Resenha do livro "Os Adoráveis" de Sarra Manning - Editora Novo Conceito

 Jeane é blogueira. Seu blog, o Adorkable, é um blog de estilo de vida — na verdade, o estilo de vida dela — e já ganhou até prêmios na categoria “Melhor Blog sobre Estilo de Vida” pelo e Guardian e um Bloggie Award. Adora balas Haribo, moda (a que ela cria, comprando em brechós) e colorir (ou descolorir totalmente) os cabelos. Cheia de personalidade e meio volúvel, ainda assim Jeane é bacana — mesmo nos momentos em que se transforma numa insuportável. Mas, certamente, ela não olharia duas vezes para Michael. Porque Michael é o oposto de Jeane. Ele é o tipo de cara que namoraria a garota mais bonita da escola. E compra suas roupas na Hollister, na Jack Wills e na Abercrombie. Além disso, diferente de Jeane, que é autossuficiente, Michael é completamente dependente do pai, o Clínico Geral que condena açúcar, e ainda permite que sua mãe compre suas roupas! (Embora, para Jeane, o pior mesmo sobre Michael é que ele baixa música da internet e nunca paga por isso). Jeane e Michael têm pouco em comum, além de algumas aulas e uma maçante dupla de “ex” — Scarlett e Barney. Mas, apesar disso, eles não conseguem se desgrudar desde que ¬ ficaram pela primeira vez.
   Titulo: Os Adoráveis - Skoob
    Autor(es): Sarra Manning
    Editora: Novo Conceito
    Ano: 2013
    ISBN: 978-85-8163-195-0
    Número de páginas: 384
 

Skoob


Demorei, mas cheguei, sentiram minha falta na Saleta? Espero que sim, pois é bom saber que de certa forma sou adorada e querida aqui também. Falando em adoração, a resenha de hoje fala sobre isso e tem um título que diz tudo... Com vocês "Os Adoráveis". (Sim, parece apresentação de programa de televisão, mas é porque eles merecem isso, agora só falta os aplausos de vocês. rs).

A protagonista dessa história é a Jeane, uma menina muito chata, mandona, encrenqueira, acha que está sempre certa e gosta de impor suas opiniões e vontades, ou seja, aparentemente uma menina nada adorável. Porém, apesar disso tudo, Jeane é muito inteligente e tem um modo de analisar a sociedade e pensar no futuro diferente da maioria dos adolescentes de sua idade. Um desses fatores é o fato dela gostar de se vestir de maneira inusitada, excêntrica e com muitas cores, pois acredita que as pessoas devem se vestir do jeito que gostam e não serem escravas dos padrões de moda e beleza que são impostos pela mídia. Nesse ponto, eu concordo com ela, pois o que podemos ver a nossa volta são pessoas idênticas em todos os cantos, com o mesmo tipo de roupa, com as mesmas marcas, o mesmo modo de penteado, cor e corte de cabelo, são inúmeros gêmeos espelhados por aí. Cada vez mais as pessoas são induzidas a estarem "na moda" para se incluírem "na sociedade". É triste, mas é a nossa realidade. Por esse motivo e por ter um gênio complicado, Jeane não é muito bem vista pelos colegas de sua escola, mas na internet e nas redes sociais ela é um sucesso. Muito famosa e querida pelos seu seguidores e fãs, ela é dona do blog Adorkble, no qual posta sobre seu estilo de vida dork que é nada mais nada menos do que pessoas que gostam muito de se informar sobre tudo, sempre fazem o que gostam, se vestem de maneira nada convencional e não se preocupam em seguir moda ou com o que os outros vão dizer.


"É impossível passar pela vida sem que alguém fique com raiva de você. Normalmente, eu não passo uma hora sem que alguém queira me matar, mas são apenas dez minutos desagradáveis que você tem que sofrer antes que possa alcançar as coisas boas." ( página 78)

Jeane mora sozinha e seu apartamento vive bagunçado, sem contar que sua alimentação não é uma das melhores, pois vive se alimentando de doces e comidas industrializadas. Sua irmã e pais tomam conta dela "a distância" e, apesar de ser independente, fazer tudo na hora que quer, no fundo ela não é uma pessoa feliz e forte como demonstra ser para os outros. 

"- Taí uma garota muito problemática e muito infeliz.
Tentei levar na brincadeira.
- Ela é um milhão de vezes mais difícil do que parece.
- Não, ela não é - mamãe disse simplesmente. - Ela é tão frágil que um golpe duro a quebraria." (página 106)

O outro quase adorável e protagonista é Michael Lee. O menino com traços orientais é totalmente o oposto de Jeane. Ele é popular, fala com todos do colégio, vive com roupas e penteado da moda, tem uma família perfeita, enfim, o garoto que todas as meninas do colégio sonham em namorar, menos Jeane.

Quando Barney (ex-namorado de Jeane) começa a namorar Scarlett (ex-namorada de Michael), os protagonistas se aproximam. Entre conversas irônicas, farpas e brigas a toda hora, existe algo em Jeane que encanta Michael, porém ele mesmo nem sabe o que é exatamente, pois ela não é nada do que ele imaginou de "mulher perfeita". Já Jeane, também está encantada por Michael, mesmo ele sendo o oposto dela. Quando percebem que estão apaixonados, engatam um namoro escondido de todos e regado de muitos beijos, amassos e discussões. Jeane e Michael estão em universos diferentes, por esse motivo eles não possuem coragem de assumir o namoro em público, preferem viver de mentiras para manter as aparências perante seus colegas.   

