteiros de filmes. Taylor é uma profissional boa e dedicada, faz de tudo para conseguir ser uma excelente assistente, mas nem tudo é bom, pois a primeira assistente chamada Kylie, uma Barbie, fútil, prepotente, ambiciosa e que vive rodeada de pessoas, finge ser sua amiga no início do livro, o que não dura muito tempo, pois rapidamente a sua máscara caí e Taylor percebe que na verdade ela é uma víbora, capaz de sacanear todos que estiverem na sua frente para conseguir ser a melhor "no pedaço" e futuramente ganhar uma super promoção.

Taylor precisa conviver com as maldades e piadinhas de Kylie para poder sobreviver naquele ambiente, onde todos são como a primeira assistente, querem acima de tudo poder, prestígio e não medem esforços para consegui-los. 


"Mark sorriu, como se eu fosse extremamente divertida.
- Hollywood é como a escola - disse docemente
- Do que voce esta falando? - perguntei confusa (...)
- Esse é um daqueles clichês que é realmente verdade - disse Mark - Os atletas e as lideres de torcidas mandam na escola. Eles sao aqueles que conseguem que seus filmes sejam feitos. Acham os melhores projetos, assinam os melhores clientes e acabam no topo. (...)
- Na maior parte do tempo, talento não é tão importante, Taylor. Algumas vezes, não tem nenhuma importância mesmo. Atitude é o mais necessário. E um senso de estilo também não faz mal. (...) Sei o que você vai dizer, e sim, eu estudei em Vassar, mas Hollywood é um mundo completamente diferente. Essa palhaçada de ética e moral não funciona aqui. Você fez faculdade com pessoas que eram perdedoras na escola. Agora você está com as pessoas populares, e elas dão importância para outras coisas além do talento." (Pág. 64 e 65)


Como Taylor precisa daquele emprego, ela acaba fazendo um acordo com a filha de Iris, a adolescente Quinn, uma patricinha, mimada, arrogante e que de boazinha não tem nada. O pacto é o seguinte: Quinn irá ajuda-la a sobreviver naquele lugar, dando dicas de como agir, se comportar e em troca Taylor ficaria devendo um favor quando Quinn precisasse dela futuramente, seja lá o que for. 


"Quinn se levantou e se virou para ficar de frente para mim. 
- Taylor - disse ela, com bastante impaciência na voz. - desde que nós começamos isto, quando eu levei você para o caminho errado? (...)
E era verdade. Quinn estava sendo incrível, e eu não conseguia imaginar como algum dia eu conseguiria retribuir." (página 194)


Quinn realmente a ajuda, começando pelas roupas. Ela leva para Taylor vários modelitos de grifes famosas, porém que já não pertenciam mais a nova coleção e que ela e nem as amigas queriam mais, além de um Iphone para poderem se comunicar. Com isso nossa protagonista começa a se vestir melhor, afinal a aparência e utilizar roupas de marca chamava a atenção das pessoas que trabalham em Hollywood, sendo um dos quesitos para que os mesmos possam lhe dar um devido valor. Entre várias dicas e empurrãozinhos de Quinn, Taylor consegue aos poucos ir se destacando, porém Kylie como sempre era uma ameaça e estava quase conseguindo seu lugar ao sol, mesmo não merecendo nem um pouco. Kylie, além de ser a bruxa da história, praticamente quase não trabalhava, vivia fazendo fofocas com seus amigos, além de puxar o saco de Iris, enquanto Taylor ralava dia após dia. Vendo tal injustiça, Quinn dá mais um conselho para Taylor: roubar o namorado de sua rival. Mesmo achando isso loucura, ela acaba investindo no professor de tênis e gato, Luke Hansen. 


"Em outras palavras, existia muito pouca esperança de eu conseguir seduzir o Sr. Kylie Arthur hoje, também conhecido como Gatinho do Tênis e também conhecido como Luke Hansen. Mas a aula já era um passo na direção certa. Hoje eu ia tentar ser engraçada e charmosa e , da próxima vez que viesse, eu adicionaria a parte bonita e sexy. Da melhor maneira que pudesse, é claro." (página 196)


Taylor acaba se tornando uma pessoa que na verdade ela não é, utiliza das mesmas armas que Kylie para conseguir o que quer, graças a "ajuda" de Quinn. 


