Resenha do livro " Em Busca de um Final Feliz " de Katherine Boo - Editora Novo Conceito

Sinopse - Em Busca de um Final Feliz, de Katherine Boo, é um livro brilhantemente escrito. Através de uma forte narrativa, descobrimos como é o dia a dia dos moradores de Annawadi, uma favela à sombra do elegante Aeroporto Internacional de Mumbai, na Índia. A história de seus habitantes nos faz rir e chorar, porque “o que é celebrado neste livro não é o que poderíamos chamar toscamente de ‘o encanto da lama’, mas a riqueza das pessoas que — para o bem e para o mal — compõem um tronco social que está cada vez mais presente no nosso mundo moderno”. (Zeca Camargo, em prefácio a esta edição).
O leitor vai se apaixonar por Sunil Sharma, o menino catador de lixo que quer ficar rico, por Manju, a moça mais bonita da favela, que quer ser professora, e até pela tresloucada Fátima, a Perna Só, que só quer um pouco de atenção.






Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630328
Edição 1 / Ano: 2013
Páginas: 288


Para mim ler sobre a favela é sempre um mergulho para dentro e para fora. Para dentro porque esse é o espaço geográfico no qual vivo e por mais diferentes que favelas sejam elas sempre tem pontos em comum e para fora porque geralmente quem escreve não são os próprios habitantes e sim pessoas de fora, como a jornalista Katherine Boo.

Como disse Terry Pratchett em "Quando as bruxas viajam", as histórias nunca são sobre "Os desabrigados. Os famintos. Os silenciosos. Aqueles que tinham sido abandonados pelos homens e pelos deuses. O povo das névoas e da lama, cuja única força estava em algum lugar do outro lado da fraqueza, cujas crenças eram tão instáveis e caseiras quanto suas casas... o povo da cidade — não os que moravam nas grandes casas brancas e iam aos bailes em belas carruagens, mas os outros." Poucos autores acham interessante falar sobre o criador de porco - ou o catador - que vai viver trabalhando duro e ainda assim vai morrer um pouco mais pobre do que nasceu.

Mas a Katherine foi e é diferente, são justamente essas pessoas os alvos do seu olhar, de sua sensibilidade e inquietação generosa. "Em busca de um final feliz" é um trabalho primoroso, resultado de um esforço de uma mulher capaz enxergar aquilo que muitos fingem não ver ou não vem mesmo, afinal de contas é muito difícil lembrar do frio, da fome, do medo quando se está seguro e confortável.

Tentando não idealizar demais as coisas, ela vai nos apresentando a favela de Annawadi tanto através da descrição do contexto econômico mundial e da economia da Índia como através de seus vários habitantes, desde aquelas pessoas que se envolvem com politica e encontram o que chamamos de ascensão social, passando pela moça universitária, pelos meninos sem pai e sem mãe que acabam virando ladrões, mesmo contra a sua vontade, até vendedores e catadores de lixo.

Achei impressionante como em nenhum momento a autora deixa de frisar a humanidade desses sujeitos, suas dores, suas penas, seus sonhos, sua complexidade de sentimentos e interpretação do mundo, a pobreza não retira de ninguém a humanidade, embora faça as pessoas fazerem coisas inacreditáveis. É incrível como ela consegue fugir de julgamentos precipitados como conseguiu ver as coisas com generosidade.

Uma vez eu li em um livro de português do ensino fundamental um poema de Ulisses Tavares sobre pessoas que existem e parecem imaginação, a leitura do excelente livro de Katherine Boo me lembrou esse poema da página 1 até a página 288 e com ele encerro a resenha:

"Tem gente passando fome.
E não é a fome que você imagina entre uma refeição e outra.
Tem gente sentindo frio.
E não é o frio que você imagina entre o chuveiro e a toalha.
Tem gente muito doente.
E não é a doença que você imagina entre a receita e a aspirina.
Tem gente sem esperança.
Mas não é o desalento que você imagina entre o pesadelo e o despertar.
Tem gente pelos cantos.
E não são os cantos que você imagina entre o passeio e a casa.
Tem gente sem dinheiro.
E não é a falta que você imagina entre o presente e a mesada.
Tem gente pedindo ajuda.
E não é aquela que você imagina entre a escola e a novela.
Tem gente que existe e parece imaginação."

