RESENHA PREMIADA do livro "Os Pinguins do Sr. Popper" de Richard e Florence Atwater - Editora Intrínseca


Sinopse: O Sr. Popper, pintor de paredes, tem um sonho: ser um intrépido explorador na Antártica e viver entre seus animais favoritos, os pinguins, ao lado de seu grande herói, o almirante Drake. Ele fica completamente admirado quando o almirante responde a uma de suas cartas e lhe envia uma encomenda com… um pinguim! Um pinguim de verdade! Logo o bichinho ganha uma companheira, e antes que se dê conta o Sr. Popper tem um rinque de patinação no gelo em seu porão e uma dúzia de lindos pinguins vivendo em sua casa. Quase sem dinheiro para alimentar a família e com uma dívida cada vez maior por conta de compras e mais compras de peixe fresco e camarões, o que o criativo Sr. Popper poderia fazer? Treinar seus pinguins e colocar o pé na estrada com um belo espetáculo, é claro! Uma história inesquecível que se tornou o clássico mais querido de várias gerações de leitores, convidando-os a imaginar, sonhar e acreditar que, sim, tudo é possível.


Autor (a): Richard e Florence Atwater
Título Original: Mr. Popper´s Penguins
Editora: Intrínseca
Ano: 2011 (Ed. Original – 1938)
Número de páginas: 143



Durante a última Bienal que teve no Rio de Janeiro, comprei o livro infantil "Os Pinguins do Sr. Popper" justamente porque gostaria de escrever sobre ele aqui na Saleta de Leitura nesse dia tão lindo e saudosista (para quem já passou dos 12 anos há muito tempo) que é o Dia das Crianças.

Já havia visto o filme "Os Pinguins do Papai" que foi inspirado no livro e que tem o Jim Carrey como protagonista. Posso dizer uma coisa: os dois são completamente diferentes e ao mesmo tempo são muito bons!!! Como pode isso??? Sim, irei explicar.

O livro de Richard e Florence Atwater foi publicado primeiramente em 1938 e logo se tornou um clássico da literatura infantil inglesa. Somente em 2011 que chegou no Brasil, traduzido pela Editora Intrínseca e mantendo as ilustrações originais de Robert Lawson.  Os "Pinguins do Sr. Popper" gira em torno da família humilde do Sr. Popper. Ele, um simples pintor de parede que vivia com este trabalho instável, pois oras tinha emprego e oras não tinha, lutava muito para poder manter a sua família. Sua esposa era dona de casa e seus dois filhos, Janie e Bill, estudavam em uma escola local de Água Mansa.

O Sr. Popper sempre foi um conhecedor e estudioso quando o assunto era sobre os polos Norte e Sul. Seu maior sonho era ser um explorador na Antártica.

Em um belo dia, sua vida e a de sua família muda completamente. Através de um comunicado em seu programa de rádio, o Almirante Drake, agradece a carta enviada pelo Sr. Popper e anuncia que estará enviando um presente surpresa para ele. Quando finalmente o embrulho chega, eis então que surge um gracioso pinguim, que logo foi apelidado de Capitão Cook.

"São aves mais engraçadas dos mundo. Não voam como as outras. Andam eretos como se fossem homenzinhos. Quando se cansam de andar, deitam-se de barriga para baixo e escorregam. Seria muito interessante ter um pinguim como animal de estimação" (Página 17)

Toda a família estava encantada com tamanha fofura e elegância do pinguim, porém para acomoda-lo dentro de casa precisaram fazer adaptações. Com o tempo e no desenrolar da leitura, Capitão Cook, ganhou uma companheira chamada Greta e com ela teve dez filhos, ou seja, ao todo eram doze pinguins na casa do Sr. Popper.

Com grande dificuldade para manter sua família e os pinguins, pois o dinheiro estava a cada dia mais escasso, o Sr. Popper logo dá um jeito para poder salvar a todos da miséria.

A história é mágica e apesar de ser um livro dedicado para o público infantil, pode ser lido por pessoas de todas as idades. A forma como mostra o amor do Sr. Popper pela família e pelos pinguins é muito bonito de se ver (aliás, de se ler), pois mesmo tendo vários problemas em sua frente, não desistiu, nem um minuto se quer, dos seus sonhos e muito menos de quem ama. As ilustrações que acompanham algumas páginas estão belíssimas. O livro tem apenas 143 páginas e os capítulos são bem curtinhos. Tudo fluí de uma maneira encantadora e divertida. 





