Especial Harry Potter - Parte 3



Não faça perguntas e não te direi mentiras.

Todos temos luz e trevas dentro de nós. O que nos define é o lado com o qual escolhemos agir.

O mundo não se divide em pessoas boas e más. Todos temos Luz e Trevas dentro de nós. O que importa é o lado o qual decidimos agir. Isso é o que realmente somos.

"Não vale a pena mergulhar nos sonhos e esquecer de viver."

"As conseqüências dos nossos atos são sempre tão complexas, tão diversas, que predizer o futuro é uma tarefa realmente difícil."



Harry Potter e a Cálice de Fogo




Quando a Irene me propôs participar do especial sobre o Harry Potter, vibrei! Primeiro porque adoro as histórias, tanto pela obra em si, quanto pelo seu impacto como incentivadora da leitura e por sua capacidade de criar fãs ardorosos. 

A partir do Cálice de Fogo (Harry Potter and the Goblet of Fire), a obra começa a amadurecer, tanto em sua temática quanto nos próprios personagens.

Para você que estava preso em uma dobra temporal, em uma prisão subterrânea, ou que nunca ouviu falar sobre o bruxinho com cicatriz de raio na testa, um breve resumo da obra. 

A história inicia com a ida de Harry Potter e seus amigos, Rony Weasley e Hermione Granger, o pai de Rony, Arthur Weasley e seus irmãos Gina, Fred e Jorge, à Copa Mundial de Quadribol, onde Harry conhece Cedrico Diggory, um popular aluno da Lufa-Lufa.


No meio da festividade um incidente aterrador, o acampamento é atacado pelos servos de Você-Sabe-Quem, os Comensais da Morte, que projetam a Marca Negra no céu.


Após a sua chegada em Hogwarts são informados que a escola irá sediar e participar da maior competição mágica do mundo bruxo, o Torneio Tribruxo, com duas outras escolas Beauxbatons e Durmstrang.

Três alunos serão escolhidos pelo Cálice de Fogo (que dá título ao livro) para representar suas respectivas escolas. Apenas alunos com 17 anos ou mais podem participar: Cedrico  (Hogwarts), Fléur Delacour (Beauxbatons) e Vítor Krum (Durmstrang). Porém de forma misteriosa um quarto aluno é escolhido para participar da competição: Harry, com apenas 14 anos, o que leva muitos alunos a invejarem e desgostarem, incluindo Rony.



O torneio consiste de três provas, todas muito perigosas, e os alunos terão que utilizar conhecimento mágico avançado, habilidade e sorte para sagrar-se campeão do torneio.


Paralelamente ao torneio, vamos percebendo o crescimento dos personagens e seus interesses românticos, parece quase o poema Quadrilha de Carlos Drummond: Gina que ama Harry, que ama Cho Chang que ama Cedrico. E por fim, Rony cheio de ciúmes de Hermione que esta sendo assediada por Vítor Krum.

A história encaminha-se para um final sombrio, sendo o torneio, no fim, uma trama muito bem executada para capturar Harry, e utilizar seu sangue para o renascimento de Voldemort!


O livro termina com o retorno do vilão e a solidificação dos laços entre as três escolas de magia.

Este livro é um dos que mais gosto, e o filme foi muito bem adaptado.  


* * * * *



Harry Potter e a Ordem de Fênix



Um dos livros mais volumosos da saga, e um dos melhores. Nele constam informações tão importantes, que praticamente define o rumo que a saga irá seguir. 

O livro inicia com Harry preste a ter um ataque de nervos, sentindo-se completamente abandonado pelos amigos, quase sendo expulso após realizar mágica no mundo trouxa, e descobrindo que passou o verão todo sendo vigiado a mando de Dumbledore 

Após ser resgatado da casa de seu tio, por uma comitiva: Olho-Tonto Moody, Remo Lupin, e Ninfadora Tonks, que o levam para a casa de Sirius Black. Lá, ele encontra Rony e Hermione, que explicam o porque do isolamento, mas mesmo assim, ele explode toda a sua frustração sobre o verão que passou. No fim, eles explicam, o que é a Ordem da Fênix. Eu gostaria de ler um livro sobre a primeira Ordem, enfrentado Voldemort e os Comensais da Morte.

