Resenha do livro "Preces e Mentiras" de Sherri Wood Emmons - Editora Novo Conceito

Sinopse
Quando Bethany, de 7 anos, conhece sua prima de 6 anos, Reana Mae, é o começo de uma relação desajeitada que salva ambas de uma solidão profunda. Todo verão, Bethany e sua família vão de Indianapolis para West Virginia’s Coal River Valley. Para a mãe de Bethany, essas viagens até lá a lembram de sua infância pobre e composta por minas de carvão, um lugar do qual ela desejou escapar. Mas seus amados familiares e a amizade de Bethany e Reana Mae continuavam trazendo lembranças.
Mas conforme Bethany cresce, ela percebe que a vida nessa comunidade pequena e unida não é tão simples quanto pensava... que as cabanas na beira do rio, que guardam muito da história de sua família, também geram fofocas escandalosas... e aqueles mais próximos a ela guardam segredos inimagináveis. No meio das florestas densas e da beleza silenciosa do vale, esses segredos estão finalmente sendo revelados, com uma força suficientemente devastadora para acabar com vidas, fé, e a conexão que Bethany pensou que duraria para sempre.



Título: Preces e Mentiras
Autor(es): Sherri Wood Emmons
Editora: Novo Conceito
Edição 1 / Ano 2012
Número de Páginas : 368



Preces e mentiras não é um livro de difícil leitura, narrado em primeira pessoa em uma linguagem simples e coloquial é daqueles tipos que vc ler praticamente de uma vez. Mesmo eu que tenho tido muito dificuldade de ler nos últimos dias devorei o livro em dois dias apenas, pois a coisa mais fácil do mundo foi me envolver história de uma grande família de uma cidade do interior contada por um de seus membros mais jovens a Bethany.

Bethany é a quarta filha de um casal de pais evangélicos que cresceram em um vale em West Virginia, protótipo de uma cidade do interior cuja população quase toda parece ser ligada por laços de parentesco e o ponto de encontro de toda comunidade é uma igrejinha local, a Igreja Batista Cristo Rei. Laços sangue e fé parecem ser a liga que unem os habitantes da pequena comunidade que habita aquele vale. A família de Bethany não mora no vale, mas uma vez por ano, nas férias de verão eles vão para lá irrevogavelmente e é a época do ano que a narradora do livro mais gosta.

No entanto, a parte o fato da Bethany pertencer a uma família grande, com três irmãs, ela se sente meio por fora, não tem muitos pontos em comum com suas irmãs mais velhas e para completar vivem em constante conflito com uma delas, a Tracy, uma criança problemática que tem uma aparência de anjo e usualmente se comporta como um pequeno demônio.

A grande amiga da Bethany é a sua prima Reane Mae, e é em torno dos dramas, conflitos e mistérios que cercam a vida dessa menina complicada e sofrida que gira a narrativa construída pela Sherri Wood Emmons em “Preces e Mentiras”.

Preciso admitir que mais difícil que ler preces e mentiras esta sendo escrever sobre o livro. Bethany é um personagem com o qual me identifiquei de muitas formas, como ela, também cresci no seio de uma família evangélica na qual a fé é um dilema constante e aos sete anos eu achava todos perfeitos, moralizados, corretos, idôneos, felizes e perfeitos.

Mas, os anos passam, a gente cresce e à medida que cresce vai descobrindo que as preces escondem mentiras e aquele mundo no qual ou as pessoas são boas ou são más não existe, a vida é feita de nuances e, como costuma dizer minha mãe, todas as pessoas possuem uma história. A questão é que nem todas as histórias são bonitas, algumas escondem violência, injurias, caos, medo e terrores que parecem ter saído das páginas policiais do jornal ou coisa pior.

Pode ser muito duro descobrir o que existe por trás de todos aqueles rostos sorridentes cantando em uníssono “Aleluia ao bom Deus...” e a Bethany vai descobrindo isso ao longo da história, assim como eu descobrir ao longo de meu amadurecimento através de vários tipos diferentes de experiências nada fáceis. A gente descobre pouco a pouco que a vida é mais complexa do que parece, o mundo não é preto e branco, ele tem nuances, diversos tons multicoloridos e enquanto as mentiras são reveladas nós podemos descobrir que as pessoas são muito mais do que pensamos que seria possível ser e aprender a compreender o motivo de cada uma delas.

