Especial Harry Potter - Parte 4 - Final





Mesmo depois do dia 15.07.11 - Sempre serão os mesmos Harry Potter, Hermione Granger, Rony Weasley, Severo Snape, Alvo Dumbledore e Voldemort, pois o carinho dos fãs é maior que um fim de saga, é maior que um livro terminado, é maior que o final determinado , nosso amor de fã, leva a saga mais longe, cada um tem uma continuação pra essa história magnífica, essa história que encantou muita gente, com todos os seus personagens, todo seu conteúdo, tenho que agradecer à Joanne Kathleen Rowling, por proporcionar tantas emoções , ao lado desses heróis, esses heróis que ensinam a verdadeira amizade, a verdadeira união, esses que nunca se separam, mesmo depois de uma derrota ou confronto,  sempre juntos , até o fim. 








Harry Potter e o Enigma do Príncipe




Tradução: Lia Wyler
Editora: Rocco
Lançamento: 26 de Novembro de 2005
Páginas 510
ISBN 85-325-1947-4

Você que acordou agora, do coma que esteve por 20 anos, pode não saber do que estou falando, entretanto deve ser avisado que perdeu um dos maiores fenômenos da literatura mundial, a saga Harry Potter, e que ainda há tempo de ler, não só você, também quem era pequeno demais na época, ou que viu apenas o filme, poderá apreciar a história do bruxo inglês, e não estamos falando de John Constantine. E neste caso afirmo com todas as letras, o livro é milhões de vezes melhor do que o filme. Está bem, ò leitor, você dirá: mas quem gosta de ler, sempre diz que o livro é melhor! Não discordarei, mas neste caso específico, pode confiar, mas depois aprofundo mais a minha opinião. 

Para quem acompanhou a saga, no ano de suas publicações, já estava em uma expectativa monstro para o lançamento deste livro em julho de 2005. Era o penúltimo livro, o que prepararia para o grande final, e ele cumpriu com maestria este papel.

O livro, foi considerado o mais sombrio da saga, e Lord Voldemort está oficialmente de volta, o pânico está espalhado e como a sociedade bruxa vai lidar com o fato? E Harry, como se preparará para o confronto mortal com seu arqui-inimigo, ao mesmo tempo em que tem que lidar com o cotidiano de estudante de Hogwarts e a pressão por saber o seu futuro. 

Para derrotar o Lorde das Trevas, Harry e Dumbledore mergulham no passado de Voldermort, para encontrar uma forma de derrotá-lo, e a informação mais importante, a peça chave do quebra-cabeça, encontra-se com o ex-professor de Poções Horácio Slughorn, que mantinha em Hogwarts um clube seleto de alunos, dos quais tanto Voldermort, quanto a mãe de Harry participaram.


Ao mesmo tempo, que descobrimos que Draco Malfoy recebeu uma missão quase impossível, eliminar Dumbledore, e que para isso contará com a ajuda de Severo Snape, que agora conseguiu finalmente tornar-se Professor de Defesa contra Artes das Trevas. 

Para conseguir a informação, Harry deverá impressionar o novo professor de Poções Slughorn (que retornou a Hogwarts), mas como ele irá fazer, já que ele é péssimo em poções? Por acaso, Harry recebe o livro de poções de um antigo aluno, que se intitula o Príncipe Mestiço (que dá título ao livro), um gênio em poções e que possui outros feitiços misteriosos, o qual ajuda a Harry a ganhar a poção Felix Felicis que será de suma importância, e cair nas graças do professor.

O elemento leve e cômico fica no inusitado triângulo amoroso formado por Rony, Hermione e Lilá Brown.


Harry neste livro finalmente se torna capitão da equipe de Quadribol, e Rony entra para o time como goleiro. E também, encontra seu grande amor, que esteve ao seu lado, e ele não percebia: Gina Wesley.


Do meio para o final do livro, descobrimos o grande mistério de Voldermort, mas um grande preço é pago para isto. 
O final do livro é surpreendente e dramático, mas incrivelmente perfeito. O último rito de passagem está feito, e Harry deverá completar a profecia, mas para isto terá a ajuda dos seus inseparáveis amigos Rony e Hermione.