Após ser absolvido da infração, Harry retorna a Hogwarts, porém há toda uma campanha, promovido pelo Ministério e pelo Profeta Diário, para desacreditar Harry e esconder o retorno do Lorde das Trevas.

Os problemas de Harry só estão começando, principalmente com a nova professora de Defesa contra Artes das Trevas, Dolores Umbridge, na verdade uma porta-voz do Ministério em Hogwarts. 

Cada vez mais que relatos sobre Voldemort aumentam, mais a intervenção do Ministério em Hogwarts piora, a ponto dos alunos começarem a estudar Defesa contra Artes das Trevas por conta própria, tendo Harry como professor, denominando-se a A.D. (Armada de Dumbledore). No final, os alunos são descobertos, obrigando Dumbledore a sair de Hogwarts e Dolores assumindo como diretora.

Ao mesmo tempo, Harry descobre que está cada vez maior a sintonia mental com Voldemort, e Dumbledore o obriga a ter aulas particulares com Snape, para defender sua mente. Entretanto, os treinamentos não dão o resultado esperado, e Harry acaba descobrindo sobre a profecia que define o seu destino. 


O livro merece vários destaques: a despedida espetacular de Hogwarts dos gêmeos Fred e Jorge, o aumento da participação do Neville Longbottom, a introdução da personagem Luna Lovegood, a batalha final entre a Ordem da Fênix e os Comensais da Morte no Ministério da Magia.

O final do livro é trágico e bem dramático, tanto que a própria autora chegou às lágrimas escrevendo. Porém, com a certeza de que o confronto decisivo estava próximo. 

Quando terminei de ler o livro fiquei na expectativa da adaptação para o cinema (principalmente as batalhas), que foi feita de forma espetacular.







 Participem do sorteio do  Especial Harry Potter  que está no ar e aguardem que vem mais sorteio por aí.

25 comentários

  1. Eu sou apaixonada pelo Vítor Krum. #Fato Preciso de um cara desses em minha vida, foi o que pensei quando lia o livro, que para mim foi um dos melhores da série. Também curtir muito "A ordem da fênix" ver os meninos crescendo e se aprimorando para lutas foi legal... Foi épico!!! Saudades de ler esses textos!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro Harry Potter, quando a série acabou, também fiquei com saudades, que só não foram tão grande porque migrei para a série do Percy Jackson, que não é tão marcante como Harry, mas mesmo assim muito boa, principalmente a nova saga dos Heróis do Olimpo. Os livros que mais gostei foram a Pedra Filosofal, a Ordem da Fênix e as Relíquias da Morte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo também sou fã do Percy e sou daquelas que está contando os dias para o fim da nova série dele!!! \o/

      Excluir
    2. Eu achei Percy Jackson muito semelhante ao Potter, não consegui passar do primeiro livro - na verdade terminei a duras penas..... e olha que quis muito gostar.

      Excluir
  3. Apesar de todos esses anos,provavelmente nunca vou decidir qual é meu predileto,mas tenho um carinho todo especial pela Ordem da Fênix pois é quando fatos sobre Neville e vemos o desenvolvimento dele e de vários personagens,temos a aparição da Luna e mais ação com os alunos.

    ResponderExcluir
  4. Livros bons e marcantes, sempre serão motivo de nova leitura.
    A história nunca tem um "fim" de fato, quando relemos uma obra, é como se começássemos do zero. A emoção é a mesma, a paixão é a mesma, a alegria também, somente é diferenciada pelo efeito surpresa que já não possui mais.
    Recordar é uma delicia e partilhar dessa alegria é divino!

    Foi bem partilhada neste post.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Oláa equipe Saleta de leitura! Gostei muito dessa ideia de um especial do Harry Potter em homenagem ao Halloween. Ahh...ainda não li nenhum livro e vi apenas alguns filmes, mas pretendo me atualizar quanto a isso!^^
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  6. Adoro essa saga!
    Li todos os livros (minha filha também), assistimos a todos os filmes no cinema e de vez em quando ainda vemos os dvds aqui em cada =D
    Meus preferidos são O Enigma do Príncipe e As Relíquias da Morte.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  7. Relíquias da Morte é o meu predileto por conta do desfecho da história,mas Cálice de Fogo é o que mais gosto em e tratando de trama,adoro o Torneio e principalmente a aparição das outras escolas.

