RESENHA PREMIADA do livro " Fale! " de Laurie Halse Anderson - Editora Valentina

Sinopse
“Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.
E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.

Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?


Edição: 1
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859073
Edição 1 / Ano: 2013
Páginas: 248





Essa resenha acredito que seja para mim, uma das resenhas mais difíceis de escrever, pois a sinopse praticamente já disse tudo e alongar mais seria acabar com o propósito do livro e revelar o segredo que a protagonista, Melinda, não revela a ninguém. Mesmo assim, vou tentar descrever para vocês como foi ler essa famosa obra literária de Laurie Halse Anderson.

Melinda acabou de entrar para o ensino médio e desde que chamou a polícia na festa dos veteranos, suas amigas não falavam mais com ela, as pessoas a ridicularizava, suas notas começaram a cair e vários problemas começaram a surgir.


"Eu tinha feito um megaesforço para me esquecer de cada segundo daquela maldita festa, e cá estou eu, no meio de uma galera hostil, que me odeia por causa do que tive que fazer. Não posso contar para eles o que realmente aconteceu. Não consigo nem pensar naquela festa. Um rugido animal brota do meu estômago. (Página 42)

Vivia em seu mundinho solitário, apenas com seus pensamentos que a torturavam dia após dia. Além disso também provocava um tipo de tortura em si mesma, se machucava, era uma maneira de extravasar toda a dor que estava sentindo em seu peito.

"Está cada vez mais difícil falar. A minha garganta vive ferida, os meus lábios, em carne viva. Quando acordo de manhã, o maxilar está tão contraído que me dá dor de cabeça. (...) Sempre que tento conversar com os meus pais ou um professor, balbucio ou congelo. O que tem de errado comigo? É como se eu tivesse algum tipo de laringite espasmódica." (Página 67)

Melinda pouco falava com as pessoas que convivia. No colégio não tinha ninguém para ouvi-la, muitas vezes se sentava só na hora do almoço e com o tempo também foi matando as aulas. Conseguiu achar um refúgio na própria escola para passar o tempo. Ficava em um cubículo por horas, pois era um local onde se sentia mais confortável e tranquila. Em casa, seus pais, eram pessoas totalmente negligentes, não prestavam atenção na própria filha. Quando estavam juntos viviam brigando, quando estavam separados se dedicavam ao trabalho, Melinda, se sentia só também em seu próprio lar, pois ninguém tinha tempo para olhar para ela e entender o que estava de fato se passando.

" A minha família não conversa muito e tem nada em comum, mas, se a minha mãe preparar uma ceia adequada nesse feriado, isso significa que então seremos uma família por mais um ano. Lógica Kodak, aparência é tudo. Só nos comerciais de TV esse tipo de coisa funciona." (Página 75)

Voltando para o colégio, Melinda conseguiu se destacar apenas na aula de artes. Suas notas eram altas nessa matéria, pois através da arte ela transmitia tudo o que estava sentindo, suas angústias, seus pesadelos, suas dores e principalmente conseguia falar com as imagens.

Ao longo da leitura, vamos acompanhando o drama de Melinda e vamos saber o que realmente aconteceu na festa. O livro tem poucos diálogos, pois a maior parte é o pensamento da menina que domina a história que é contada em primeira pessoa.

Esse é o segundo livro que leio da autora (o primeiro que li foi Garotas de Vidro) e só venho a admira-la cada vez mais pelo excelente trabalho. Nunca conheci nenhum autor que escrevesse tão bem histórias de pessoas problemáticas de um modo tão brilhante e cheio de sentimentos. Ela consegue fazer com que você entre no personagem e sinta a dor que o mesmo esta passando naquele exato momento, sem se tornar uma leitura chata e cansativa. Outro aspecto que acho interessante é a construção de todos os personagens envolvidos e não só apenas a protagonista, pois cada um possui uma função importante para entendermos o que se passa com a nossa Melinda.  A autora consegue nos mostrar como muitos seres humanos são cruéis e que só se preocupam com os seus próprios problemas. Os pais da menina é um exemplo disso. São nitidamente pessoas despreparadas e que nunca deveriam ter tido filhos, pois só se preocupam com eles mesmos e não conseguem nem reparar os problemas notórios de Melinda. Também podemos presenciar a inserção do bullying na história. Infelizmente, tudo o que se retrata no livro é uma realidade constante diante dos nossos olhos, tanto no ambiente familiar como no escolar.

