Resenha do livro " Charlotte Street " de Danny Wallace - Editora Novo Conceito

O amor pelas ruas de Londres

Sinopse


Tudo começa com uma garota... (porque sim, sempre há uma garota...) Jason Priestley acabou de vê-la. Eles partilharam de um momento incrível e rápido de profunda possibilidade, em algum lugar da Charlotte Street. E então, em um piscar de olhos, ela partiu deixando-o, acidentalmente, segurando sua câmera descartável, com o filme de fotos completo... E agora Jason — ex-professor, ex-namorado, escritor e herói relutante — se depara com um dilema. Deveria tentar seguir A Garota? E se ela for A garota? Mas aquilo significaria utilizar suas únicas pistas, que estão ainda intocáveis em seu poder... É engraçado como as coisas algumas situações se desenrolam...





Autores: Danny Wallace
Titulo: Charlotte Street
Editora : Novo Conceito
Ano: 2012 / Edição: 1
Número de páginas:
400
FICÇÃO /ROMANCE


Jason Priestly depois que sua namorada o deixou ele passa por uma crise que o leva a largar o trabalho de professor para seguir o sonho de ser jornalista. Passa a ser free lancer escrevendo para o “London Now”, jornal gratuito que é distribuído no metrô.

Ele mora com o amigo Dev (super divertido) em um apartamento na Caledonian Road que fica “em cima de uma loja de vídeo game entre uma agência de notícias polonesa e aquele lugar que todo mundo pensa ser um bordel, mas não é.


Começa a história na movimentada Charlotte Street , quando Jason Priestley por um acaso encontra uma garota cheia de sacolas tentando equilibrá-las para pegar o taxi. Percebendo que ali havia “alguma coisa doce, pequena e frágil” ofereceu ajuda. Foi assim que sem perceber acabou ficando com sua câmera descartável 35 mm. 

“E Ela sorriu para mim. Um sorriso inacreditável”. pg. 15
 


Bastou esse acontecimento para Jason acreditar que essa seja “A GAROTA” de sua vida. Somado a isso tudo fica sabendo que sua ex-namorada Sarah fica noiva de seu amigo Gary e ainda que está grávida.

Seu mundo parece em crise, mas é quando ele se agarra a esperança de encontrar “A Garota” , pois se acha ligado a ela, que é o destino que os fez se encontrarem.

Com a ajuda do amigo Dev as fotos são reveladas o que cada vez descobre acontecimentos que mostram que deve seguir em frente a sua busca.

No decorrer na história que é narrada em primeira pessoa, Jason nos relata o seu cotidiano, os lugares em que vai a pedido do Jornal para avaliar e com isso vamos tendo contato com alguns personagens como Zoe a sua chefe no Jornal London, Abby e tantos outros que vão surgindo no meio dessa busca.

Confesso que me desmotivou um pouco a leitura, tornando ela um pouco desgastante, nas intermináveis páginas que narram tantos detalhes sobre os diversos lugares em Londres que talvez por não conhecer me senti perdida. Tentei localizar no Google para poder acompanhar a história que tem seus momentos divertidos como também tristes e emotivos. Poderia encher esta resenha de milhares de imagens que em parte me ajudaram a imaginar e continuar acompanhando o Jason em sua busca.  Como ajuda uma pesquisa no Google vocês não acham? Só que temos que saber como pesquisar e como perguntar, pois nem sempre chegamos no lugar certo.

O que achei muito interessante foram os provérbios que surgem após alguns capítulos que nos fazem parar para refletir não só na história, mas em nossas vidas.

“Onde estiver a mulher que você ama, você irá fazer todo o esforço, até a morte, para chegar até ela” Provérbio tradicional da Tribo Shona, Zimbábue. pg. 238

Gostei também das histórias que Jason narrava sobre casos de casais que tiveram encontros em situações diferentes, mas semelhantes quanto ao sentir ser coisas do destino e que acabaram tendo um final feliz. Acho que davam a ele uma motivação para seguir em frente e continuar sua busca.
É o que venho fazendo com A Garota, é claro. Esse planejamento. Encontrando significado onde talvez não exista, baseando tudo em poucas coisas: um meio sorriso arrancado rapidamente em uma noite escura na Charlotte Street.” pg. 209   

O autor Danny Wallace escreve de uma forma agradável , inteligente e o romance que nos conta é criativo e bem diferente. Talvez por se passar em Londres e pela sinopse imaginei um tipo de “História de Amor”, mas não é pelo fato de não ter sido aquilo que esperava que venha a tirar os méritos desta obra. Neste romance o protagonista vai a busca da garota de sua vida, mas por outro lado ele está procurando se encontrar depois dos tropeços que a vida lhe deu. Quanta a capa é linda, digna de elogios que me conquistou a primeira vista.