    ResponderExcluir
  8. Quando li "O Cálice de Fogo" me decepcionei bastante, junto com o "A Câmara secreta" é dos que menos gosto. Já com "a Ordem da Fênix" a coisa mudou de figura, o fervor ressurgiu e me tornei mais fã que nunca do bruxinho.

    Bons tempos.

    Ah, mas o melhor, pra mim, é o "O Prisioneiro de Azkaban".

    ResponderExcluir
  9. Sou viciada em harry potter ao nível extremo, acho que o melhor livro da serie é as relíquias da morte, não sei se é porque chorei o livro inteiro só por saber que era o último ou se a leitura em si me emocionou, mas realmente foi uma leitura bacana e deliciosa

    ResponderExcluir
  10. Eu sou fã incondicional de Harry Potter. Adorei assistir aos filmes, só que ainda não consegui ler nenhum dos livros. Mas estão na minha meta de leitura para o próximo ano.

    ResponderExcluir
  11. Já falei que o Cálice de fogo é um dos meus preferidos, muito eletrizante! A ordem da fênix é muito longo, achei um livro "pesado", triste. E tem a pior personagem de todos os livros da série na minha opinião: a Umbridge, que mulher pavorosa! rsrsrs A Luna é muito engraçada, gosto muito.

    ResponderExcluir
  12. Adoro Harry Potter e achei super legal esse especial dele. Pena que acabou a série, dá até um vazio rs.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  13. só em lembrar dos livros e do filme me bate uma nostalgia tão grande, bom tempo aqueles!!!

    ResponderExcluir
  14. A ordem da fênix é meu preferido. Amo de paixão. Sem contar que é quando conhecemos a fofa da Luna *-* É sempre o filme que assisto de Harry.

    ResponderExcluir
  15. At the like clip, woodland's is only among the places where couponss abound. This regal anchor ring befits a adult female of in a house that honored the ability of the written word.

    Look into my page; coupon code

    ResponderExcluir
  16. Gente é Maravilhoso poder rever tenho canal a cabo e ñ canso de velos toda vez que passa ñ me canso
    gosto muito muito muito!
    bjos....

    ResponderExcluir
  17. Nesses dois livro eu chorei... Nas mortes... E as batalhas foram fora de série... Eles são espetaculares, mas ainda não são meus favoritos da série... Gosto bastante da personagens Luna, devido a sua história...

    ResponderExcluir
  18. Adorei os livros, muita ação,uma leitura excitante, mantendo o nível dos outros livros.

    ResponderExcluir
  19. Eu amo Harry Potter, por isso não consegui, até hoje, escolher um livro como favorito. Todos são ótimos!!

    ResponderExcluir
  20. Nossa, parabéns ao Saleta de Leitura por esta bela e merecida homenagem para uma saga mágica que marcou com certeza a vida de crianças,adolescentes e adultos.
    A cada lançamento de livro ficávamos na expectativa esperando para descobrir e acompanhar o que iria acontecer.
    Os livros Harry Potter e a Cálice de Fogo e Harry Potter e a Ordem de Fênix vão dando o tom para mo começo da despedida da saga e as aventuras,os obstáculos as magias os inimigos... tudo vai ganhando um tom mais dramático e trágico também,estava chegando a hora do combate decisivo e o final da saga que com certeza vai ficar em nossa memória.

    ResponderExcluir
  21. Discordo em apenas uma coisa na sua postagem: não achei o Cálice de Fogo muito bem adaptado. Claro, não ficou horrivel, Mike fez realmente um trabalho muito bom, e incluiu cenas divertidas e que deram um toque diferente. Mas, em comparação ao livro e a trama criada no mesmo, achei o filme um resumo básico. Talvez seja porque Cálice de Fogo é um baby para mim. Já a Ordem da Fênix foi vibrante *-* a "rebelião", o Harry revoltado - que me dava vontade de bater mas, ao mesmo tempo, entendia muitas coisas, afinal eu sou adolescente. O desfecho me fez chorar muito, e os acontecimentos seguidos. Também gosto muito da Luna, que aparece nesse volume.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...