A Sherri começa seu livro dizendo: “A Bíblia diz que os pecados dos pais são carregados pelos filhos até a décima sétima geração. Mas eu acredito que são as filhas que suportam o peso dos pecados da maioria das famílias...”. Bem, realmente muitas vezes os filhos podem vim a pagar pelos erros dos pais, mas a Bíblia ensina que para cada pecado existe a possibilidade do perdão, não há mentira que cedo ou tarde não seja revelada e até mesmo as mulheres, sobre as quais muitas vezes o peso dos crimes alheios mais pesa, podem de repente virar a mesa de suas vidas e serem felizes.





  Pandora
Jaci Clemente conhecida neste  mundo virtual como  Pandora. Estudante de História e  seu objeto de estudo preferido é História da Educação. É apaixonada por literatura fantastica, poesia, romances do século XIX e todo tipo de livro bem escrito, seu primeiro emprego foi com educação infantil, então também ama literatura infantil. Adora responder aos comentários feitos em suas resenhas tentando estar sempre presente .  

  e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob
 

21 comentários

  1. Jaci, eu não solicitei este livro por já estar sobrecarregado e agora me arrependo! Às vezes um bom drama familiar rende boas leituras, e olhando bem, a gente até pode enxergar nossa família neles.

    Resenha perfeita ;) Dois abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Luciano, as vezes ver/ler sobre os dramas alheios nos ajuda a entender e resolver os nossos próprios dramas.

      Obrigada \o/

      Excluir
  2. Respostas
    1. A mim também Gladys e a capa é outra lindeza que dialoga lindamente com o texto do livro!!!

      Excluir
    2. Estou bem curiosa para lê-lo, ;)

      Excluir
  3. só pela sinopse já bate aquela curiosidade, lendo sua resenha então....
    parece ser um livro super tocante e emocionate! ;~~

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da sinopse e estou ansiosa pra,ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fui cativada de cara pela sinopse Thaynara, não me arrependi!

      Excluir
  5. Com a sinopse já tinha me interessado pelo livro, agora com a resenha fiquei mais fascinada e com vontade de ler a história de Bethany. Parece ser emocionante e cativante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Fernanda, quem é emotiva corre até o risco de verter uma ou outra lagrima sentida!!!

      Excluir
  6. Gosto bastante da historia desse livro mais não sei se leria ele!
    O book trailer é bem legal!
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Layse se vc tiver oportunidade de uma chance ao livro, se vc gosta desse tipo de história pode vir a gostar do livro.

      Excluir
  7. Quando segredos são revelados é assustador (do meu ponto d vista) Fiquei curiosa para ler tbm, gosto de leituras nesse estilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do meu também Kimberlly, mas viver com verdade é sempre melhor do que viver com mentiras ou meias verdades. #EuAcho

      Excluir
  8. ja li varias resenhas, esse livro parece ser demais, impressionante, fiquei louca de vontade de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo um livro muito bom de ser ler!!! Escrita fluida, final conclusivo!!!

      Excluir
  9. Oi Pandora
    Já tinha lido sua resenha e não posso deixar de comentar, pois é assunto que toca no coração de muitas pessoas que tiveram uma educação religiosa.Fiquei emocionada em ler sua resenha. Imagino como deve ter te tocado, mas também venho de uma família católica praticante, de irmos a missa todos os domingos, estudei em Colégio de freiras onde tudo era perfeito e procurava seguir os mandamenrtos de Deus.
    O tempo vai mostrando a vida nua e crua para a qual não fomos preparados.
    Irene

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, a sinopse deste livro sempre me chamou a atenção!

    ResponderExcluir
  11. Oi Pandora,sua resenha me deixou mais curiosa para ler,principalmente por ser um daqueles livros que quando começamos a ler queremos descobrir o que vai acontecer.
    Nossa realmente merece o título Preces e Mentiras com certeza ao ler ficamos curiosos para desvendar os segredos escondidos.
    Um livro que traz reflexões desse tipo merece ser lido,principalmente quando demonstra o valor da família.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...