"Foi só naquele instante, quando baixamos nossos "eus" ruins, que fui forçada a admitir que sentia uma ENORME paixão por Michael Lee." (página 207)

No decorrer da leitura vamos conhecendo mais sobre os dois e como o relacionamento deles vai ganhando espaço e amadurecendo com o tempo. O mais legal disso tudo é que o livro mostra que muitas vezes o destino pode unir pessoas totalmente diferentes para ensina-las que na vida não existe o certo ou o errado, o feio ou o bonito, o perfeito ou o imperfeito, tudo depende do ponto de vista e, muitas vezes, o nosso ponto de vista se engana, principalmente quando julgamos pessoas sem antes conhece-las melhor.

A história é leve e gostosa. Cada capítulo é narrado ou por Jeane ou por Michael, particularmente, como já disse aqui no blog uma vez, adoro livros no qual podemos conhecer melhor os personagens principais, seus pensamentos e suas atitudes. O único ponto negativo que achei foi o fato do livro ser grossinho com 384 páginas, pois teve momentos desnecessários e confesso que arrastei com a leitura nessas partes. Jeane, apesar de ser chata, você não consegue ficar com ódio dela, é um personagem forte, destemido, inteligente, complexo, cativante e... blogueira, o que faz dela um personagem diferente. Já Michael é um fofo, o tipo de homem que realmente teria todas as mulheres aos seus pés. Um casal realmente adorável! Não conhecia a autora, Sarra Manning, mas gostei do modo de sua escrita e o fato de entender bem o mundo dos adolescentes e a vida virtual que, para muitos, é algo mais importante do que a vida real.

"O Adoráveis" é um livro com várias mensagens importantes. Um livro que fala sobre pessoas diferentes que possuem mais em comum do que imaginam. Fala sobre como devemos assumir quem somos, sem nos importamos com o que as pessoas vão pensar ou achar de nós. Também mostra a importância de ter pessoas reais ao seu lado em uma época que damos muito valor as amizades virtuais. Vou terminar a resenha com uma frase do livro que achei digna para finalização:


"Seja uma pessoa grandiosa", meu pai sempre dizia, "mesmo quando alguém tentar fazê-lo parecer pequeno". Eu podia fazer isso. Ou podia, pelo menos, tentar. (página 61)

 
Fica a dica pessoal!





Vivian

Vivian San Juan é publicitária, amante da criação, arte e música. Apaixonada por um paulista, casou e foi morar em São Paulo onde pretende  trabalhar na área de sua formação. Uma menina atrapalhada, sonhadora, divertida e que ama tudo ligado a artes no geral. Carinhosamente é chamada por todos de Vivi.

e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob

18 comentários

  1. cara eu não consegui ler esse livro.
    achei muito chatinho, mas pretendo terminar de ler um dia

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, no início ele é um pouco chatinho, mas depois melhora. Continua lendo, pois vai gostar! =)

      Excluir
  2. senti falta sim!!! está tudo bem???
    adorei a resenha, o livro parece ser adoravel mesmo hahahaha
    parece ser bastante mensagens e valores ai, e gosto de livros assim.
    espero conseguir lê-lo logo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayme!!!! Sentiu minha falta ebaaa!!!! está tudo bem sim e vc??? ultimamente estava com menos tempo de aparecer aqui, por isso dei uma sumida. Com certeza vc vai gostar do livro, ele tem umas mensagens muito interessantes. Bjos

      Excluir
  3. Olá Irene, tudo bem?
    Acho a capa bem bonita, a história me parece ser bem leve e bem humorada. Espero ter a oportunidade de ler em breve, pois já tenho ele na minha estante e fiquei bastante animada em ler ele =)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Como a Alice eu também não consegui terminar de ler esse livro. Estava legalzinho mais apareceu outros melhores, e abandonei, mas espero retomar qualquer dia também.

    gostei das frases que você separou do livro.. beijãoo
    Blog DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte a ler Érika, a história é interessante e as mensagens e valores do livro são bem importantes nos dias de hoje. Obrigada pelas frases, eu já leio o livro separando as mais legais para a resenha. =)

      Excluir
  5. Quero ler o livro e agradeço pela resenha já que vou ciente de encontrar uma personagem bastante chata, e de aguentá-la até conhecer os outros bons para chegar ao final da história.

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivian, gostei muito do livro, me diverti com o enredo. A única coisa que não gostei foi mesmo a capa que ficou bem diferente dos personagens descritos.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Oi Vivian! Este livro parece ser bem divertido e a Jeane parece ser bem louquinha. Mas achei que fosse uma história mais engraçada do que com lições de vida. É bom saber que tem uma abordagem legal na história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Pela sinopse já não tinha me conquistado,e quando li a descrição que você fez da personagem perdi a vontade kkkkk
    Vamos ver se dou uma chance pelo fato de ter essas mensagens importantes.

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei este livro :)

    O livro é marcante, te faz rir e chorar e te ensina muitas coisas. É interessante ver o crescimento dos personagens.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Aii meu deus, adorei a resenha.
    O livro parece ser ótimo, principalmente porque parece ter bastante mensagens,
    como valorizar a vida, admiro e gosto muito de livros assim.
    espero conseguir poder lê-lo logo!!

    ResponderExcluir
  11. Quero tirar minhas conclusões assim que lê-lo!!

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha o livro parece ser bem gostosinho de ler, gostei do enredo também!!!
    bjos

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...