"Apenas faça o seu melhor e você vai vencer todos. Era isso o que o meu pai costumava dizer sempre para mim - na quadra de tênis, na aula de matemática, onde fosse. Mas eu nunca estive tão convencida de que isso não era verdade" ( página 209) 


Existe vários personagens interessantes, além dos mencionados, como a amiga de Taylor, Magnólia, que trabalha como depiladora e leva cães para passear, Brett o amigo gay , Julissa a estagiária, enfim, a história  é bem construída pela autora e consegue dar o recado de um jeito divertido e com uma linguagem super fácil. No livro podemos dar várias risadas com o jeito de Taylor, ela é uma protagonista simpática e hilária. Encontramos também várias citações de grifes famosas, de atores e de filmes conhecidos, o que deixa o leitor à vontade e dentro desse mundo cinematográfico. 

O livro é bem gostosinho, uma história rápida e que mostra que a convivência no trabalho nem sempre é como nós imaginamos. 

Até que ponto vale modificar seu jeito de ser, seus princípios e sua dignidade, para conseguir realizar seus sonhos? Essa é a questão. 

Recomendo a leitura para todas as idades! 





  Vivian
Vivian San Juan é publicitária, amante da criação, arte e música. Apaixonada por um paulista, casou e foi morar em São Paulo onde pretende  trabalhar na área de sua formação. Uma menina atrapalhada, sonhadora, divertida e que ama tudo ligado a artes no geral. Carinhosamente é chamada por todos de Vivi.
e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob


14 comentários

  1. Me pareceu uma história seção da tarde ou daquele tipo que vc vai ver no cinema para ri com as amigas!!! Leve, divertido, mas com certo fundo moral. Gostei de ideia, não é todo dia que a gente ta para filosofia e derivativos!!! Adorei a resenha Vivian, ficou perfeita!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, e o livro também! Esse é exatamente o tipo de livro que gosto de ler para relaxar, quando já estou cansada dos sobrenaturais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro muito agradável. Já assisti algumas séries que retratam o universo dos bastidores do cinema e tv e realmente é parecido com o que descreveu.

    ResponderExcluir
  4. Adorei, parece ser um livro muito fofo, estilo sessão da tarde mesmo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um daqueles livros que leio para relaxar, com uma leitura rápida e gostosa!!

    ResponderExcluir
  6. Fiquei curiosa.
    É a primeira resenha que leio, :)

    ResponderExcluir
  7. Oi Vivian,adorei a resenha com certeza um livro interessante sobre os bastidores de Hollywood.
    Realmente um livro que deve contar de maneira divertida e acompanhando Taylor entrando nesse "mundo" com uma verdadeira "fogueira das vaidades",onde nada é o que parece ser e ela vai ter que "sobreviver" às pessoas,ao trabalho e várias situações.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito e fiquei muito empolgada pra ler.

    ResponderExcluir
  9. Parece ser uma leitura bem agradável e humorada! Adoro livros assim, que fazem a gente rir, refletir e relaxar. Ansiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  10. Gosto desses livros com uma trama mais leve e descontraída. Acho interessante esse mundo dos bastidores do cinema, e se a história for agradável, fica melhor ainda. A Taylor dever ser bem engraçada mesmo, e as situações mais ainda.
    Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. O tempo da escola é o melhor mesmo que não achamos isso no momento em que estudamos, mas essa historia se passa em outro lugar fantastico então deve ser muito louco ler esse livro e ainda está todo mundo comparando com Gossip Girl deve ser muito boa mesmo.

    ResponderExcluir
  12. O tempo da escola é o melhor mesmo que não achamos isso no momento em que estudamos, mas essa historia se passa em outro lugar fantastico então deve ser muito louco ler esse livro e ainda está todo mundo comparando com Gossip Girl deve ser muito boa mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Me pareceu um livro para um fim de tarde, perfeito para ser lido entre dois livros mais sérios, sem muita preocupação. Adorei a resenha, é um livro que leria sem problemas, e que me teria feito bem durante minha última ressaca literária.

    ResponderExcluir
  14. Sensacional, belissima resenh, quero muitooooo ler...

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...