Resenha de Confissões de um Turista Profissional de Kiko Nogueira "


Depois de umas boas férias não podia deixar de falar um pouquinho deste livro do jornalista Kiko Nogueira da Editora Novo Conceito.  Olha que ele fala umas verdades que muitas eu já até  sabia, mas quem sou eu para julgar este homem com tantas milhas de viagens que tem em seu currículo. Temos mais é que aprender muito com esse turista profissional.

CONFISSÕES DE UM TURISTA PROFISSIONAL 
Tudo o que você queria saber sobre viagens

Autor(es): Kiko Nogueira | NÃO-FICÇÃO | VIAGENS
ISBN: 9788563219435 Ano: 2011 Edição: 1 Número de páginas: 94 


“Quem gosta de viajar, e viaja mesmo (isto é, não faz turismo pra inglês ver), sente uma vontade danada de falar a verdade sobre os lugares que visitou. Coisas como: vale a pena todo aquele trabalho no Louvre para não ver a Monalisa? Existe algum lugar mais insalubre do que uma barraca de praia no Nordeste? Ou ainda: por que o Brasil precisa de mais uma obra de Oscar Niemeyer, o veterano arquiteto que deixa um rastro de concreto aonde quer que vá? Mas falar essas coisas é, no mínimo, tornar-se um chato. Pois Jota Pinto Fernandes, alter ego de Kiko Nogueira, é o chato que vive em cada viajante. Corajoso e desbocado o suficiente para dizer o que as agências e seu amigo que acabou de chegar de Nova York nunca falarão. Escrito pelo ex-diretor da revista Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas, da Editora Abril, Confissões de um Turista Profissional é uma leitura para quem quer olhar as lindas fotinhos no celular, na volta daquele pacote inesquecível, e pensar: “E não é que era isso mesmo...?” 


Adoro viajar e agora mesmo acabei de chegar de Bogotá e cheguei à conclusão que tenho muito que aprender para me tornar uma turista profissional. Será que chego lá minha gente? Se todos os meus sonhos de viagem realizarem já estou mais do que orientada com a experiência e dicas que estão neste livro. Tem acontecimentos hilários como também alguns que temos mais é que levar a serio e ficar atento.
As confissões falam desde o investimento que é feito pelos Países / Cidades em relação ao turismo, da imagem como é visto pelos outros, de todo tipo de viajante - do mochileiro, da classe econômica e até uma pitada na primeira classe em grande estilo.
É tão interessante que li em menos de um dia e recomendo que aproveitem para viajar nessa leitura. Vou ressaltar alguns trechos que gostei e  entre eles quem sabe se posso ter passado por algo parecido ...

"... hoje qualquer mané acha que é fotógrafo. Não só fotógrafo. Qualquer mané com um Iphone se considera um Helmut Newton, um Cartier-Bresson, uma Annie Leibovitz."

"Cartagena é uma linda cidade colombiana. ... é também um porto estratégico mo país, é possuidora daquele elemento clássico de grandes metrópoles sul americanas: é cercado de favelas."

"Tem gente que acredita que ser "viajante" é melhor que ser "turista". Os primeiros são, basicamente, descolados do mundo, cosmopolitas, bonitos, espertos. Não viajam de pacote, falam 37 línguas, odeiam o Mac Donald's e conehcem todos os lugarzinhos que ninguém conhece...  Os segundos são... pessoas fracas. ... Sempre com uma câmera na mão e nenhuma idéia na cabeça."

" Só tem uma coisa melhor que viajar; falar sobre a viagem. ... Penso nisso ao olhar as fotos dos leitores na seção Viajantes. Cada foto de família num cruzeiro, cada imagem de casal na Europa, cada um desses flagrantes traz, consigo, um livro de contos."
 "Da próxima vez que você pensar em fazer economia, lembre-se daquela musiquinha: "Varig, Varig, Varig. Não é porque você paga "pouco" que tem que ser tratado como lixo. Não precisa ser primeira classe. Mas chega de falta de classe."
  
Como sempre a Editora Novo Conceito prima por bons livros e esse não fica de fora. Pequeno, mas com um conteúdo gigante. Para você que está de viagem marcada não deixe de ler.  Para comprar acesse aqui.





4 comentários

  1. Minha querida Irene,

    Voltarei com mais tempo para tentar colocar a leitura em dia.
    Estou fugindo da Net e do computador o mais possível por problemas nas cervicais em consequência do abuso.

    Beijo enorme.

    ResponderExcluir
  2. Vim cá por indicação da Ná e já comentei o livro a Menina que roubava livros. Há um outro de que gostei muito..Os catadores de conchas e o Vendedor de sonhos de Augusto Cury também é fascinante.. Os Catadores de conchas é de autoria de Rosamunde Pilcher. Não sei muito bem o que é pedido nesta iniciativa; mas espero vir a saber. Um beijinho e até breve
    Emília

    ResponderExcluir
  3. Olá. Já fiz um comentário, mas penso que não ficou. Já comentei o livro A memina que roubava livros. Não sei muito bem o que é pedido aqui neste blog; se indicar livros, se colocar o resumo. Há dois que gostaria de enumerar, pois achei-os fantásticos: O Catador de conchas de Rosamunde Pilcher e o Vendedor de sonhos de Augusto Cury. Gostaria de saber, como disse , o intuito desta iniciativa, se só indicar livros, se colocar aqui algo sobre eles. Um beijinho
    Emília
    Comecardenovopt.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, achei interessante a proposta do livro e um verdadeiro guia para os turistas. É um livro dinâmico, os textos não são longos nem cansativos, então torna a leitura fácil para chegar ao fim.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...