Resenha do livro " O silêncio das montanhas " de Khaled Hosseini


 Título: O silêncio das montanhas
Autor: Khaled Hossei
 Editora: Globo Livros
Tradutor: Claudio Carina
Páginas: 352




Sinopse: O livro traz como protagonistas os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens.

Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. Assim como em O caçador de pipas, o autor explora as maneiras como os membros sacrificam-se uns pelos outros, e muitas vezes são surpreendidos pelas ações de pessoas próximas nos momentos mais importantes.


Seguindo os personagens, mediante suas escolhas e amores pelo mundo – de Cabul a Paris, de São Francisco à Grécia –, a história se expande, tornando-se emocionante, complexa e poderosa. É um livro sobre vidas partidas, inocências perdidas e sobre o amor em uma família que tenta se reencontrar. 



 “O Silêncio das Montanhas fala não somente sobre a minha própria experiência como alguém que viveu no exílio, mas também sobre a experiência de pessoas que eu conheci, especialmente os refugiados que voltaram ao Afeganistão e sobre cujas vidas tentei falar tanto como escritor quanto como representante da Organização das Nações Unidas. Espero que os leitores consigam amar os personagens de O silêncio das montanhas tanto quanto eu os amo”. (Hosseini,)

Depois de O Caçador de Pipas e A Cidade do Sol, eu aguardava ansiosa por outro livro  de Hosseini, e valeu a pena esperar.

Outono de 1952, aldeia de Shadbagh, Afeganistão. A história começa com Saboor contando uma história para seus filhos, Abdullah com 10 anos e Pari com 3 anos e meio, o que eles gostavam muito. A mãe havia morrido no parto de Pari e Abdullah quem passou a cuidar dela, mesmo depois de seu pai ter se casado novamente, era ele quem a alimentava, trocava fraldas, levantava a noite quando chorava. Com isso passaram a ter uma ligação muito grande.

Nabi, cunhado de Saboor, lhe arranjou um trabalho em Cabul. Pai e filhos foram, porém só Saboor e Abdullah voltaram.  E você quer continuar lendo para saber o que aconteceu, mas não é bem assim.

O livro está dividido em nove capítulos e em cada um encontramos um narrador diferente, uma história diferente, outros personagens e muito bem construídos. A história pode ser contada através de uma carta, de uma entrevista... Você pode se apaixonar por um personagem e depois se decepcionar... Porém não são histórias soltas, elas se aprofundam em personagens citados anteriormente, e que depois vemos como elas formam uma só história. A cada capítulo você se surpreende e vai encontrando a resposta a algo que sentia falta. Personagens riquíssimos como Hosseini sabe nos dar.


"O tempo é como um encantamento. A gente nunca tem quanto imagina."


Com simplicidade, mesmo nas mensagens mais profundas, sensibilidade, com uma narrativa delicada e com muita poesia, Hosseini nos toca e nos emociona nesse romance que atravessa seis décadas. Porém, se você leu seus livros anteriores, não ache que encontrará algo igual, é uma história de muitos e contada de uma forma que só ele poderia fazer. E posso dizer que é daqueles livros para um tempo depois voltar a ler.


“Já vivi muito tempo, sr. Markos, e uma coisa que aprendi é que vale a pena ter certo grau de humildade e caridade quando se julga o funcionamento interno do coração de outra pessoa.”  Nabi - pág 100



 Confesso que eu gostaria de escrever muito mais, porém tenho dificuldade de transformar em palavras algumas das coisas que sinto em relação a história e ao autor, sua forma de escrever. Quando terminei de ler e fechei o livro eu não conseguia pensar em nada, precisei de um tempinho para ir desvendando o que sentia.









Luci Cardinelli  Professora, atuou como profissional do mercado de capitais e atualmente é artesã. Além disso é amante da leitura e apaixonada por filmes, principalmente pelos antigos e dramas, só não assiste terror e acompanha diversas séries da TV. Ama arte, viajar e MPB.




3 comentários

  1. Amei a narrativa da Luci Cardinelli.
    Perfeita e a cada paragrafo lido mais vontade fiquei de adquirir logo o meu exemplar.
    Será que não existe nenhuma promoção com ele Irene??

    Saudades desse seu espaço.
    Bjs
    Debby :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha. Perfeita!
    Eu também, depois de ler O Caçador de Pipas e A Cidade do Sol fiquei super ansiosa por mais esse livro do autor. E não tem como não amar a narrativa de Hosseini, me emocionei com as histórias e com os personagens. Leria novamente!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Amei o Caçador de Pipas e A cidade do Sol e quero muito ler este. A escrita do Rosseini é emocionante. Adorei usa resenha, acho que quando um livro toca a gente, é difícil colocar a emoção m palavras.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...