Resenha "O outro lado do caleidoscópio" de Oscar Bessi Filho

Edição: 1
Editora: dubolsinho
ISBN: 9788587728401
Ano: 2147483647
Páginas: 116

"Numa escola como outra qualquer, fatos estranhos começam a acontecer, envolvendo diretoria, professores, funcionários e alunos. A confusão é geral e quanto mais a história avança mais a confusão aumenta, gerando conflitos de todos os tipos. Para aumentar a bagunça, tem banda de rock, aluna gótica, alunos cê-dê-efe, um empresário musical muito esquisito e ainda bastante conflito entre pais e filhos. Uma história de arrepiar, engraçadíssima, com um final que ninguém poderia imaginar. Só mesmo lendo, pois não dá para resumir. Como tempero especial, a linguagem do autor conserva todo o coloquialismo da garotada gaúcha de nossos dias."


Eu comprei esse livro há alguns anos atrás em uma feira de livros infantis e infanto-juvenis em Osasco/SP. Semana passada, procurando na estante livros que ainda não li, achei ele no armário e resolvi conferir qual era "O outro lado do caleidoscópio".

A história se passa em uma escola no Rio Grande do Sul e o personagem principal é Dudu. Ele é um menino de bom coração, um pouco rebelde, suas notas estão de mal a pior e ele é vocalista da banda de rock do colégio. A Banda Deuses Lerdos é formada pelos amigos do Dudu. Ele sonha em um dia viver de música. Seus pais, principalmente o pai, só pensam em trabalho, quase não tem tempo para o filho e são bastante ausentes na vida de Dudu. Isso reflete muitas vezes no comportamento do menino, porém ele gostaria que tudo fosse diferente ou como quando ele era criança, quando seus pais se importavam com ele. 

"A gente mergulha numa correria sem fim, pensando em futuro, futuro, futuro e esquece o hoje, pensou. Justamente o hoje que dará as cores, e as dores, desse amanhã pelo qual se batalha tanto."
Já no colégio estava acontecendo alguns mistérios como o furto de uma prova, o sumiço de uma bolsa da professora, a morte do cachorro do inspetor, e como Dudu, nosso protagonista, já tinha fama de rebelde, todas as acusações estavam caindo sobre ele. Nesse meio tempo ainda tem um diário que Anita, a menina ce-de-efe da classe, esqueceu na sala de aula e foi parar nas mãos de Dudu, que ficou encarregado de devolve-lo. Só que todos esses acontecimentos geraram uma confusão em grande escala. Muitos mal entendidos, amizades desfeitas e novas amizades que acabaram surgindo. 

O livro é fino e consegui ler em um dia. Ele tem uma história descontraída, leve e bem puxado para o público infanto-juvenil. Me fez lembrar os livros que lia na época do ensino fundamental da saudosa coleção Vaga-Lume. Eu estava precisando no momento de uma leitura rápida e que me remetesse há tempos onde não tinha as preocupações da vida adulta como atualmente. Era só estudar e tirar boas notas, nada de boletos e contas para pagar. Nada de problemas, só os de matemática na sala de aula ou no dever de casa. Bons tempos que não voltam mais. O Outro Lado do Caleidoscópio me proporcionou esse sentimento nostálgico. 

A história trás mensagens bonitas, que as vezes esquecemos no nosso dia-a-dia, como por exemplo: não julgar as pessoas antes de conhece-las, tentar ver e ouvir sempre os dois lados de cada situação (sim, os dois lados do caleidoscópio), a importância da presença dos pais na vida dos seus filhos, entre outros. 

Gosto bastante de prestigiar autores brasileiros e o Oscar Bessi Filho está de parabéns pela condução do livro e por toda a história em si. Os personagens foram bem estruturados e que me lembrava, muitas vezes, coleguinhas da época de colégio. As ilustrações que surgiam ao longo da leitura também estão muito boas. Acho que o único ponto negativo do livro é a capa. Ela é bem simples e não é muito atrativa. Eu não sou muito de me guiar apenas por capa de livro, leio a sinopse e se me interessar eu compro, mas isso não funciona para uma boa parte das pessoas, ainda mais para o público que é destinado o livro. Com certeza se tivesse uma capa mais interessante, faria bastante sucesso, pois a história vale a pena. 

Recomendo "O outro lado do caleidoscópio" para todos os pré-adolescentes e adultos que, assim como eu, querem fugir um pouco dessa realidade de ser "gente grande" e se aventurar no passado outra vez. 

O livro foi publicado pela editora mineira Dubolsinho. Fui conhecer mais um pouco sobre ela em sua fan page. Quem tiver interesse: https://www.facebook.com/editoradubolsinho

Também fui pesquisar sobre o autor Oscar Bessi Filho e achei um site pessoal, onde tem um pouco sobre sua história e os livros já publicados. http://www.oscarbessi.com.br/

Alguns exemplos de ilustrações do livro. 
 


3 comentários

  1. Oi
    não conhecia o livro, que bom que deu uma chance a leitura dele, parece ser uma leitura bem gostosa e rápida, espero que tenham achado o culpado dos acontecimentos. Também sinto falta de quando tinha que se preocupar apenas com a escola, agora minha preocupação preciso de emprego e não consigo, contas e outras responsabilidades da vida adulta.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise!

      O livro é fino e você devora ele em um dia. A história é gostosa, você acaba se envolvendo com a confusão e, sim, acham o culpado hahaha... Vale a pena darmos uma chance para livros poucos conhecidos, pois encontramos muita coisa boa por aí e de certa forma divulgando para mais gente.

      Menina, como a gente era feliz e não sabia neh? Tempos bons que não voltam mais. Espero que logo você encontre um emprego. Infelizmente nossa realidade está bem difícil, mas quando for a hora vai chegar.

      Obrigada pela visita e pelo comentário na minha resenha! Apareça, sempre quando puder aqui no nosso cantinho. Beijos e ótima semana!

      Excluir
  2. Oi Vivian! Você nem imagina minha felicidade ao ler teu blog, agora. Encontrei casualmente, numa pesquisa após sair do trabalho. Porque hoje alguém disse "é bom pesquisar nosso próprio nome, vai que alguém está te difamando!", hahaha. E não é que encontro justamente tua postagem? Bom, quero te agradecer demais e, desde já, te convidar para a leitura de "Um caminho no meio das pedras", a segunda aventura com Dudu & Cia. Tornaste mais leve uma noite que se avizinhava pesada. Obrigado por isto! Abração! Meu e-mail é bessi@bm.rs.gov.br

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...