Resenha do livro "Lola e o Garoto da Casa ao Lado" de Stephanie Perkins - Editora Novo Conceito


 
Sinopse
A designer-revelação Lola Nolan não acredita em moda... ela acredita em trajes. Quanto mais expressiva for a roupa — mais brilhante, mais divertida, mais selvagem — melhor. Mas apesar de o estilo de Lola ser ultrajante, ela é uma filha e amiga dedicada com grandes planos para o futuro. E tudo está muito perfeito (até mesmo com seu namorado roqueiro gostoso) até os gêmeos Bell, Calliope e Cricket, voltarem ao seu bairro.Quando Cricket — um inventor habilidoso — sai da sombra de sua irmã gêmea e volta para a vida de Lola, ela finalmente precisa conciliar uma vida de sentimentos pelo garoto da porta ao lado.
Autora: Stephanie Perkins
ISBN: 9788581630533
Selo: NOVO CONCEITO 
Ano: 2012 / Edição: 1
Número de páginas: 288




Um conto de fadas moderninho, assim eu definiria "Lola e o Garoto da casa ao Lado". Esse é o primeiro livro que leio da autora Stephanie Perkins (famosa pelo livro Anna e o beijo Francês) e gostei bastante. Apesar da história ser clichê e bem adolescente, os personagens principais são tão fofos que fazem a leitura ficar deliciosa a cada página.


Narrado em primeira pessoa, vamos conhecendo Lola Nolan, nossa bela protagonista, que é uma menina de 17 anos e que possui um estilo próprio de se vestir. Seu figurino é sempre exuberante e cheio de atitude abusando de perucas coloridas, roupas coloridas, glitter que a tornam uma menina diferente a cada dia. 



"Não acredito em moda. Acredito em figurino. A vida é curta demais para sermos a mesma pessoa todos os dias.” (página 10)


Lola possui uma família não muito comum, pois ela tem dois pais, um casal homossexual que cuida dela com muito carinho e amor. O único problema deles é que não aceitam muito seu namoro com Max, um rapaz de 22 anos e que possui uma banda de rock. Toda essa implicância não faz sentido para Lola, já que Max é um ótimo garoto e que a ama muito. Além desse probleminha, a menina divide seu tempo entre os estudos e trabalhando em um cinema onde desfruta da companhia de bons e engraçados amigos.


Em um belo dia, Lola percebe que terá novos vizinhos na casa ao lado da sua. O que ela mais teme é que seja novamente os irmãos gêmeos Calliope e Cricket Bell para tirar sua paz e, para seu descontentamento, é isso que acontece. Eles estão de volta! Infelizmente no passado aconteceram várias situações decepcionantes para Lola em relação aos irmãos, por isso essa volta deles não significa "boa coisa".



" Tenho três desejos bem simples. Sem dúvida, pedir por eles não é demais. O primeiro é participar do baile de inverno vestida de Maria Antonieta (...). O segundo é que meus pais aprovem meu namorado (...). E meu terceiro desejo? Nunca, jamais, em hipótese alguma, voltar a ver os gêmeos Bell.Nunca mais." (página 7)



Os irmãos Bell são bem diferentes um do outro. Cricket é um menino doce, amável, compreensivo, além de ser muito habilidoso para inventar coisas. Abriu mão de sua vida para seguir e apoiar a irmã Calliope, que é uma patinadora famosa. A menina já é o oposto, super possessiva, ciumenta e acha que o mundo gira em torno do seu belo nariz.


No passado Lola e Cricket eram bons amigos, porém a relação dos dois não terminou muito bem, por esse motivo Lola não queria revê-lo e muito menos a irmã "metidinha" dele.

No desenrolar do livro ambos vão retomando a amizade perdida de anos atrás e, apesar de sabermos o que vai acontecer no final, a história é bem leve e engraçada. Lola é uma personagem forte e cativante. Já Cricket é praticamente um príncipe nos tempos atuais. 


Adorei conhecer um dos trabalhos de Stephanie Perkins, sua escrita é fácil e relaxante após um dia de trabalho.  Algo que achei interessante também foi a abordagem de um assunto que para muitos ainda é polêmico: a adoção por homossexuais. Ela conseguiu colocar no contexto pais gays que formam uma família amorosa como qualquer outra, independente de ser gays ou não. Muito bem sacado para a época em que nós vivemos. 

Sobre o design, a capa de "Lola e o Garoto da Casa ao Lado" é bem bonitinha, apesar de ter na minha mente uma imagem de Cricket diferente do que esta na ilustração. Já a foto de Lola se encaixa perfeitamente com a personagem descrita no livro. 


Recomendo a leitura para quem gosta de histórias teen, românticas e sem grandes surpresas.


A Editora Novo Conceito criou um Blog da Lola onde você encontra dicas de moda e variedades. Adorei essa ideia de interatividade com os leitores do livro. Conheça: http://it-lola.com.br/








  Vivian
Vivian San Juan é publicitária, amante da criação, arte e música. Apaixonada por um paulista, casou e foi morar em São Paulo onde petende  trabalhar na área de sua formação. Uma menina atrapalhada, sonhadora, divertida e que ama tudo ligado a artes no geral. Carinhosamente é chamada por todos de Vivi.
e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob

9 comentários

  1. Na metade do texto já sabia que era a Vivian quem falava. E sim, sou e estou doida para ler esse livro, a Lola parece ser um personagem do tipo cativante e leituras leves, divertidas e que ainda introduzem temas complexos muito me atraem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pandora já descobrindo que sou eu sem ver a assinatura antes hehehehe... O livro é muito gostoso de ler, uma leitura rápida. Acredito que irá gostar bastante, apesar do tema clichê. Bjosss

      Excluir
    2. Ah Vivian eu adoro um clichê bem escrito!!!!

      Excluir
  2. Eu quero tanto esse livro. Parece uma história leve e rápida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Summy! Logo logo terá sorteio aqui do livro. Fique de olho! Bjos

      Excluir
  3. enquanto estava lendo o livro também tinha uma imagem totalmente diferente do Cricket da capa e o do livro!
    adorei a história, apesar de não ter sido como eu esperava :S:S
    estou morrendo de vontade agora de ler Anna e o Beijo Francês, e não consigo tirar da cabeça a ideia de ler Lola de novo ;~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o "meu" Cricket era totalmente diferente do que esta na capa. A história é gostosa, porém é clichê. Também ainda não li Anna e o Beijo Francês mas dizem que é muito bom! Bjoss

      Excluir
  4. Eu amei o livro!! Quando peguei o livro para ler,não imaginava que iria gostar tanto. Lola é muito legal e diferente e o Cricket é um sonho!!

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito deste tipo de literatura, as vezes sou até criticada, por gostar de livros tão "bobinhos e clichês", eu nem ligo. Ainda bem que aqui encontro muita gente como eu. Este livro está na minha lista de desejados, e logo o comprarei! <3

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...