DICAS DE LEITURA DA FAROL LITERÁRIO PARA A NOTE DE BRUXAS

“Tudo o que amedronta hipnotiza o leitor”, afirma a escritora Rosana Rios. Seja porque o medo é a mais forte e primitiva das nossas emoções; seja porque quando lidamos com situações apavorantes na ficção aprendemos a lidar com o que nos aflige na vida real. Se você é do time de leitores que, apesar de sentir arrepios com histórias de assustar, tem fascínio por literatura de horror, este post é para você.
 

Que tal, depois da festa Halloween, você encerrar a noite com leituras de contos e outras histórias assustadoras?

Não sabe por onde começar? Para ajudar você a deixar a noite beeeemmm animada, indicamos a leitura de alguns livros que fazem a espinha gelar! É uma seleção que tem de tudo: vampiros, zumbis, lobisomens e criaturas inimagináveis.  Confira:




Contos de horror – histórias para (não) ler à noite”, organização e tradução de Rosana Rios e Martha Argel. Há muito tempo que histórias de horror fascinam a humanidade. Zumbis, espectros, lobisomens, vampiros, personagens que hoje fazem sucesso em livros e cinemas modernos já permeavam a literatura desde o século XVIII , com mais vigor no século XIX, sobretudo na corrente literária denominada Romantismo. Para esta antologia, apresentamos contos de autores consagrados, como Dickens, Poe e Conan Doyle, assim como Mary Cholmondeley e Mary E. Braddon, autoras respeitadas e de sucesso em sua época. As traduções são acompanhadas de notas explicativas, que direcionam o leitor pela cultura da época, dando um panorama desse gênero clássico que ainda tanto aterroriza.

Contos de fadas sangrentos”, de Rosana Rios. Os contos de fadas fascinam há séculos crianças e adultos. Muitas versões dessas histórias já foram contadas tanto na literatura quanto no cinema, grande parte delas de forma adocicada, atenuando o seu impacto. Rosana Rios apresenta nesta edição contos pouco conhecidos e muito mais assustadores. A autora mantém os elementos primordiais das narrativas e resgata, assim, a essência e a vigor dos contos de fadas mais antigos.


Sangue de lobo”, de Rosana Rios e Helena Gomes. Um antigo livro, contando uma história de mistério e morte, jaz esquecido no interior de Minas Gerais. Ana e Cris, encontram-no e leem a história, cujo enredo aborda um jogo de RPG que participaram com amigos em São Paulo. Foi nessa cidade que ocorreram crimes em série, no início do século XX. E no mesmo local, cem anos depois, volta a acontecer uma sequência sinistra de mortes, que parecem corresponder às atitudes de um insano assassino serial. Isso ainda tudo, acompanhado de um amor entre uma garota e um lobisomem. Muito sangue vai escorrer até esse mistério ser desvendado.
 


A série O Monstrologista , de Rick Yancey. Autópsias no meio da madrugada, homens enlouquecidos, sacrifícios humanos, mistérios e criaturas monstruosas. É desse lado sombrio da experiência humana que o escritor o americano Rick Yancey, fez a sua série gótica e sangrenta O Monstrologista – que chega ao fim com “A ilha de Sangue”, lançamento da Farol Literário.

Os diários de William James Henry, entregues à Yancey há mais de três anos, são grande fonte de inspiração para o escritor nesta série que já recebeu o prêmio Printz e foi finalista do prêmio Los Angeles Times dedicado à literatura. O escritor nos transporta para uma trama arrepiante e que, por mais sustos que tomemos, queremos seguir no encalço do assistente de monstrologista, Will Henry, e descobrir quanto mais de pavor há nas páginas seguintes.

E outros que também podem agradar: 



A filha do apanhador de demônios, de Jana Oliver. Riley tem apenas dezessete anos e é a única filha de Paul Blackthorne, um lendário caçador de demônios. Ela sempre sonhou em seguir os passos do pai e, em tempos de crise econômica, e de Lúcifer infestando as grandes cidades com novos demônios, a Associação de Caçadores de Atlanta está aceitando toda ajuda possível, mesmo que seja de uma garota. Quando ela não está fazendo o seu dever de casa, ou tentando disfarçar a queda que tem por Simon, outro aprendiz de caçador, Riley ajuda a proteger os assustados moradores da cidade das figuras demoníacas. Somente as de Nível Um, seguindo as regras do seu treinamento. Sua vida caminha normalmente, na medida do possível para uma adolescente caçadora de demônios, até que um demônio de Nível Cinco trava uma batalha com Riley na biblioteca. Como se isso já não fosse ruim o bastante, sua vida ainda é abalada por uma terrível tragédia, colocando em risco todas as suas escolhas e levando Riley para um perigoso caminho. Com o mundo desabando ao seu redor, a quem ela poderá confiar sua vida? E o seu coração?



Ladrão de Almas, de Jana Oliver, o segundo volume da série A Filha do Apanhador de Demônios. Riley está com sérios problemas. Após a desastrosa batalha no Tabernacle, alguns apanhadores estão feridos, e outros, mortos. Simon, seu namorado, está entre os feridos, e o corpo de seu amado pai foi roubado. Riley sabe que está no centro das atenções do Inferno, um poderoso demônio de Nível Cinco a está perseguindo, e sua sorte não irá durar para sempre...

Boa Leitura!




4 comentários

  1. Para ler esse tipo de leitura tenho que estar preparada. Não é sempre que gosto e o livro tem que ser muito bom realmente. Não sei se é o caso desses apresentados no post, mas gostei de conhecer.

    ResponderExcluir
  2. Não é um gênero favorito, mas eu gosto. Já li Contos de Horror!

    ResponderExcluir
  3. Olá Irene, terei que confessar que nunca li nada do gênero pois morro de medo...Mas tenho bastante curiosidade em ler algo do gênero.

    ResponderExcluir
  4. Ai meu meu bolsinho, meu decimozinho, tudo inho.... Muitos livros bons no mundo para serem lidos!!!! Quantos livros lindos!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...