Em relação ao filme, dirigido por David Yates, e roteirizado por Steve Kloves e produzido por David Heyman e David Barron, o 6º da franquia, o defino como a pior adaptação dos livros, não que seja ruim o filme, pois não é. Lógico, que a linguagem cinematográfica é diferente da literatura, e que os diretores e roteiristas tem a liberdade de alterar alguns trechos para tornar mais atrativo ao grande público, mas não mudar a essência dos personagens, como acontece com Harry em alguns trechos, realizando atitudes contrárias ao que o personagem optaria e optou nos livros, e omitindo partes importantes como a batalha final, só para não terminar como o filme anterior, a Ordem da Fênix, é algo que estraga uma adaptação. Entretanto, muitos não compartilham da minha opinião: O Enigma do Príncipe recebeu uma das mais altas aprovações críticas dentro da série, com uma pontuação de 83% no Rotten Tomatoes e de 78% no Metacritic. Muitos críticos elogiaram a história, direção, fotografia, visual e música.  



* * * * *



Harry Potter e as Relíquias da Morte 




Tradução: Lia Wyler
Editora: Rocco
Lançamento: 8 de Novembro de 2007
Páginas 590
ISBN 978-85-325-2261-0


Ler o último livro de uma saga que você acompanhou há anos, é uma mistura de euforia, expectativa, tristeza e tantos outros sentimentos que se mesclam. Teve partes em que vibrei, sorri, chorei, não tenho vergonha de admitir que chorei em certos trechos, tanto de livros como de filmes. Na verdade, fazer com que estes sentimentos aflorem é a maior prova de sucesso de uma obra. Caso o filme ou livro não desperte nada, não o marcou, há algo de muito errado. E os personagens criados por J. K. Rowling, marcaram uma geração, não só os jovens leitores, mas todo aquele que gosta de literatura, seja fantástica ou não. Para poder citar a sua importância, Stephen King, no quinto livro da saga da Torre Negra, Os Lobos de Calla, faz uma “homenagem” batizando as armas utilizadas, granadas voadoras, como: “pomo-de-ouro – modelo Harry Potter”.


Viajamos com o pequeno órfão para um lugar de sonhos e o vimos crescer, enfrentando vários desafios, fazendo amigos inesquecíveis, e chegamos ao momento derradeiro, o capítulo final. Poderia resumir em poucas palavras o sentimento ao terminar de ler o livro, parafraseando o autor do mangá Rurouni Kenshin (Samurai X no Brasil), Nobuhiro Watsuki, a sua última fala, desta vez destinando-a para Harry e sua autora: “pode descansar agora, você fez um bom trabalho”.


O livro começa com grandes emoções: assim que fizer 17 anos o feitiço de proteção feito por sua mãe Lílian chegará ao fim, e uma verdadeira operação de guerra é feita para levar Harry em segurança para a Toca. 


Assim que saem da casa de seus tios, os membros da Ordem da Fênix, são atacados pelos Comensais da Morte, e o próprio Voldemort sai em perseguição a Harry, escoltado por Hagrid, e quase o mata, só sendo impedido quando um feitiço de proteção sai da varinha de Harry, por vontade própria, e o salva. Contudo, dolorosas perdas acontecem, e membros da Ordem são mortos ou feridos. 



Na Toca, Harry, Rony e Hermione ajudam nos preparativos do casamento de Gui e Fleur, aguardando apenas a sua realização para buscar as Horcruxes restantes: Voldermort, separou a sua alma em sete fragmentos e as escondeu em objetos mágicos de grande poder, e somente destruindo-os, será possível derrotá-lo. Duas já foram encontradas e destruídas, mas ainda restam cinco, incluindo a cobra Nagini que sempre está próxima a Voldemort. Os personagens ainda estão abalados com o assassinato de Dumbledore, pelas mãos de Snape, e recebem a visita do Ministro da Magia Rufus Scrimgeour, para lhes dar três objetos que Dumbledore, havia deixado em testamento: o pomo de ouro (para Harry), o desiluminador para Rony e Os Contos de Beedle, o Bardo para Hermione. Neste último, está o conto dos irmãos que venceram a Morte, e que receberam três presentes as Relíquias da Morte, que dá nome ao livro, a Varinha das Varinhas, a Pedra da Ressurreição e a Capa da Invisibilidade.



É neste momento que a busca pelas Horcruxes e pelas Relíquias da Morte se misturam, ao mesmo tempo em que descobrimos mais sobre o passado de Dumbledore e sobre os “esqueletos que escondia no armário”.  No meio do casamento, a Toca é atacada e descobrimos que o Ministério da Magia, está nas mãos de Voldemort, por meio de seus seguidores, e outros adeptos de sua filosofia.