(Ulisses Tavares)







  Pandora
Jaci Clemente conhecida neste  mundo virtual como  Pandora. Estudante de História e  seu objeto de estudo preferido é História da Educação. É apaixonada por literatura fantastica, poesia, romances do século XIX e todo tipo de livro bem escrito, seu primeiro emprego foi com educação infantil, então também ama literatura infantil. Adora responder aos comentários feitos em suas resenhas tentando estar sempre presente .    e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob
 

12 comentários

  1. Irene, estou realmente encantada com o livro e com a resenha, inclusive fiz questão de divulgar no face! Livro realmente encantador. Retratar realidades desta forma desperta para que os nossos olhares se voltem para as dificuldades do mundo. Isso é sim, transformar!
    Livro belo e resenha super sensível!

    bjs

    Aproveito para convidá-la a conhecer meu blog:
    www.relacionamentoecotidiano.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcia!!! O livro é realmente encantador, merece ser lido e divulgado especialmente pela qualidade e sensibilidade do trabalho da Katherine Boo!!!

      Excluir
    2. Márcia
      Quem não ficaria encantada com o livro tendo sua história tão bem retratada na na excelente resenha de nossa colaboradora Pandora.

      Obrigado pelo convite e com certeza faremos uma visita ao seu blog.

      Excluir

  2. Tem sorteio no meu blog venha participar acessando o link
    http://www.educar-oprimeiropasso.com/2013/05/parceria-studio-personal-music.html

    Bju

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Pandora... parece ser um livro maravilhoso! fiquei encantada pela sua resenha
    apesar de ser maravilhoso, parece ser bem forte né? :S
    tenho curiosidade em ler ele!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Pandora,realmente um livro emocionante, que nos permite fazer reflexões nessa história que infelizmente,é o que acontece em muitos locais, principalmente pela revelação do esquema de propina e desvio de verbas públicas,como mencionado,vamos saber como isso acontece e com certeza ficaremos impressionados por todo esse esquema e acompanhar personagens que vivem na própria pele esses problemas que tornaram-se comuns no dia-a-dia.
    Interessante o livro da Autora Katherine Boo.

    ResponderExcluir
  5. Ameeeei essa resenha!!
    Estou supercuriosa para ler esse livro!!!
    Muito interessante esse tema, pois é de extrema importância falar sobre o preconceito, diferenças sociais, injustiças, etc.

    E essas pessoas que vivem nas favelas, por vezes são tratadas como "lixo", parece que as outras pessoas não querem ver que elas também são iguais, todos somos iguais, mas a diferença social, insiste bravamente em se fazer maior, uma pena...

    Espero que esse livro seja realmente inspirador e generoso, e que convide muitas pessoas a se tornarem mais sensíveis e justas... Enfim, preciso lê-lo! kkkkk beijoos

    ResponderExcluir
  6. Oi Pandora,
    Que resenha mais linda! Divulguei até no meu face.
    Eu li este livro e para mim ele foi um dos melhores do ano. Gostei de tudo nele, a capa é incrível, uma das minhas preferidas.
    Acabei ele me sentindo tendo tanto e ajudando tão pouco...
    Bjoss

    ResponderExcluir
  7. Desde que vi o book trailer percebi que essa trama seria bem intensa.

    ResponderExcluir
  8. Nossa Pandora, fiquei arrepiada!
    Obrigada por compartilhar essa experiência de leitura conosco!
    O trabalho de Katherine Boo parece espetacular.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  9. Nossa!!! Que poema lindo e marcante de Ulisses...
    Sua resenha me emocionou e atiçou minha curiosidade, espero ter a oportunidade de ler este livro ^.^ parece ser Maravilhoso!!!

    Beijos
    Nina Lauren
    Mural dos Livros
    www.muraldoslivros.com.br

    ResponderExcluir
  10. Incrivel a história desse livro, já vi varias resenhas sobe ele e cada uma melhor que a outra, parabéns pela sua,ótima. Eu estou louca para ler esse livro, as vezes a gente tem a impressão que é só no Brasil que existe favelas, sofrimento e pobreza, mas na índia tbm tem. Fiquei impressionada com a sinopse dele.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...