Entrevista com a escritora Tatiana Amaral autora do livro "Segredos" Editora Baraúna



 
A Saleta de Leitura recebeu de sua parceira, a Editora Baraúna, o livro Segredos para leitura e resenha. Agora vamos conhecer um pouco sobre sua autora Tatiana Amaral.


Tatiana Amaral é “baiana, mora em Salvador e é formada em Administração com habilidade em Marketing. Amante da leitura tornou-se escritora postando histórias na internet, alcançando um grande público, para depois enveredar em livro. Segredos é seu primeiro livro lançado pela Editora Baraúna.”

Foi através de seu Blog que conhecemos um pouco sobre essa escritora que nos encantou com seu primeiro livro mostrando que veio para ficar e encher as prateleiras dos amantes da leitura com seus próximos livros. Façam uma visita e não deixem de ler a Carta de Thomas para Cathy e vejam que linda e emocionante declaração de amor.

E aqui estamos com uma pequena entrevista com perguntas que foram surgindo no decorrer da leitura de Segredos e também algumas sobre quais os planos de Tatiana Amaral como escritora e profissional de Marketing.

1. Gostaríamos de saber de onde surgiu a sua inspiração para escrever Segredos. Foi fruto de sua imaginação ou baseou-se em algum fato real vivido por alguém?
Com certeza fruto da minha imaginação, que é muito fértil. “Segredos” foi escrito como fanfic, ou seja, uma história criada por mim onde os personagens são de outra história, no meu caso da Saga Crepúsculo. A princípio a história era mais curta e não tinha tantos detalhes como a existência do pai de Cathy ou dos segredos dela. A fanfic foi um sucesso na internet e por casa disso acabou virando um livro. Não sei te dizer ao certo como a história surgiu, acho que do fato de eu conviver com adolescentes e sempre ouvir os seus sonhos e desejos em relação aos astros que amavam. O fato foi que comecei a escrever e deu certo. 

2. Além dos protagonistas Thomas e Cathy interagimos com outros personagens. Alguns deixaram marcas fortes e cheias de emoção como o pai de Cathy e sua esposa Samantha, Lauren com suas loucuras, Dyo e suas amigas onde destaco a Mia. Quando idealizou a história já existiam os segredos de Thomas e Cathy ou foram surgindo no decorrer da escrita?  Os personagens que destaquei também já existiam ou foram nascendo de acordo com o desenrolar da trama?
Quando escrevi a história existiam apenas os segredos de Thomas e as inseguranças de Cathy. Quando resolvi torná-la livro os segredos de Cathy surgiram e com eles história da sua mãe, pai e Samantha. Todos os outros personagens já existiam, eu apenas acrescentei mais detalhes.

3. Sabemos que como amante da leitura carregas uma bagagem que alimenta a sua imaginação, como mulher tem a sensibilidade dos sentimentos, mas existem dois lados. Como conseguiu descrever os sentimentos com tantos detalhes e delicadeza em relação aos momentos íntimos de Thomas e Cathy?
Não sou romântica, então não entendo como consigo descrever histórias de amor de maneira tão forte e delicada ao mesmo tempo. Eu simplesmente coloco músicas que me ajudam a escrever e deixo a imaginação tomar conta de mim. Quando acabou e vejo o que escrevi fico sempre admirada. Muitas vezes eu escrevi com tamanha intensidade que chorei junto com os personagens ou dei risada por minutos seguidos. Eu costumo dizer que Thomas e Cathy ganharam vida e decidiram como seria o fim da história. 

4. Outra parte que me surpreendeu foi quando Cathy foi baleada. Para detalhar tudo que ela estava sentindo estando entre a vida e a morte teve que fazer alguma pesquisa, consultar alguém que já tivesse passado por isso? 
Não. Já li várias vezes sobre o assunto e não precisei de muito para descrever. Procurei apenas destacar o que eles sentiam deixando a minha imaginação me dominar. Ficou forte, mas eu gostei muito. Na verdade eu pensei: como eu me sentiria se estivesse morrendo e tivesse que me despedir de alguém que eu amo? Entrei na personagem e escrevi o que sentia. Isso é comum quando escrevo. As vezes as emoções são tão fortes que tenho que esperar um tempo para entender que quem estava sentindo era a Cathy ou o Thomas e não eu. 