Fale! foi escrito em 1999 pela autora Laurie Halse Anderson e foi um dos seus trabalhos mais premiados até hoje, sendo adotado por várias escolas americanas como leitura fundamental e em 2004 foi levado para os cinemas com o filme chamado "O Silêncio de Melinda", tendo a atriz Kristen Stewart como protagonista. Confesso que fiquei na vontade de assistir o filme, mesmo sabendo que normalmente o livro sempre é melhor.

Quero aproveitar e parabenizar a Editora Valentina por ter lançado esse livro maravilhoso e pelo magnífico trabalho em relação a capa e a diagramação (e ilustração) das páginas. A capa ficou muito bonita e tem tudo a ver com a história. 

Virei fã de Melinda e, para mim, ela é uma heroína. Com certeza ouvi-la dentro de cada página deste livro foi uma experiência grandiosa e que me fez enxergar como os nossos problemas muitas vezes são nada comparados com o de outras pessoas. Fui a melhor amiga de Melinda essa semana e ouví-la foi um lindo presente.

 




  Vivian
Vivian San Juan é publicitária, amante da criação, arte e música. Apaixonada por um paulista, casou e foi morar em São Paulo onde petende  trabalhar na área de sua formação. Uma menina atrapalhada, sonhadora, divertida e que ama tudo ligado a artes no geral. Carinhosamente é chamada por todos de Vivi.
e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob





Agora vamos  ao sorteio da Resenha Premiada  de um exemplar do livro "Fale! " de Laurie Halse Anderson cedido pela nossa parceira a Editora Valentina.


Estamos usando a ferramenta Rafflecopter em nossos sorteios. Faça o login antes de iniciar a sua participação e então siga todos os passos colocados no Rafflecopter. Para tirar suas dúvidas veja neste post como a ferramenta funciona. 

Lembramos que devem iniciar com as etapas obrigatórias que são:
1) Seguir o blog Saleta de Leitura no Google Friend Connect.
2) Deixar comentário neste post (frase)


As demais regras  são opcionais.


a Rafflecopter giveaway


Informações adicionais
- As inscrições começam a partir do dia 30/09/2013 e finaliza no dia  25/10/2013.
- O sorteio será realizado através da ferramenta Rafflecopter e o resultado será publicado até o dia 27/10/2013.
- Ter endereço de entrega no Brasil.
- O ganhador (a) será comunicado por e-mail e terá um prazo de 4 (quatro) dias para nos responder. Caso não haja contato, faremos novo sorteio.
O envio será por nossa conta e informamos que não nos responsabilizamos caso haja extravio por parte dos Correios.
- São válidas somente as participações feitas através da ferramenta Raflecopter.- O prazo de entrega é até 30 dias.
- O ganhador (a) deverá se comprometer em enviar uma foto com o prêmio que será postada aqui no blog.




62 comentários

  1. Vivian, eu simplesmente PRECISO ler esse livro!!! Mesmo mesmo!!! Ele é um dos que está no topo da minha lista para ser comprado na Bienal!!!! Adorei a resenha, me deixou com mais vontade ainda de ler o livro!!!

    E sim, já vou atras do filme porque além de tudo sou fã da Kristen Stewart!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivian, graças a sua resenha e a do Luciano fui atrás do livro, e sim, ele é tudo o que vocês prometeram! E o filme, obrigada por indicar, também o vi, fiquei mais fã ainda da Kristen, que é uma atriz que gosta de pegar papeis de todo tipo, vai do ultra popular Crepúsculo a filmes quase anônimos como esse. Obrigada Nega!!!