Sobre o filme, "Os Pinguins do Papai", Jim Carrey dá vida ao Sr. Popper, que nessa história é um especialista em comprar prédios velhos para ocupar os terrenos com edifícios novos. Ele não tem tempo para a família e vive solitário em seu grande apartamento. Um dia, Sr. Popper, recebe uma estranha encomenda pelos correios, enviada pelo seu pai já falecido, como um último presente de despedida. Ao abrir a caixa se depara com um pinguim. Na tentativa de devolver o animal, acaba recebendo mais cinco pinguins deixando sua rotina de pernas para o ar. Resumindo, toda essa transformação acaba o aproximando novamente de sua ex-mulher e de seus filhos, além de conseguir resgatar valores que ele tinha perdido com o passar dos anos. O filme é bem divertido e contagia até o expectador mais carrancudo do cinema.




Como disse anteriormente, as duas histórias são bem diferentes, porém são deliciosas. Se puderem, leiam o livro e assistam o filme. Acredito que vocês vão amar os pinguins e vão querer também ter um desses em casa.  


  Vivian
Vivian San Juan é publicitária, amante da criação, arte e música. Apaixonada por um paulista, casou e foi morar em São Paulo onde petende  trabalhar na área de sua formação. Uma menina atrapalhada, sonhadora, divertida e que ama tudo ligado a artes no geral. Carinhosamente é chamada por todos de Vivi.
e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob





Em comemoração ao Dia das Crianças lançamos o sorteio com a Resenha Premiada de um exemplar do livro "Os Pinguins do Sr. Popper "  Richard e Florence Atwater . 


Estamos usando a ferramenta Rafflecopter em nossos sorteios. Faça o login antes de iniciar a sua participação e então siga todos os passos colocados no Rafflecopter. Para tirar suas dúvidas veja neste post como a ferramenta funciona. 

Lembramos que devem iniciar com as etapas obrigatórias que são:
1) Seguir o blog Saleta de Leitura no Google Friend Connect.
2) Deixar comentário neste post (frase)


As demais regras  são opcionais.

a Rafflecopter giveaway


Informações adicionais
- As inscrições começam a partir do dia 12/10/2013 e finaliza no dia  31/10/2013.
- O sorteio será realizado através da ferramenta Rafflecopter e o resultado será publicado até o dia 03/11/2013.
- Ter endereço de entrega no Brasil.
- O ganhador (a) será comunicado por e-mail e terá um prazo de 4 (quatro) dias para nos responder. Caso não haja contato, faremos novo sorteio.
O envio será por nossa conta e informamos que não nos responsabilizamos caso haja extravio por parte dos Correios.
- São válidas somente as participações feitas através da ferramenta Raflecopter.- O prazo de entrega é até 30 dias.
- O ganhador (a) deverá se comprometer em enviar uma foto com o prêmio que será postada aqui no blog.






38 comentários

  1. Eu estou sempre em busca de bons livros infantis porque tenho uma filha de cinco anos que gosta muito de histórias e agora ela começou a ler, então tento sempre deixar histórias de qualidade ao alcance dele. Não vi o filme e não conhecia o livro, mas fiquei encantada ao ler sua renha. Parece uma história muito bonita e divertida e os capítulos curtos ajudam bastante para segurar a atenção da criança.

    ResponderExcluir
  2. ai este livro parece ser tão gracinha. Pinguins são seres adoráveis... Já tinha visto o livro em livrarias daqui, mas pelo filme não imaginei que fosse infantil :)

    ResponderExcluir
  3. Eu vi o filme, mas não sabia que era um livro, parece ser um livro bem legal, e é uma história completamente diferente da do filme, fiquei empolgado pra ler e descobrir como vai se desenrolar essa história.

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto o filme, mas não sabia que o filme é bem diferente do livro! Vontade de lê-lo para relembrar a infância... Deve ser ótimo!

    ResponderExcluir
  5. eu assisti o filme e amei, muito divertido, como é de costume eu acredito que vou gostar mais do livro, rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. que gracinha da capa!!! Adorei! quanto ao livro eu ainda não li, mas assisti ao filme Os pinguins do papai. É bem divertido e vale a pena assistir. Vou qiuerer ler o livro é claro. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  7. deu vontade de ler, e de assistir o filme tmb. adoro pinguins ^^

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, achei as ilustrações super fofas e nunca tinha ouvido falar nem do livro e nem do filme. Fiquei interessada em ver os dois! Vou participar do sorteio.

    ResponderExcluir
  9. Que lindo,adorei a estória desse livro, assisti o filme e gostei, mais parece que é um pouco diferente do livro,minha filha adoraria, já que ela ama livros, e esse parece ótimo pela resenha.

