Resenha do livro " História do Mundo sem as partes chatas " de Dave Rear - Editora Cultrix

Sinopse:
Tudo o que você precisa saber desde o Big Bang até Barack Obama, passando pelos bizantinos, pela Peste Negra, pelas duas Guerras Mundiais e conflitos no Oriente Médio, tudo condensado em pequenos capítulos para que você possa finalmente reconstituir todas as diferentes partes da História e entender o que provocou o caos em que vivemos hoje. O autor conta tudo isso de uma forma leve, irônica e divertida. A obra reaviva a sua memória, expande os seus conhecimentos e promete boas risadas.


Editora: Cultrix
 ISBN:9788531612459
 Edição 1 / Ano 2013
 Páginas: 264





Imagine a seguinte cena: o seu professor de História entra em sala e em vez de dar aula, começa um stand-up comedy, com direito a microfone, risadinhas após as piadas, ou seja o pacote completo. É realmente como se JerrySeinfeld ou (insira o seu comediante favorito) fosse o professor. Esta é a impressão que fiquei ao ler este livro. 

Dave Rear, professor de História, Inglês e Ciências Sociais, em seu primeiro livro faz um trabalho espetacular em resumir (mesmo que de forma superficial) a história do mundo, destacando seus principais pontos: desde a formação geológica da Terra, passando pelo surgimento e extinção dos dinossauros, e todo o desenvolvimento da vida humana no planeta, e sua história até os dias atuais. 

O diferencial do autor está nas alterações que ele faz nos fatos históricos, para poder inserir as suas piadas. O que, sem dúvida, é o grande atrativo e o melhor na obra. 

Cumprindo muito bem o seu objetivo de entreter e divertir o leitor. Por exemplo, quando fala da sociedade espartana amplamente militarizada, que possuía um verdadeiro culto ao guerreiro, ele diz: “Quando as crianças completavam 7 anos de idade, precisavam escolher o que queriam ser pelo resto da vida: podiam se tornar soldados e se dedicar à defesa do Estado, ou podiam se tornar mulheres”. 

Ou sobre os vikings que assolaram a Europa durante a Idade Média: “De todos os invasores que ameaçavam os pacíficos povos da Europa, os vikings eram os mais temidos. Isso se devia à apavorante extensão de suas sagas e lendas absolutamente chatas e cansativas. Aldeões miseráveis da Irlanda à Itália viam a aproximação dos seus barcos longos e rápidos, observavam os temidos escandinavos saltarem na terra firme com espadas e machados cintilando na chuva de outono e pensavam: "Cristo, eles não vão contar de novo aquela história interminável a respeito doBeowulf,vão?"

No entanto os escandinavos contavam de novo a mesma história, como sempre faziam, porque eram implacáveis, grosseiros e dinamarqueses”. Para quem gosta de História, estas passagens alteradas são realmente hilárias, e mesmo quem normalmente não gosta do tema é uma excelente pedida, e pode incentivar ao leitor a conhecer melhor e pesquisar algumas passagens da história e do livro. O único ponto um pouco decepcionante para mim, é que o Brasil quase não é citado. Entretanto isto não compromete, nem desmerece a obra. Uma excelente obra para os fãs ou não de História, leve, divertida e até mesmo educativa.




Marcelo Daltro 
Pai e marido apaixonado pelo filhote e esposa, ilustrador, chargista, Bacharel em História (especializado em mito, imaginário e história em quadrinhos), fanático por cultura pop: quadrinhos, filmes, livros, desenhos animados, séries e RPG
                          flickr   #    e-mail  # facebook: 

5 comentários

  1. Marcelo!
    Gosto de livros que nos faz rir e gosto também de uma visão diferenciada na forma de ensinar, acredito que dá mais resultado.
    O livro parece bem interessante e gostaria de ter oportunidade de lê-lo.
    Parabéns pela resenha.
    Luz e paz!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa com este livro desde o lançamento. Gosto de ler um pouco sobre história, só é realmente uma pena não falar mais sobre o Brasil
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá Irene...Impossível não se animar com este livro e com esta resenha...Amo livros de historia pois sempre gostei muito e este parece ser ótimo!! Dica mais que anotada!!
    Beijos =)

    ResponderExcluir
  4. Um livro de história diferente, creio que isso é muito bom, parece ser bem dinâmico!

    ResponderExcluir
  5. Eu estou doida para adquirir esse livro, esse ano peguei umas turmas de 6º e 7º anos, acho que alguns trechos dele podem fazer as crianças rirem em dias tediosos... quem sabe néh?!? Adorei a resenha Marcelo!

    Cheros, Jaci.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...