      Excluir
  2. Um dos livros que mais tenho vontade de ler.
    Fale deve ser um livro emocionante,que nos faz pensar em muitas coisas..
    Está na minha listinha de desejadíssimos e queria muito tê-lo.A resenha está maravilhosa..
    Bjs'

    ResponderExcluir
  3. É dificil falar de um livro que eu tenho certeza que será uma leitura magnifica. Após assistir o filme eu fiquei curiosíssima para ler. Claro que o livro é sempre melhor que o filme <3
    P.s: O perfil do Saleta não tem opção seguir, o link para banner da promoção está errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Izabela
      Obrigado por comentar e participar!
      O link para compartilhar o banner já foi corrigido. Quanto ao perfil da saleta no Facebook seria adicionar como amigo, pois o rafflecopter interpreta como seguir, A página é para curtir.
      Obrigado e desculpe pelas pequenas falhas.

      Excluir
  4. Muito boa resenha, dá mais vontade ainda de ler o livro! Deve ser um daqueles livros em que entramos na estória e sofremos com a personagem.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza esse é um l ivro que não tem como a gente não ter vontade de ler!!!

    ResponderExcluir
  6. Esse livro deve ser muito bom, é um tema bem delicado que pela sua resenha dá pra perceber que autora trabalhou bem!! A adolescencia é uma fase dificil principalmente quando não se tem apoio da familia e muito menos amigo. Nossa estou super curiosa pra saber mais sobre o drama de Melinda

    ResponderExcluir
  7. Eu estou com muito vontade de ler esse livro tão forte, gosto de estar perto da nossa realidade acho que fazem a gente pensar em tudo ao nosso redor e é verdade que existem gente que sofre todo tipo de situações, quero ver o filme também mas só depois de ler pois também acho que deve ser muito melhor, parabéns a Valentina a capa está linda foi ela que me atraiu no livro antes mesmo de ler a resenha.

    ResponderExcluir
  8. Fale! estava entre os meus mais desejados desde o lançamento, e eu só o desejo mais conforme leio resenhas. A história, pelo que tenho lido, é daquelas que marcam qualquer pessoa. E, sou completamente apaixonada por livros que causem esse impacto em mim; livros que sejam além de apenas mais uma leitura, mas, sim, que transformem nossa forma de visualizar algo. É magnífico. A edição da editora Valentina realmente está impecável, e mal vejo a hora de ter este livro na minha estante. Beijocas.

    ResponderExcluir
  9. Tenho lido algumas resenhas sobre esse livro, e cada vez fico com mais vontade de ler.Parece ser um livro intenso que prende o leitor do começo ao fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digitei errado, não era para entrar como anônimo. e sim como papiyonmajisaiko, que é o meu nome de seguidora.

      Excluir
  10. A capa não me chamou muito a atenção, mas li tantas resenhas que cada uma me deixa mais curiosa que a outra. Ele parece ser um livro emocionante, quero ver se me faz chorar HUHASUHAS.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom esse livro não é? Querendo tanto ler! Já li um livro da autora e adorei como foi abordado um tema tão cheio de polêmica. Ela escreve de um jeito que prende, é bem gostoso de ler e real.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Esse livro chamou minha atenção logo de cara por ser da mesma autora de Garotas de Vidro, livro que adorei e que mexeu muito comigo, por se tratar de um tema forte.
    Em Fale, acredito que terei a mesma sensação. Achei super importante a autora adotar o bulling como tema da história. Por aí devem existir muitas garotas como Melinda, que passam por esse tipo de constrangimento e que merecem maior atenção, mas que infelizmente não tem.
    Espero ler o livro em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Simplesmente adoro um livro que trabalhe o ser humano, que explore suas fraquezas ...e a adolescência é lotada delas de forma de explícita. Tô curiosa p/ ler esse livro pq ele é bem comentado, no geral as pessoas tem gostado bastante.

