Resenha do livro "Instruções - Tudo que você precisa saber durante sua jornada" de Neil Gaiman - Editora Rocco

Sinopse - Uma jornada por um mundo desconhecido e, ao mesmo tempo, estranhamente familiar. Como guias, o consagrado escritor Neil Gaiman e o ilustrador Charles Vess em mais uma dobradinha de sucesso. Instruções - Tudo que você precisa saber durante sua jornada é um verdadeiro "guia de viagem e boas maneiras" para explorar o mágico universo das histórias infantis com seus dragões, bruxas e feiticeiras. Abra a tranca - não sem antes dizer "por favor" - e atravesse o portão. As instruções para se sair bem nessa inesquecível viagem serão úteis para a maior e mais desafiadora jornada de todas: a vida.

Editora: Rocco
ISBN: 9788562500510
Edição 1 / Ano: 2013
Páginas: 40

Resenha: Quando vi que a Rocco publicou um livro infantil com o titulo "Instruções - Tudo que você precisa saber durante sua jornada" corri para ver, pois sou perdidamente apaixonada por Neil Gaiman. Ele é daqueles autores cujas histórias são semelhantes as contadas por velhos anciões das comunidades primitivas nas quais viviam nossos mais antigos ancestrais... Aquelas nas quais as pessoas sentavam a beira da fogueira para ouvir histórias que rememoravam o passado recente ou remoto, falavam sobre grandes caçadas bem e mal sucedidas, colheitas fartas e minguantes, pestes e curas, fomes e farturas, guerras e paz.



Quando leio seus textos tenho a impressão de que ele me conhece desde a infância quando eu sentava na mesa da cozinha e lia em silêncio o velho livro contando histórias das "Mil e Uma Noites" inventadas pela jovem Sherazade para não morrer ao nascer do sol. Parece que ele viu meu encanto com Aladdin e seus itens maravilhosos, assim como meu precioso desejo de ser Simbad e fazer viagens pelos sete mares.




Acho incrível como esse autor é cheio de recursos, como dança com as velhas histórias enquanto constrói novas canções para a festa. Shakespeare e suas bruxas; Freud e sua analise assertiva da psique humana; o mundo de Nárnia, o Leão, a Feiticeira, o guarda-roupa e o lampião podem aparecer a qualquer momento; Allan Poe e os muitos mistérios de casas antigas, os Grimm e seus contos do século XVIII, Alice no País das Maravilhas ou mesmo Dorothy andando em em uma estrada de tijolos amarelos indo ao encontro do "Magico de Oz".



Ninguém se surpreenderá se os velhos mitos judaicos-cristãos, gregos, muçulmanos, persas, hindus ou mesopotâmicos aparecerem em qualquer linha para fazer uma ponta ou o corpo todo da história. É fantástico ler Neil Gaiman, é muito difícil encontrar quem o critique e o mercado editorial sabe disso e explora bem, tanto que ele e seus parceiros viraram grife de muito sucesso.


"Instruções - Tudo que você precisa saber durante sua jornada" faz parte dessa grife, o livro infantil é na verdade um dos poemas publicados pelo autor na coletânea de versos e contos "Coisas Frágeis". O poema é realmente daqueles que você ler, reler, anota trechos no caderno e tenta lembrar de não esquecer em dias de crise. Realmente é algo que eu leria para minhas crianças e nesse livro ele ganhou ilustrações belíssimas de Charles Vess que conseguiu transpor para o mundo das imagens todo o encantamento da narrativa de Gaiman fazendo nascer um livro lindo capaz de agradar crianças de todas as idades.

Usei imagens do livro para ilustrar o post e termino ele com um dos meus trechos preferidos de "Instruções":

"Lembre-se do seu nome.
Não perca a esperança - o que você procura será encontrado.
Confie nos fantasmas. Confie que aqueles que você ajudou vão ajudá-lo por sua vez.
Confie nos sonhos.
Confie no seu coração, e confie na sua história."
- Trecho do poema "Instruções" de Neil Gaiman - 




  Pandora
Jaci Clemente conhecida neste  mundo virtual como  Pandora. Estudante de História e  seu objeto de estudo preferido é História da Educação. É apaixonada por literatura fantastica, poesia, romances do século XIX e todo tipo de livro bem escrito, seu primeiro emprego foi com educação infantil, então também ama literatura infantil. Adora responder aos comentários feitos em suas resenhas tentando estar sempre presente .    e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob
 

6 comentários

  1. Pandora!!!! Acho que meu lado infantil aflorou ao ler sua resenha! Fiquei com muita vontade de ler esse livro, sem falar que é do Neil Gaiman !!!!

    Ótima resenha Jaci!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mi, meu lado infantil também foi aflorador por esse livro lindo!!!

      Excluir
  2. Pandora, resenha prefeita! Eu li pouco de Gaiman, mas também tenho essa impressão, o reconheci através da descrição que você fez de sua escrita. Deu saudades, vou ler "Deuses Americanos" no mês que vem, é sempre bom ter Gaiman por perto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luciano, eu sou super fã do Gaiman, ele e Jane Austen são os campeões de edições em minha estante! Deuses Americanos é um dos meus preferidos espero que você goste!

      Excluir
  3. Oi Pandora,dica interessante,só por ser do Autor Neil Gaiman já vale a pena e as ilustrações são maravilhosas! Parabéns para a Editora Rocco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Vanessa, a Rocco teve uma boa sacada publicando o livro no Brasil, ele é lindo!!!

      Excluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...