Diversão e romance

Uma comédia requintada, ambientada nas ruas de Londres, repleta de muita confusão, cenários estonteantes e um romance pra lá de inusitado. É isso o que podemos esperar de Danny Wallace, no livro “Charlotte Street”.
 
Autor da comédia “Yes Man”, que inspirou o longa Sim, senhor, interpretado pelo ator Jim Carrey, Danny traz para o seu mais novo trabalho todo o seu senso de comédia, regado à cultura pop inglesa e muito humor.
Segundo o site de cinema Omelete, a Working Title Films adquiriu os direitos para adaptar o livro “Charlotte Street” para as telonas.Saiba mais clicando aqui.

Avaliação 3


 BOOK TRAILER




13 comentários

  1. Irene, o livro parece ser bem gostoso de ler, leve, tranquilo, acho que vou passá-lo na frente de algumas de minhas leituras.

    Ah, o Google é muito útil, mas nunca tinha pensado em utilizá-lo para poder conhecer um detrminao local e me ambientar melhor no livro, interessante isso.

    Adorei a resenha. Beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza o Google é uma ferramenta que nos ajuda a viajar por esse imenso universo.
      Que bom que gostou e tenho certeza que vai gostar dessa comédia romântica de Danny Wallace.
      Obrigado amigo.
      Beijos

      Excluir
  2. nossa, nem imaginava que Sim Senhor foi inspirado nele e tudo o mais...
    assisti o filme ONTEM! hahaha *-*
    estou super afim de ler este livro!! parece ser muito lindo ;~~
    e os quotes que vc escolheu me fez babar mais ainda no livro
    parabéns pela resenha Irene :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rayme
      È uma comédia romântica que vale a pena ler. Tenho certeza que vai gostar e inclusive da forma como gostosa como Danny Wallace narra sua história.
      Beijos:)

      Excluir
  3. Oi Irene!
    Também gosto de me ambientar na narrativa consultando o Gloogle, mas confesso que descrições em excesso me cansam. Na capa do livro está escrito "Uma história de amor", então acho que ia ficar bem decepcionada se não rolasse um romance... Acredito que como um filme de comédia a história irá funcionar bem.
    Ótima resenha, beijos... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis
      Amiga sempre bom V~e-la por aqui na Saleta se Leitura. Pode não ser uma História de Amor, mas vamos considerar uma comédia romântica super diferente e bem criativa. Com certeza não vai se decepcionar. Vale muito ler essa obra do Danny Wallace.

      Beijos

      Excluir
  4. Olá

    A história parece ser bonita, mas achei um pouco parado demais, não sei se iria gostar da leitura.
    A idéia de ambientar o livro é legal.
    Quanto a capa eu gostei! bjs

    ResponderExcluir
  5. Fernanda
    A história em momento algum é parada. Pelo contrário é bem agitada. O que chegou a me frear em determinado momento foi o desconhecimento dos lugares descritos, mas é uma obra que vale a pena ler. Vai gostar e se divertir bastante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Sou simplesmente louca por esse livro, já ta na minha lista a muito tempo!

    ResponderExcluir
  7. Clara então chegou a hora de dar prioridade na sua leitura. Uma boa comédia romântica e acho que o filme então vai ser um sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Irene conhecer Londres é um daqueles meus sonhos impossíveis, mas ainda assim é um sonho! Londres é uma daquelas cidade que já foram a capital do mundo então deve ter coisas muito legais para ver. Um livro ambientado em Londres deve ser show.

    E sim, o que seria de nós sem nosso amigo Google ein!?!?! Dor, terror agonia. Eu lembro que quando era adolescente e lia um livro ambientado em outra cidade ficava doida procurando nas enciclopédias barsa informações sobre o lugar, hoje é tudo tão mais fácil. A gente pode até passear com o Google mapas pelas ruas das cidades!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu amo Londres acho que ficarei bem a vontade lendo esse livro, alem do fato da historia se passar em Londres essa historia é muito interessante, pelo menos eu me encantei, acho que é a magia de Londres, está me segando para talvez uma realidade diferente. Bem o que me resta é ler o livro e depois prometo voltar contar o que achei.
    O livro é lindo e eu estou muito curiosa para saber se ele encontra a garota.
    Obrigada pela dica meninas.

    ResponderExcluir
  10. Nossa o livro tem um enredo interessante.
    Mas,pensei que Charlotte Street fosse um romance fofo.
    Sabe pela sinopse do Jason ser o protagonista,olhar uma garota,se interessar e tentar descobrir quem ela é.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...