    Agora a capa não é mto representativa né? Não lembra na verdade nada rs!
    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  14. Olá! +.+
    Apaixonada pela capa do livro, apesar de que a capa da versão em inglês é bem mais bonita, (minha opinião).
    Amei a resenha do livro, ele parece ser tão envolvente, forte e intenso como Garotas de Vidro, que passou a ser um dos meus livros favoritos!
    Tomara que tenha mesmo as maravilhosas características de G. V. Um livro que meche com sua cabeça e que te assombra por dias á fio.
    Amo livros assim! E também que falem de emoções humanas, segredos e etc.
    Necessitada demais de lê-lo!
    Espero ganhá-lo, ou que eu consiga interceptar o cartão de um dos meus pais. *ü*
    Se só for possível o segundo caso, espero que o preço abaixe um pouco!

    xoxo ^.~)

    ResponderExcluir
  15. Apaixonei no livro quero ler em breve amei a historia achei um livro bem legal, A resenha ficou ótima decifrou muito bem o livro e me despertou a curiosidade.

    Participando! =)

    ResponderExcluir
  16. conhecia o livro já, mas ainda não li... porém, não sabia que existia um filme dele :O
    a história parece ser ótima... estou bem curiosa para ler o livro pois já vi muita gente falando bem dele, e este tipo de trama me agrada muito em livros *-*

    ResponderExcluir
  17. Somente com a sinopse já dava pra saber o quanto esse livro é bom, com a resenha, melhor ainda, muito bom saber mais profundamente sobre o livro. Adorei!
    Participando ;*

    ResponderExcluir
  18. Oi Vivia,também li Garotas de Vidro,um livro forte e verdadeiro pela escrita da Laurie.
    Assisti o filme chamado O Silêncio De Melinda! Realmente não foi de uma hora para outra que Melinda ficou assim, foi depois de um acontecimento traumático que mudou a vida dela por completo,um livro para falar com os adolescentes e expor situações perigosas e atuais.
    Pretendo ler o livro porque pela resenha parece ser tocante e principalmente pela personagem e o abuso que sofreu e ficou tão traumatizada que não era mais como antes de tudo acontecer!
    Um tema forte,atual tratado com maestria e objetividade na história!

    ResponderExcluir
  19. Será uma das minhas próximas leituras e só tenho ouvido pessoas falarem bem. Já estou com o filme aqui pra conferir após ler, mesmo concordando com você que o livro é sempre melhor. O que não consigo entende é porque nenhuma editora lançou antes, o livro parece ter um potencial enorme.
    Adorei a sua resenha.

    Beijos
    Fernanda - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Esse livro parece ser muito bom mesmo. Quero muito ler ele.
    Quando vi a capa não esperava que fosse um tema tão complexo, achei forte, no sentido de tratar de um abuso sexual e a vítima não ter falado para ninguém sobre o assunto, tornando o livro com uma historia mais densa, pela profundidade do tema, que é absurdo e cruel, mas é real.
    E caro que estou participando do sorteio!!
    E-mail: mih.prado@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Esse livro está na minha listinha de desejados!
    Adoro livros que trazem personagens com histórias problemáticas e intensas!
    Eu sou professora e sei que a história do livro retrata muito bem a realidade. Muitas vezes, convivemos com pessoas e não sabemos os segredos que elas trazem e o quanto isso pode afetar a vida delas.
    Abraços.
    mere_fabiani@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. EU estou curiosa pelo livro porque todos que leram falam super bem e porque o livro trata de um assunto de modo bem diferente, a protagonista por exemplo, ela é super sarcástica e apesar do bullying ser um tema muito abordado atualmente esse livro parece ser original.