    ResponderExcluir
  10. Vivi!
    Amo os livros infantis porque nos fazem rir são descomplicados e sempre trazem conhecimento e aprendizado.
    Já assisti o filme e me divertir a valer.
    A resenha está fenomenal, parabéns!
    Desejo que sua semana seja carregadinha de alegrias, muita luz e paz no coração!
    cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
    " Agradeço tudo aquilo que está na minha vida até neste momento, incluindo até as dores. A nossa compreensão do universo ainda é muito pequena, para julgarmos o que quer que seja da nossa vida."

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro e apesar de não ter assistido ao filme (e agora deu vontade de assistir, haha) fiquei bastante curiosa quanto ao livro.

    ResponderExcluir
  12. Não sabia que tinha o livro e agora tô morrendo de vontade de ler esse livro, mesmo não terminado de ver o filme! kk

    ResponderExcluir
  13. Impossível não se animar com esta leitura!! Uma ótima pedida para ler para uma criança!!
    Não vi o filme ainda, mas vi o trailer e estou ansiosa para ver, pois parece ser demais!!

    ResponderExcluir
  14. Participando e louca pra ler o livro e assistir o filme *u*

    ResponderExcluir
  15. Eu já gostei muito do filme, adoraria ler o livro tbm.... Acredito que encante todas as idades tbm....

    ResponderExcluir
  16. Eu não vi o filme, mas prefiro mesmo ler o livro antes de ver o filme! Tomara que eu ganhee! ;D

    ResponderExcluir
  17. Que fofo!!! Eu amei o filme e apesar de ser diferente, gostei da resenha do livro, parece tão lindo quanto ao filme. Fiquei com vontade de ler :)

    ResponderExcluir
  18. Adoro livros de histórias para crianças, são muito gostosos de ler, apesar de eu já ser adulta.
    Adorei o filme, amo tudo relacionado a animais, estou participando do sorteio e torcendo! ;*

    ResponderExcluir
  19. Adorei...ainda não li o livro nem vi o filme, mas espero fazer os dois em breve.
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  20. Gente, eu não sabia que o livro era um filme.... bom, ainda não li esse livro e nem vi o filme, mas quero muito o livro... só não sei se vou dar para alguma criança, acho que vou ficar pra mim!!!! kkkkk.... mas vou ler para os meus sobrinhos ta bom!
    bjos
    nome no formulario: Luuh Ferreira

    ResponderExcluir
  21. Sou apaiiiiiixanoda por pinguins! Adorei a resenha, meus sobrinhos vão adorar.

    ResponderExcluir
  22. Ficou bom adorei a resenha e gostei muito do livro, fiquei bastante curiosa em ler.

    Participando!

    ResponderExcluir
  23. A história me chamou a atenção,acho q transmite valores.Pretendo lê-lo com minha filha.Participando.

    ResponderExcluir
  24. ahh o filme é uma graça né... o livro deve ser melhor ainda!! eu tbm nao sabia que tinha o livro do filme... agora fiquei com muita vontade de ler... :)

    ResponderExcluir
  25. Eu amei o filme e fiquei bem curiosa em quando soube que também tinha um livro sobre os pinguins, mas sempre pensei que fosse um livro mais adulto, haha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  26. parece um livro lindo e divertido de se ler, eu ja quero muito, ainda nao tive a oportunidade de ver o filme, mas parece um otimo filme tbm...

    beijos!

    ResponderExcluir
  27. Ainda nao assisti o filme, mas pela resenha ja gostei. Participando e torcendo para ganhar!

    ResponderExcluir
  28. Hummm adorei a resenha... não assisti o filme ainda, mas tinha ouvido falar... quem sabe ganho o livro, leio e depois assisto o filme... :D
    Bjs
    http://livrosleituraeciadacris.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  29. Já assisti ao filme e posso dizer que sim, é delicioso! Confesso que não sabia que eram histórias totalmente diferentes, com isso, de algum modo, o livro original me atraiu mais. Creio que pela humildade e coragem do Sr. Popper de enfrentar seus problemas de frente. Simplesmente adorei. Estou ansiosíssima para ter meu exemplar. Um beijo, Sabrina.

    ResponderExcluir
  30. O livro parece ótimo e divertido, ansioso pelo sorteio.

    ResponderExcluir
  31. Achei muito interessante as histórias serem diferentes...fiquei curiosíssima, além de adorar pinguins!!!
    Dedos cruzados...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  32. PARTICIPANDO E TORCENDO
    LUCIANE S. PEREZ
    lucianesperez@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Eu assisti o filme e me diverti bastante! Não apenas por contar com o Jim Carrey, que eu ADORO, mas a trama em si foi muito interessante =) O livro se for parecido deve ser engraçado e imperdível! Estou contando com a sorte aqui :D

    Bjs
    @tibiux

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...