Desta forma, Harry, Hermione e Rony partem bruscamente atrás das Horcruxes. Para isso, deverão invadir o Ministério da Magia, o Banco Gringrotes, ir a cidade natal de Harry, onde tudo começou Godric’s Hollow.



E várias aventuras e desventuras acontecem com o trio, chegando mesmo a se separarem em um momento e serem capturados pelos Comensais da Morte.



As buscas terminam levando-os a Hogwarts, onde esconde-se a penúltima relíquia. E será em Hogwarts, travada a última batalha, onde todos os mistérios serão respondidos, e os papéis de Harry, Snape e Dumbledore na trama revelerão incríveis surpresas e reviravoltas impressionantes. Culminando no confronto final entre Harry e Voldemort.




O final, em minha opinião é espetacular, a trama é muito bem escrita e desenvolvida, e fecha com chave de ouro. Em destaque para o papel de Hermione na trama, essencial  e incrivelmente valente; Neville que torna-se um grande líder, e as mortes de personagens queridos, que emocionaram bastante.

  


O livro termina de forma positiva, como não poderia deixar de ser, e deixando os leitores com um gostinho na boca de quero mais. No final do Senhor dos Anéis, há um apêndice que conta, resumidamente, partes da história não descrita no texto principal e o que aconteceu com determinados personagens. Isso cairia perfeitamente no último livro do Harry Potter. A própria autora já relatou e quem quiser saber mais sobre o futuro dos personagens pode acessar a página : http://pt.wikipedia.org/wiki/Harry_Potter_e_as_Reliquias_da_Morte




Sobre os filmes, o livro foi dividido em dois, uma das melhores adaptações da série, o diretor David Yates, se redime, na minha opinião, fazendo dois filmes espetaculares, muito bem adaptados, lógico que com as suas devidas alterações.


Assim termina a saga Harry Potter. Não, não termina, enquanto algum novo leitor, ou antigo, ler as páginas da saga, Harry permanecerá vivo nos corações e no imaginário de todos os seus fãs. 


Aguardem que vai rolar  mais um  sorteio do  Especial Harry Potter.  
Fiquem atentos e Participem!



Marcelo Daltro – Pai e marido apaixonado pelo filhote e esposa, ilustrador, chargista, Bacharel em História (especializado em mito, imaginário e história em quadrinhos), fanático por cultura pop: quadrinhos, filmes, livros, desenhos animados, séries e RPG.
Blogwww.bbbcharges.blogspot.com     flickr   #    e-mail  # facebook: 

17 comentários

  1. Sou apaixonada pela saga Harry Potter, ainda não li todos os livros, me apaixonei primeiro pelos filmes.
    Agora estou conhecendo esse mundo incrível pela literatura, e digamos de passagem, é muito melhor.
    Belíssima matéria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, deu pra matar a saudade.
    Sou fã de HP, assisti todos os filmes, os livros ainda falta os últimos, mas já deixou saudade.
    Parabéns pela matéria. :)

    ResponderExcluir
  3. Amei o especial, parabéns pela organização!
    Li todos os livros e vi todos os filmes (alguns mais de uma vez). Me deu tanta saudade, que dá vontade de ler e assistir tudo de novo! Nada se compara a Harry Potter, na minha opinião, a escritora construiu uma história fantástica, não me decepcionou em nada ao longo da história!

    ResponderExcluir
  4. EITA! Marcelo deu um verdadeiro show com os episódios do Harry!
    Aliás, para quem é fã do Harry Porter, sua turminha e suas aventuras, é sempre bom rever os trailler e saber um pouco mais sobre os livros, parabéns!
    Bom final de semana.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ruynalva, mas só o texto das resenhas é meu, a compilação de imagens e vídeos que ficou espetacular, foi de autoria da Irene Moreira. :)

      Excluir
    2. Obrigado Rudynalva (desculpe digitei errado seu nome no comentário anterior), mas só o texto das resenhas é meu, a compilação de imagens e vídeos que ficou espetacular, foi de autoria da Irene Moreira. :)

      Excluir
  5. Infelizmente só li três livros da saga :(
    Ler esse especial atiçou minha vontade de assistir algum filme ahaha
    Confesso que não suporto Harry e Gina. Ela é muito sem sal, adorava ele e a Cho. Já Romione são perfeitos juntos!!
    Parabéns pelo especial, foi incrível. =D

    ResponderExcluir
  6. Só de reviver esses momentos através da leitura bate uma nostalgia na gente!!! Pena que tudo na vida tem que ter começo, meio e fim!

