Resenha "A Livraria 24Horas do Mr. Penumbra" de Robin Sloan



Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630236
Ano: 2013
Páginas: 288



Sinopse

A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo.

Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler.
Mas Jannon é curioso…



"Uma divertida e emocionante aventura sobre conspiração internacional, códigos secretos, amor platônico - 
e o segredo da vida eterna."

Qual amante por livro nunca desejou trabalhar em uma livraria? O web designer Clay Jannon acabou tendo essa sorte. Não que fosse seu objetivo de vida ou algum sonho de infância, mas devido a recessão financeira e as poucas oportunidades na sua área, a necessidade de trabalhar falou mais alto e Clay precisou ir em busca de um novo emprego. Agora ele é atendente noturno na Livraria 24h do Mr. Penumbra, uma livraria muito misteriosa e diferente das demais a começar pelo dono. Mr. Penumbra é um senhorzinho simpático e atencioso, porém estranho, muito estranho... e que tem uma forma estranha de organizar a sua loja. 

A livraria é dividida em duas partes, a primeira ficam expostos os livros mais comuns e conhecidos do grande público, já a segunda parte ficam os livros que guardam algum segredo, pois são todos escritos em códigos. Além dessa esquisitice, também tem os clientes peculiares que aparecem de vez em quando na loja. Como Clay trabalha no horário noturno, raras as vezes entra algum cliente nesse período (na verdade raramente entra algum cliente na loja em qualquer período do dia) e quando entra alguém, normalmente são velhinhos(as) tão estranhos quanto Mr. Penumbra e vão em busca dos livros codificados. Detalhe: Eles não compram, eles alugam os devidos livros e, segundo as orientações do dono, Clay além de anotar a saída do livro, precisa também anotar as características físicas e comportamentais dos respectivos clientes misteriosos. 

Todos esses acontecimentos acabam atiçando a curiosidade do rapaz, afinal o que de tão importante tem nesses livros? Por que os códigos? Por que só essas pessoas esquisitas procuram esses livros? São tantas perguntas para serem respondidas que Clay decide ir atrás dessas respostas. E ele não está sozinho nessa busca, conta com a ajuda do seu melhor amigo Neel e de Kat, uma menina que trabalha no Google e que ele acaba se apaixonando. 

"A outra livraria fica empilhada em cima e atrás de tudo isso, nas prateleiras com escadas altíssimas, e contém volumes, que, pelo menos segundo o Google, não existem. Pode confiar em mim. Eu procurei. Muitos têm aparência de antiguidades - com couro rachado, títulos folheados a ouro - , mas outros são recém-encadernados com capas novinhas. Então, não têm nada de antigos. Eles são apenas...especiais. Penso neles como o Catálogo Pré-histórico" (página 22)

"Ela está usando a mesma camiseta vermelha e amarela com o bam! impresso de antes, o que significa que (a) dormiu com ela, (b) tem várias camisetas iguais ou (c) ela é um personagem de desenho animado; todas são alternativas bem interessantes" (página 65)

O autor, Robin Sloan, está de parabéns pela obra, pois eu me surpreendi com o seu conteúdo. Achei que seria apenas uma história sobre livros e segredos (o que na verdade já me deixava com uma vontade imensa de ler), mas não é apenas isso. Uma das propostas de A Livraria do Mr. Penumbra também foi mostrar a influência da tecnologia nos dias atuais, inclusive na área literária, pois muitas das revelações do enigma que envolvia os questionamentos de Clay precisou da ajuda de computadores e programas específicos. Acredito que isso deu um toque especial na história, justamente por apresentar os dois lados, os livros físicos e a tecnologia (digitalização, ebooks, etc), o antigo e o novo, de uma maneira que não defendesse um ou o outro, mas que mostrasse como ambos podem conviver juntos e em prol de beneficiar as pessoas. Uma sacada genial e super atual!

"Não sabia que gente da sua idade ainda lia livros - diz Penumbra, Ele ergue uma sobrancelha. - Eu tinha a impressão de que liam tudo em seus telefones celulares." (página 71)

Eu só tenho elogios para esse livro. Achei fantástica e divertida toda a história, suas reviravoltas e como ela foi se desenrolando a medida que ia lendo. Conseguiu me prender da primeira até a última página e com doses certas de suspense, ação, humor e romance. Já vou logo adiantando que não é um livro romântico. O relacionamento de Clay e Kat é bem natural e real, não é açucarado igual a maioria dos livros quando retratam casais apaixonados. Eu, particularmente, adorei isso! Não sou muito fã de casais que fogem da nossa realidade. Aliás, todos os personagens são traçados de maneira natural. Cada um com sua personalidade e seu objetivo, mas todos unidos em busca de um propósito. Confesso que Mr. Penumbra me conquistou, um personagem carismático, sonhador e aberto para as novidades a sua volta. Gostaria de destacar que a história também teve várias referências famosas que o leitor vai se deparar ao longo da leitura. 

Soube que a “A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra” é o romance de estreia de Robin Sloan. Fiquei na vontade de ler mais livros do autor. Tomara que em breve possamos ver novidades no mercado e histórias tão boas quanto essa nas prateleiras. 

" - Acho que amo os livros porque eles são silenciosos e eu posso levá-los ao parque. - Ela aperta os olhos. - Ele ficou me observando sem dizer uma palavra. Então, eu falei: "Bem, na realidade eu adoro livros porque eles são os meus melhores amigos.". E ele sorriu. Ele tem um sorriso lindo." (página 110)


Assistam o Book Trailer 







Livro cedido pela nossa parceira Editora Novo Conceito
  
Vivian San Juan é publicitária, amante da criação, arte e música. Apaixonada por um paulista, casou e foi morar em São Paulo onde petende  trabalhar na área de sua formação. Uma menina atrapalhada, sonhadora, divertida e que ama tudo ligado a artes no geral. Carinhosamente é chamada por todos de Vivi.
e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob

4 comentários

  1. Oi Vivian e Irene,
    Adorei a sua resenha! Eu tenho esse livro aqui, mas acabei não lendo ele... agora que li a sua resenha fiquei empolgada e já fui catar ele aqui na minha estante rsrsrs Gosto muito de livros com reviravoltas e clima de suspense, ação, humor e romance *-*

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, demorei para ler esse livro e me arrependi, se soubesse que era tão bom tinha lido logo quando chegou rsrsrs... então...corre menina! tenho certeza que você vai gostar. Bjos

      Excluir
  2. Quando esse livro foi lançado fiquei com muita vontade de ler e as resenhas uma após a outra só aguçaram ainda mais essa vontade a sua então fez o livro ressurgir das profundezas do kobo onde ele se esconde. Quem sabe venha a ler ele mais cedo do que eu imaginava.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz isso Pandora. Tenho certeza que você vai adorar esse livro. :)

      Excluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...