Resenha "A Playlist de Hayden " de Michelle Falkoff


Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581637044
Ano: 2015
Páginas: 288




Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente

Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.

A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.




"VIAJE NA MELODIA DE UMA GRANDE HISTÓRIA"

A Playlist de Hayden é uma história marcada por músicas que tentam expressar sentimentos e conflitos de um adolescente levado a um trágico acontecimento. Temas como diferenças de classes sociais, transtornos genéticos, bullying, vingança, solidão, perdas vão gerar vários questionamentos, dúvidas, inseguranças em busca de respostas que podem levar a grandes mudanças. Michelle Falkoff nesse seu primeiro livro vai surpreender ao narrar sobre assuntos tão sérios e tristes.

Sam fora levado até a casa de seu amigo Hayden para pedir desculpas depois do que acontecera na noite anterior em uma festa que foram. Só que o encontra dormindo pesado enrolado em lençóis do Star Wars, mas tudo parece estranho para Sam até perceber que o amigo pusera fim à própria vida.

“E então vi mais uma coisa que eu havia deixado cair no chão. Um pen drive, junto com uma folha arrancada de caderno. Estava escrito:”



Fui surpreendida por essa notícia logo nas primeiras páginas acompanhando Sam que sabe que tem que aceitar o que o amigo fez, mas o que não sabe é o por quê. E o pior é que carrega o sentimento de culpa pelo que aconteceu. Era seu único amigo, se conheciam desde os oito anos  e viviam sempre juntos enfrentando suas insatisfações, seus medos e sendo alvo de  agressões na escola.   

Hayden era baixinho, gordinho e disléxico tendo dificuldades no aprendizado, fazia de tudo para não arranjar confusão e viver em paz. Seus pais só enxergavam o que lhes interessavam. Sua família era de uma classe social privilegiada, tinha um irmão mais velho, Ryan,  que era líder do time da escola e  junto com seus amigos Jason e Trevor faziam pouco de Hayden. Esses três eram conhecidos como a” trifeta do bullying”. Impossível não se revoltar com uma situação dessas.
"O irmão de Hayden pegava no pé dele na escola, e os pais, em casa.”

Sam já era alto e magricelo, seus pais eram separados, sua mãe era enfermeira e tinha uma irmã mais velha, Rachel. Eram de classe média levando uma vida mais simples do  outro lado de Libertyville.

Sam ouvia a Playlist de Hayden que tinha muitas músicas novas. Por que ele tinha incluindo elas em sua lista?  “Ele disse que, se eu ouvisse, entenderia.” 
Eles  eram geeks , e costumavam ir a uma loja no Shopping para ver HQ “The Walking Dead”.  Em uma de suas idas Sam foi abordado por Astrid, uma garota que conhecera Hayden e que sabia  sobre tudo que ele gostava. Ele e Hayden jogavam Mage Wafare e tinham seus personagens. Hayden era o de um Mago e Sam um golem. Incentivado por Astrid ele acaba comprando uma miniatura de um mago. Para Hayden ele chamava essas miniaturas de “bonecas para dorks”.


Sam gostou de Astrid, mas como era tímido e ela parecia ter um namorado ficou na dele. Em casa ele colocou a miniatura de mago em cima do  seu computador. Costumava sempre jogar Mage Wafare com Hayden e era uma das coisas que sempre o faria lembrar dele. Estava jogando quando alguém chamado Arquimago_Ged envia uma mensagem pelo chat.  Como isso era possível se esse era o nome de Hayden no Mage Wafare? Esse e outros acontecimentos misteriosos começam a surgir deixando Sam a cada dia mais intrigado achando tudo muito estranho.  


  

No decorrer dos capítulos, cada um citava uma música fui ouvindo durante a leitura. Sam vai tentando montar o quebra cabeça, mas só que alguém começa a querer se vingar dos “trifetas” e isso o deixa chocado. Ele não aceita esse tipo de atitude, mas por outro lado muitos começam a pensar que ele é o responsável. Quem poderia ter tanto ódio contra os trifetas a ponto de praticar vinganças tão chocantes?


Sam pensou que sabia tudo sobre seu amigo, mas ele tinha segredos que guardou com ele e naquela festa acontecera alguma coisa muito ruim que o levara as últimas consequências. Vamos acompanhar o amadurecimento de Sam, o seu relacionamento com Astrid que muitas surpresas vai nos revelar além de outros personagens como Eric que vão ajudar a desvendar o mistério que levou Hayden ao suicídio.

"Quem precisa de um grupo? Que mal existe em ter um único melhor amigo?
Eu sentia tanto a falta de Hayden quanto no dia em que ele morreu. Sentia tanta saudade que finalmente nem mesmo me sentia mal por pensar nele. Simplesmente mergulhava nas lembranças e deixava que suas ondas me levassem. Aquele momento foi o mais próximo que cheguei de chorar, e, se eu não estivesse a cerca de meio metro de um campo repleto de pessoas cuja maioria eu não conhecia."

A história é narrada em primeira pessoa por Sam que através de seu ponto de vista gera conflitos, medos e acima de tudo coragem para enfrentar as diversidades da vida. Uma história que ultrapassa limites e levanta questões sobre um tema como o bullying. Um ato de violência física e psicológica constante nas escolas. Um problema grave com “consequências sérias tanto para as vítimas quantos para os agressores.”


Ouça a Playlist de Hayden aqui.

Book Trailer 






Livro cedido pela nossa parceira Novo Conceito 



Irene Moreira Amante da comunicação, da arte de ensinar precisa transbordar seus sentimentos, conhecer pessoas, passear por lugares diferentes. Uma forma que a completa é ler e  escrever interagindo com esse mundo virtual. Aprecia uma boa leitura, mas é apaixonada por romances e suspenses.  e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob

2 comentários

  1. Oi Irene,
    estou bem curiosa para ler este livro! gosto de tramas que tratam sobre bullying
    apesar de este ser meio parecido com os últimos livros do gênero que eu li, estou bem curiosa para ler ele.
    estou ansiosa para descobrir essas coisas com o Sam também ;~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayme,
      É um livro que recomendo e mesmo tendo muitos livros que abordam temas sobre o bullying cada um tem algo a acrescentar.
      E em A Playlist de Hayden vemos as diferenças sociais onde a falta de conhecimento e ausência dos pais só vem a agravar mais os conflitos para com os jovens adolescentes.
      É sempre um aprendizado !
      Obrigado e Beijos

      Excluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...