Fantasia Urbana ou Urban Fantasy: o que é isso mesmo?


Quando terminei de ler a "Garota Tempestade" da Editora Valentina, pela primeira vez me deparei com esse termo... Para mim fantasia é fantasia, mas pelo visto existem sub-gêneros e hoje fantasia é um tipo de cesta na qual se juntam várias frutas, legumes e flores diferentes.

Então fui atrás de informações sobre esse gênero no nosso amado e querido, "pai dos burros do século XXI", Google e encontrei algumas definições, um grupo de discussão no Skoob "Fantasia Urbana" e a definição legal do Blog Pai dos Nerds:


"Fantasia Urbana é um gênero da Literatura Fantástica, onde o elemento essencial para caracterizá-lo é a presença do fantástico em uma cidade. Os contos podem ser de Fantasia, Horror, Terror, Ficção Científica ou Policial (deste que tenha a presença do fantástico). O gênero nasceu da narrativa policial, onde o resultado da investigação levava a algo sobrenatural, como o criminoso ser um demônio, por exemplo, ou ocorria em uma ambientação sobrenatural. Aos poucos o gênero foi se livrando das amarras estilísticas e ampliando sua abrangência."


Baseado nesse exemplo decidi elencar alguns livros que seguem essa linha para quem gosta, curte e quer falar a respeito.

Serie Crepúsculo de Stephenie Meyer


Sim, a série de Stephenie Meyer cabe dentro dessa definição.  afinal a história toda se passa na cidade Forks, lugar eleito por uma família de vampiros como "lar doce lar" e também reduto de uma tribo indígena cujos membros em tempos de crise podem se transformar em lobos gigantes para defender o território e antigos pactos.

Como sou fã, vou me poupar de pontuar a respeito dos pontos fracos da série e derivativos, mas quem quiser fazer isso, sinta-se a vontade, eu já to tão acostumada a ser esculachada por gostar de Crepúsculo que até me divirto.


Lugar Nenhum de Neil Gaiman


Londres é um dos centros urbanos mais importantes do mundo ocidental... A Inglaterra já esteve no topo do mundo, logo Londres já deve ter sido a capital do mundo por algumas décadas e suas ruas, becos, vielas e esgotos guardam lá suas histórias e mitos...

Se essas paredes falassem que histórias contariam? Se aquela velha porta fechada a séculos se abrisse para onde levaria? Sempre me pergunto esse tipo de coisa quando estou em cidades velhas, nascidas por acaso e que já sobreviveram a muita coisa como minha própria cidade (Recife). A história contada pelo meu querido e amado Gaiman em "Lugar Nenhum" parece mostrar que ele também pensa coisas assim.

A história de Lugar Nenhum, se passa em Londres e começa quando o Richard Mayhew, um homem tedioso normal até a medula encontra-se com uma misteriosa menina abridora de portas. Desse inusitado encontro deriva uma aventura pelos submundos de Londres, a Londres de Baixo, pelos mitos velhos e novos dessa cidade antiga.

Yume de Kamile Girão


Se vocês acham que o Brasil não produz ficção urbana de qualidade. Rá, você precisa conhecer Yume agora, já, com pressa!

Em Yume Kamile conta história de como a pequena menina Nadia, moradora dos subúrbio de Berlim, encontra através dos sonhos um grande amor, vai parar em São Paulo, viaja para o mundo dos sonhos, desvenda mistérios e vive uma das  histórias mais cativantes que li em 2012. Amo a Nádia, o Adrian, o mundo dos sonhos e seus moradores e a forma com São Paulo e alguns dos seus tipos emerge das páginas desse livro.

E aí vocês conhecem outros livros de Urban Fantasy?
Se conhecem me contem, eu estou amando conhecer esse gênero.




  Pandora
Jaci Clemente conhecida neste  mundo virtual como  Pandora. Estudante de História e  seu objeto de estudo preferido é História da Educação. É apaixonada por literatura fantastica, poesia, romances do século XIX e todo tipo de livro bem escrito, seu primeiro emprego foi com educação infantil, então também ama literatura infantil. Adora responder aos comentários feitos em suas resenhas tentando estar sempre presente .    e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob
 

17 comentários

  1. E aprendi mais uma! Também anotei o nome dos livros, vou colocar na fila. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mamis, eu nem sabia que esse gênero existia. Mas já que apareceu eu comecei a tentar entender!

      Excluir
  2. não sou muito fã de livros neste gênero, mas de vez em quando leio alguns..
    eu li Crepúsculo antes de virar modinha, e continuei lendo depois, e não foi o falatório maldoso que me fez desgostar, só acho que os filmes estragaram totalmente a serie... e quem fala mal, com certeza, nunca pegou nenhum dos livros para ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayme, para o bem e para o mal eu sou fã de Crepúsculo e estou preparando uma série de postagens sobre a série para a Saleta. Concordo com você que os filmes estragaram um pouco a série, se bem que eu gostei muito do 1º e do último. E eu já sou o contrario, eu gosto muito desse gênero, adoro quando as pessoas inventam novas justificativas para a a vida.

      Excluir
  3. Fiquei interessado neste livro que tem São Paulo como cenário... Um abraço Jaci, como sempre arrasando com os posts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alexandre e Yume realmente é acima da média. A autora é uma estudante de letras que se inspira no melhor que há da literatura fantástica.

      Excluir
  4. Gostei muito do post e do tema abordado. Como você pergunta se conhecemos outros livros de Fantasia Urbana comecei a ver até mesmo nas divulgações em nossa Saleta como exstem vários livros. Um que já está na minha lista e Contos de Meigan de Roberta Spingler & Oriana Comesanha. como ele a Literatura Nacional está repleta de boas obras. Desde que li a sua resenha sobre o Yume fiquei maravilhada. Sim enfatizo que o "Brasil produz ficção urbana de qualidade.Entre as editoras nossa parceiras gostaria de citar a Dracena, Draco, Modo, Baraúna e tantas outras que nos brindam com esse gênero.
    Parabéns e claro que não podia deixar de comentar, pois é um gênero que tem me fascinado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mim também Irene! Cada vez mais me sinto atraída por essas histórias, por essas viagens. É como se os autores criassem uma nova mitologia urbana.

      Excluir
  5. Será que o Misterio de Feiurinha não é desse estilo?

    ResponderExcluir
  6. Jaci, eu tenho que ler o "Lugar Nenhum", é mais um do Gaiman que me espera aqui para ser lido há um bom tempo. Eu também não conhecia o gênero, e gostei, dá um ar diferente aos livros de fantasia que sempre caiam no lugar comum do reino medieval e etc.

    Adorei o post ;) muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Luciano e esses situados na Idade Média costumam se apoiar muito em estudos positivistas sobre a Idade Média (Crônicas do Gelo e Fogo) o que sempre me faz brigar com os autores... talvez por isso me sinta mais confortável lendo fantasia urbana!

      Excluir
  7. Também não conhecia este gênero por este nome, mas gostei da definição. Mesmo sem saber, já gosto deste estilo há muito tempo... rsrsr
    Ah, e também sou sua companheira fã de Crepúsculo rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Upa! Mais uma para o time de fãs da turma Crepúsculo!! o/ E sim, o termo é novo, mas esse gênero não néh?!?! E muita gente curte! #ParaNossaAlegria

      Excluir
  8. Olha, gostei do post realemnte nunca sei diferenciar os generos. Boa guria mais posts assim \o\

    ResponderExcluir
  9. Stephen King pode ser considerado um dos grandes exemplos deste gênero, visto que suas estórias sobrenaturais ocorrem quase sempre no interior do Estado de Maine, onde ele nasceu.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...