    ResponderExcluir
  24. Participando é claro (OBS: tinha esquecido)
    gabiaraujoo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Gente, o que será que aconteceu nessa festa de tão grave??? agora to curiosa.... eu tenho garotas de vidro e adoro e imagino que esse livro da autora deve ser muito bom tbm!
    Logico que estou participando da promo e espero ganhar!
    bjos

    ResponderExcluir
  26. Pela resenha entendi que há traumas que nos perseguem por anos, então falar ainda é a melhor forma de colocar pra fora, exteriorizar. Mesmo que não cure, alivia. Bjkas \0/

    ResponderExcluir
  27. Já vi outras resenhas sobre este livro, e a maioria tem criticas bastante positivas.... Me deixou com certa curiosidade, quem sabe coloco na minha listinha... me identifico um pouco com a historia já de inicio, acho que vale a pena ler ;)

    ResponderExcluir
  28. Ainda não li o livro,mas pela resenha a autora nos presenteia com uma história commuitos suspenses e segredos quero muito ler tudo.

    ResponderExcluir
  29. Interessante gostaria de ler, acho que deve ser um conto de superação, bjks *Ü*

    ResponderExcluir
  30. A primeira coisa que fez eu me interessar por esse livro foi a capa, mas depois fui ler a sinopse e confesso que não me prendeu muito, achei que fosse uma história bobinha, mas depois dessa resenha vi que estava errado, que a história tem mais coisas que problemas adolescentes bobinhos, agora estou louco para ler esse livro, espero que possa ser uma de minhas próximas leituras.

    ResponderExcluir
  31. Eu quero muito ganhar esse livro, ainda não li e estou muito curiosa agora!
    beijos

    ResponderExcluir
  32. Adorei a resenha e estou doida com esse livro. Já li um livro desse gênero e gostei muito.
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  33. Esse livro parece ser bem dramático e atual, a cadda resenha que leio minha vontade de ler só aumenta, eu li o outro livro da autora e gostei bastante.

    ResponderExcluir
  34. Nunca tive vontade de ler esse livro até que vi a primeira resenha sobre ele, embora sejam de blogs diferentes todos tem em comum os elogios dispensados para esse livro.
    Com isso descobri que não se trata de um livro qualquer, tem uma ótima trama com assuntos polêmicos, escolhas e consequências. Ganhou facilmente um lugar na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  35. Estou lendo um livro chamado 'Garotas de Vidro', também da Laurie Halse Anderson, e tenho que admitir: ela é uma autora espetacular!
    'Fale' parece que segue o mesmo enredo do outro, por uma jovem que está em busca de uma identidade. Esse livro tem tudo pra ser um de meus favoritos :)

    ResponderExcluir
  36. não conhecia. deu vontade de ler... ver o desenrolar da história :l

    ResponderExcluir
  37. muito interessante a resenha, já começo a imaginar o que aconteceu de fato na festa pra poder travar a garota depois... infelizmente muitas pessoas tem esse tipo de comportamento quando passam por algum trauma, fiquei curiosa em saber o final...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, divulguei no meu blog pra dar uma forcinha:
      http://mimosdajake.blogspot.com.br/2013/10/sorteio-no-blog-saleta-de-leitura.html
      Bjos,
      Jake

      Excluir
  38. Confesso que quando vi a capa , não me chamou atenção , achei que era aqueles livros de adolescentes , mas quando li a resenha me apaixonei , e fiquei muito curiosa pra saber o que aconteceu e como Melinda lida com toda essa situação. Já uvi falar do filme , mas não sabia que havia o livro ! *-*

    ResponderExcluir
  39. Vivi!
    Os livros da Lauren são polêmicos e trazem à tona temas intrigantes. Não gostei muitode Garotas de Vidro, porém não tiro o mérito da autora.
    Já Fel estou bem interessada em ler porque aborda tema mais psicopedagógico e sua resenha atiçou minha curiosidade, parabéns!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  40. Faz tempo que quero ler este livro. Melinda é bem solitária, me identifico com ela. Acabo falando demais e as pessoas se afastam de mim.
    Participando!
    Nome de seguidora: Miriam Guiraldelli

    ResponderExcluir
  41. Não li o livro e nem vi o filme, mas tá tão bem comentado, que dá até vontade de conhecer.