5. Quando ela caiu no mar e viveu aquele desespero do trauma de sua infância em relação a sua mãe foi tirado de algum fato verídico?
Não. Nunca conheci ninguém que passou por algo parecido. A história foi sendo criada e quando eu percebia já estava tudo pronto e elaborado eu só fazia escrever mesmo. 

6. Já teve alguma proposta para fazer um filme de Segredos?  Algum leitor já fez algum comentário sobre essa possibilidade?
As pessoas falam sobre esta possibilidade. Recentemente uma pessoa que leu o livro me disse que ele foi escrito como um roteiro de cinema e que ela conseguia visualizar todas as cenas. Até agora não recebi nenhum proposta, o livro só tem três meses que foi lançado, mas adoraria que fosse verdade. Quem não imagina o seu livro virando um filme? Seria uma grande felicidade.

7. Depois de Segredos
você já está programando escrever  outro livro?
Estou escrevendo a continuação de Segredos no momento, que chamará Traições: porque a vida não é um conto de fadas. Neste a história de Cathy e Thomas está mais forte, mais sofrida e muito mais emocionante. Acredito que esteja ficando melhor do que o primeiro. Também já tenho outros projetos, como um livro infantil e outras histórias que estão aguardando o momento correto para se tornarem livros. 

8 – Através da Internet você já mostrava o seu dom para a escrita escrevendo suas histórias. Alguma delas motivou a escrever esse seu primeiro livro?
A minha primeira história para a internet se transformou em meu primeiro livro. Não tinha como ser diferente. O sucesso foi assustador. Mas após esta eu escrevi mais duas histórias: Por mil anos e One and Only que estão também atingindo um grande sucesso, mas não vou transformá-las em livro, tenho outros projetos em mente. 

9 – Sabemos que é profissional da área de Marketing além da função de escritora. Como consegue conciliar as duas funções?
Não trabalho na área de marketing, apesar da minha formação. Na verdade sou administradora em uma empresa que tenho com meu marido. É muito complicado administrar as duas coisas. A responsabilidade é grande e para conseguir fazer as duas coisas acabo trabalhando em dobro. Tem dias que quero escrever, mas estou tão cansada que deixo para depois. Sei que vai chegar um momento que terei que escolher, mas por enquanto vou tentando conciliar.

9 – Pretende futuramente se dedicar somente a atividade de escritora?
Com certeza. Levei muito tempo para encontra algo que amasse fazer e me encontrei verdadeiramente sendo uma escritora. Tenho muito a aprender e melhorar, mas não quero desistir. sei que chegará o momento em que vou acordar e sentar em frente ao computador e escrever sem me preocupar com outros compromissos. 

10 – Qual o recado que deixaria para os seguidores e leitores da Saleta de Leitura?
É muito bom receber o carinho das pessoas pelo que escrevo então tenho muito a agradecer. “Segredos” foi escrito com muito amor. É uma história linda, cheia de sentimentos que vale muito a pena conferir. Obrigada!

Agradecemos o seu carinho em nos conceder essa entrevista e parabenizamos pela excelente obra que já é um sucesso.
 

A Saleta de leitura finaliza com algumas fotos do Lançamento de seu livro realizado na Livraria Cultura no Salvador Shopping, no dia 11/05/2012. 
  

"Noite de lançamento. Foi lindo demais! Adorei reencontrar velhos amigos e abraçar os novos amigos. Ogrigada a todos que fizeram questão de estar lá comigo." ( Tatiana Amaral)
 



Para ver mais fotos do lançamento acessem aqui.


Cliquem na imagem abaixo para ler  a resenha 
 e participar do sorteio.


3 comentários

  1. É sempre muito bom acompanhar as entrevistas de autores, saber suas inspirações, e o aproxima de nós, leitores. Interessante saber que o livro surgiu de uma fanfic ;) e mais ainda em ver o trabalho ser publicado. Sucesso à autora!

    ResponderExcluir
  2. aDOREI A ENTREVISTA, MUITO COMPLETA E NOS FAZ DESEJAR AINDA MAIS LER ESSE LIVRO!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a entrevista!
    O problema é que eu descobri que se eu ler o livro, que eu tanto estou querendo, vou ter que ler as continuações!
    Pelo menos a história não vai acabar tão cedo, o que é muito bom!!! rsrs

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...