Resenha " A Filha do Apanhador de Demônios" de Jana Oliver



Edição: 1
Editora: Farol Literário
ISBN: 9788562525490
Ano: 2012
Páginas: 368

Riley Blackthorne precisa apenas de uma chance para provar do que é capaz. E é exatamente com isso que os demônios estão contando... Riley tem apenas dezessete anos e é a única filha de Paul Blackthorne, um lendário caçador de demônios. Ela sempre sonhou em seguir os passos do pai e, em tempos de crise econômica, e de Lúcifer infestando as grandes cidades com novos demônios, a Associação de Caçadores de Atlanta está aceitando toda ajuda possível, mesmo que seja de uma garota.Quando ela não está fazendo o seu dever de casa, ou tentando disfarçar a queda que tem por Simon, outro aprendiz de caçador, Riley ajuda a proteger os assustados moradores da cidade das figuras demoníacas. Somente as de Nível Um, seguindo as regras do seu treinamento.Sua vida caminha normalmente, na medida do possível para uma adolescente caçadora de demônios, até que um demônio de Nível Cinco trava uma batalha com Riley na biblioteca. Como se isso já não fosse ruim o bastante, sua vida ainda é abalada por uma terrível tragédia, colocando em risco todas as suas escolhas e levando Riley para um perigoso caminho. Com o mundo desabando ao seu redor, a quem ela poderá confiar sua vida? E o seu coração?




O ano é 2018 e o mundo está em crise. A economia está simplesmente destruída e todos vivem desesperados em busca de uma forma de se manter vivos e de ter algum dinheiro em um mundo cada vez mais decadente. Como se os numerosos problemas sociais não fossem o suficiente, Lúcifer parece estar a fim de tornar tudo ainda pior infestando as grandes cidades com demônios.

E é nessa situação desesperadora que a história de Riley Blackthorne nos é contada: Uma garota de dezessete anos que já viveu muito mais que deveria e que mora em um apartamento caindo aos pedaços com seu pai que, depois da morte da esposa, recorreu ao que parecia ser sua única chance de sustentar sua família: Ser um apanhador de demônios. 

Uma profissão extremamente perigosa e que não poderia trazer-lhe uma vida lá muito confortável e promissora, ainda mais agora que sua filha está demonstrando um crescente interesse na carreira, por mais que ele se esforce em convencê-la a seguir uma vida mais segura.

E os medos do homem se tornaram ainda mais reais agora que a Associação de Caçadores de Atlanta está tão desesperada com a situação atual que está disposta a aceitar uma adolescente sem muita experiência como uma dos seus, por mais que ela pareça atrair desastres. 

Admito que de início não estava esperando muito desse livro e mesmo nas primeiras páginas, eu ainda estava bem incomodada com diversos fatores da história... Mas com o tempo, o livro me conquistou.

A narrativa, por mais que não seja a coisa mais linda e poética que já li, é rápida e consegue passar a mensagem que deseja de uma forma que reflete bem o que esse livro é, apesar de tudo: real.

Eu sei, eu sei. Estamos falando aqui de uma história sobre anjos e demônios num estilo Supernatural, mas de alguma forma, a autora conseguiu me convencer na maior parte do tempo, e eu senti que boa parte daquilo poderia acontecer. Seja pela proximidade das datas, ou pela realidade não muito distante do que provavelmente estaremos enfrentando no futuro no ponto de vista social, alguma coisa ali me segurou lendo o livro pelo simples fato de estar convencida.

E mesmo que muitas vezes certos personagens ou pensamentos da protagonista tenham me incomodado por sua natureza extremamente estereotipada, é preciso aceitar que no ambiente em que a personagem principal vive e com as pessoas com quem ela interage, essas coisas poderiam sim acontecer, e na verdade acontecem. 

Por vezes os estereótipos que eu encontrei nada mais eram do que um retrato do que acontece e de pessoas que realmente existem, por mais que me incomode. E aí voltamos ao que eu disse sobre esse livro conseguir ser real, sem forçar nada.

Temos uma adolescente em uma situação em que uma pessoa da sua idade não deveria estar, e ela está despreparada, mas nada em sua personalidade é exagerado. Ela não é frágil demais, ou forte demais. Ela é uma adolescente em um mundo corrompido, e a autora me convenceu disso.

Ela me fez gostar de personagens que inicialmente eu detestava, talvez até sem tentar. Mesmo que em alguns casos personagens que eu senti que deveriam ter sido gostados, não tiveram carisma suficiente para me fazer me interessar por eles, e eu não daria a mínima se eles morressem... Na verdade talvez isso tenha sido só um personagem: O interesse romântico da protagonista, do qual eu nem lembro o nome. Ele é chato, desinteressante e ele e Riley não possuem nem um pingo de química. Eu estava quase torcendo pra ele morrer em um determinado momento que se você leu, vai saber quando foi.

Concluindo: O livro possui falhas, sim. Mas conseguiu ser uma leitura rápida, interessante e que me surpreendeu, e por isso eu acho que merece suas 3,5 estrelas.


13 comentários

  1. Respostas
    1. Olá! Então eu acho que tem uma grande probabilidade de você gostar desse livro também. hahah

      Excluir
  2. Oi Ana,
    Confesso que não gostei muito do título, não é muito meu estilo de leitura preferida. Parabéns pela resenha
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu entendo, também não fui inicialmente chamada pela capa ou pelo título, foi mais a premissa e o início da história que me fizeram gostar mais da leitura.
      Obrigada!

      Excluir
  3. Também não gostei do titulo, mas você me convenceu que o livro é mais do que aparenta e é uma boa fonte de entretenimento. Pode não está no top 10 das leituras a seguir, mas certamente não está la lista dos "não leio de jeito nenhum".

    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro pode ser uma experiência muito interessante, ainda mais se a premissa soa como algo que você poderia gostar.

      Excluir
  4. Oi! Eu li este livro e a sequencia faz um tempinho e gostei bastante, sou muito fã de história deste tipo e com esta, são três séries do gênero que não há nem previsão de continuação por aqui. Fico triste por ter que deixar as leituras de lado e sem um desfecho.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!É horrível quando você está interessado no futuro dos personagens e no que irá acontecer conforme a história tem progresso, só que por algum motivo você não tem acesso às sequências.
      Dá uma sensação horrível de serviço mal acabado.

      Excluir
  5. oii Ana
    Gostei demais da sua resenha e da sua opinião sobre a obra.
    A história ficou mais interessante por causa das suas palavras.
    beijão
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada :)
      Eu espero que minha resenha tenha correspondido com o livro.

      Excluir
  6. Ainda não conhecia o livro, mas olha, fiquei bem interessada nessa história! Achei bem legal o fato de a data ser tão pertinho assim da gente porque eu consigo imaginar o nosso mundo em um caos em 2018 hahaha vou dar uma procurada nesse livro nas livrarias daqui!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é ótimo saber que eu te fiz se interessar pelo livro. Espero que encontre e goste da história. :)
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...