    ResponderExcluir
  42. Adoro livros com temas polêmicos..... Fiquei curiosa para saber o que realmente aconteceu nessa festa.....

    ResponderExcluir
  43. Um livro muito interessante..
    Participando !

    ResponderExcluir
  44. Nossa parece ser muito legal esse livro, já vi algumas outras resenhas e fiquei bem curiosa! A capa é linda! Qro muito ganhaaar! :)
    Torcendoo mto!

    ResponderExcluir
  45. Fiquei super curiosa. COm isso, procurei mais informações e já estou doida pra comprar o livro.. Adorei..

    ResponderExcluir
  46. Todo mundo, sem exceções, elogiou muito esse livro, então só pode ser muito bom. Gosto de histórias com temas fortes, porque são leituras que dificilmente esquecemos e jamais consideramos só mais uma, é sempre marcante e tenho certeza que Fale! também é assim. A história é muito interessante, quero muito ler e depois assistir a adaptação é claro, Ótima resenha!

    Participando do sorteio! ;D

    ResponderExcluir
  47. Estou ansiosa pela leitura deste livro. A sinopse, a resenha e os comentários acima me convenceram. Acredito que será uma ótima leitura para as minhas filhas também que são adolescentes.
    Participando!

    ResponderExcluir
  48. As críticas do Fale! são excelentes, já entrou na minha lista de desejos do Mês.

    ResponderExcluir
  49. Já li uma resenha sobre este livro. Eu quero *_* Participando

    ResponderExcluir
  50. Este livro parece simplesmente incrivel! A resenha deu ainda mais vontade de ler. Parabens pela resenha *-*

    ResponderExcluir
  51. Este livro parece simplesmente incrivel! A resenha deu ainda mais vontade de ler. Parabens pela resenha *-*

    ResponderExcluir
  52. Este livro parece maravilhoso....Já tinha lido outras resenhas dele, mas a sua me conquistou!!!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  53. Tenho visto comentários super positivos sobre esse livro e a sua resenha conseguiu me deixar ainda mais ansiosa pela leitura.

    ResponderExcluir
  54. Confesso que esse livro não faz muito o meu gênero, mas como você disse, os assuntos abordados são tão reais e atuais, que fica quase impossível não lê-lo. Achei massa que a Editora Valentina resolveu nos trazer essa obra prima. Espero ter a oportunidade de ler muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  55. Só vejo resenhas positivas sobre esse livro e sobre a autora, ainda não li nada dela, mas to curiosa pra descobrir se os livros são tão bons quanto todos falam.
    Beijo

    ResponderExcluir
  56. Se eu visse esse livro na livraria, eu não compraria porque a capa é tão sem graça. Mas lendo sua resenha deu pra perceber que o livro é ótimo. É bom quando a gente se engana positivamente.

    ResponderExcluir
  57. Olá Vivian e Irene...chegando em cima do dia, mas participando do sorteio com certeza...
    A resenha está ótima e nos dá vontade de saber mais sobre o que aconteceu na tal festa...quero muito ganhar!

    Bjinhos
    Cris
    http://livrosleituraeciadacris.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  58. Não fazia ideia de como esse livro é interessante e mexe com a gente. Acho que estou precisando de uma leitura assim. Quando você, Vivian, falou que não há diálogos, pensei na hora que seria extremamente tedioso ouvir os dramas de Melinda. Mas de alguma forma você me convenceu, algo me tocou e agora estou bastante ansiosa por Fale!. Ótima resenha! Um beijo, Sabrina.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...