    ResponderExcluir
  7. Ler esse especial fez bater uma saudade do Trio de Ouro e do mundo mágico =[
    Já li todos os livros e vi todos os filmes, mas deu uma vontade de reler e revê-los!!

    ResponderExcluir
  8. Saudades de Harry Potter, da ansiedade pelos filmes... Já li todos os livros, vi todos os filmes, quero muito ir em Londres conhecer todos os lugares que eles passaram, minha chama potterhead fica mais acesa a cada dia que se passa.
    Adorei a matéria, gostei muito mesmo.
    Always!

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente quando diz que foi a maior saga de todos os tempos. Acho difícil que uma série venha a conquistar o carinho do público da forma como Harry Potter conseguiu - e provando ser uma máquina de fazer dinheiro!

    Eu confesso que tenho saudades. Quem sabe, em dois ou três anos, consigo reler ps livros, seria fantástico.

    ResponderExcluir
  10. Ler essas resenhas me deu uma saudade enorme dos filmes. Acho que vou reve-los.

    ResponderExcluir
  11. fica dificil dizer do que gostei já que gosto de tudo de todos eles
    ñ tem o q ñ gostei é mara!!!
    bos..

    ResponderExcluir
  12. Sem admito...Nesse dois últimos livros eu me acabei de chorar... Com você disse "fazer com que estes sentimentos aflorem é a maior prova de sucesso de uma obra. Caso o filme ou livro não desperte nada, não o marcou, há algo de muito errado." Os personagens da J.k. Marcaram para valer... Foi difícil terminar a série, fiquei com um enorme buraco no peito... Querem muito uma continuação, e vária partes de história paralelas a saga... Mas tudo bem, tudo o que é bom um dia acaba, para que algo melhor possa aflorar... E ainda posso reler e re-assistir a série quando quiser... E reviver as aventuras dos meus queridos... Harry, Hermione, Ronny, Gina, Luna, Nevil e todos os incríveis e marcantes personagens que J. K. Rowling criou...

    ResponderExcluir
  13. Fechando com chave de ouro, essa bela sequncia, dificil não se apaixonar por essa história.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, adorei o post com certeza uma bela homenagem, com frases maravilhosas,lembranças inesquecíveis, personagens cativantes:Harry Potter, Hermione Granger, Rony Weasley...
    Irene adorei as fotos,imagens,posters,trailers... tudo perfeito parabéns para Vc e sua equipe incrível que com muita dedicação e carinho nos presenteiam com posts extraordinários e surpresas lindas como essa homenagem
    à saga Harry Potter.
    Realmente, foi encantador fazer parte e acompanhar uma saga tão verdadeira,com valores de amizade,esperança,disciplina,amor...
    J. K. Rowling criou algo tão espetacular que ultrapassou as páginas do livro e chegou até o cinema,e então a saga ganhou vida personagens,cenários,figurinos,magias,Hogwarts... tudo ficou mais fascinante e extraordinário.
    Acompanhar Harry e seus amigo num mundo mágico foi uma honra e parece que estávamos criando um mundo próprio em nossas cabeças:cada trecho,personagens,momentos tristes e alegres,desafios,magias... foi espetacular!
    Foi triste e ao mesmo tempo uma alegria ler e assistir Harry Potter e o Enigma do Príncipe e finalmente o desfecho em Harry Potter e as Relíquias da Morte.
    Não é um adeus,e sim um até logo,porque uma saga como uma do porte de Harry Potter com milhões de Fãs pelo mundo,não acaba,continua em nossos:pensamentos,nossa prateleiras com livros e filmes e principalmente em nossos corações Potterianos.

    ResponderExcluir
  15. Foi nos ulimos livros que me deparei com uma verdade: J. K. Rowling é incrível. O desfecho da série, a forma onde cada pedaço, por menor que fosse, encaixava-se perfeitamente no quebra cabeça. Fiquei surpresa comigo mesma por ter gostado tanto de ler e que um livro tivesse feito tão bem para mim. Nunca vou esquecer, nunca. <3

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...