Resenha do livro "O Futuro de Nós Dois" de Jay Asher e Carolyn Mackler - Editora Galera Record





Sinopse:
É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...


Título: O futuro de nós dois
Autores: Jay Asher e Carolyn Mackler
Editora: Galera

Ano: 2013
Páginas: 384

Skoob / Comprar




Para uma pessoa que é fã de filmes como "De Volta para o Futuro", "Efeito Borboleta" e ama histórias sobre viagens no tempo, ler o livro "O Futuro de Nós Dois" foi a melhor coisa que me aconteceu nesses últimos meses. 

A história se passa em 1996, uma época não tão distante assim, mas que já bate saudades, ainda mais relembrando que foi nesse exato momento que a maioria das pessoas começaram a comprar computadores para suas residências. Ter internet era um luxo e quando possuía era aquela discada que fazia um barulho enorme na qual ocupávamos a linha do telefone e tínhamos que sair quando alguém queria fazer uma ligação, sem dizer que esperávamos para utiliza-la depois da meia-noite durante a semana ou só nos finais de semana/feriados porque era mais barato. Lendo o livro, consegui reviver esse tempo tão nostálgico e gostoso que não volta mais.

Os protagonista são dois adolescentes, vizinhos e melhores amigos chamados Emma e Josh. Quando Emma ganha um computador de seu pai com o inesquecível windows 95 é onde tudo começa. Ela esta super feliz com o seu presente e teria sua primeira conta de e-mail em breve, pois não existia alegria maior na época do que ter um e-mail e poder enviar mensagens virtualmente para os conhecidos. Josh, mesmo estando chateado com Emma devido á um acontecimento que abalou a amizade deles há alguns meses atrás, acaba emprestando para a menina um CD da América Online (AOL) que dava acesso a internet. Ao concluir a instalação, abre uma página muito estranha com o nome de Facebook e ela se depara com uma foto de uma mulher muito parecida com ela, porém um pouco mais velha. 

"O monitor congela por uns vinte segundos. Então, a caixa branca se transforma em um pontinho azul e outra página aparece. Tem uma faixa azul na parte de cima que diz "Facebook". Uma coluna no centro da tela tem o título de "Feed de notícias" e, embaixo disso, um monte de fotinhos de gente que não reconheço. Cada foto é seguida de uma frase curta.(...) Passo o mouse pela tela, confusa com a profusão de imagens e palavras. Não faço a menor ideia do que tudo isso quer dizer: “Status” e “Solicitação de Amizade” e “Cutucar”" (páginas 16 e 17)

Ao explorar o site, Emma e Josh, descobrem que na verdade é uma página do futuro, pois lá aparece eles com 32 anos de idade, falando sobre suas rotinas, família, profissão, filhos, amigos, assuntos diversos e mostrando fotos deles mais velhos. O site é muito estranho para os dois, pois naquele tempo ficar se expondo na internet era algo muito incomum. Para pouparem de ver algo que não queriam, logo combinam de acessar o Facebook sempre juntos.


"- Por que diz aqui que ela tem trezentos e vinte amigos? - pergunta Josh - Quem tem tantos amigos assim?" (página 38)

" - Quando você diz "as pessoas que criaram isso", você não entende? Em algum momento do futuro, nós é que criamos. Eu não sei exatamente o que é, mas parece ser um site interconectado em que as pessoas mostram suas fotos e escrevem sobre tudo o que esta acontecendo na vida delas, como, por exemplo, que encontraram o lugar para estacionar ou o que comeram no café da manhã" (Página 52)

Com o decorrer da leitura, Emma percebe através das mensagens postadas no Facebook que ela não será feliz no futuro e começa a alterar o seu presente com o objetivo de acarretar mudanças posteriores. Isso acaba dando certo, porém também causa alterações na vida de outras pessoas, inclusive de Josh, que está super satisfeito com o futuro que lhe aguarda. Por esse motivo, os dois discutem algumas vezes e fica aquela dúvida de "até que ponto vale a pena saber sobre o que vai acontecer daqui pra frente?".

O livro é dividido em dias da semana e os capítulos são narrados uma hora por Emma e outra hora por Josh. Particularmente, adoro livros assim que mostram o que cada personagem esta pensando, pois é um modo de você conhecer mais a fundo as características pessoais e os sentimentos de cada um.

A história é juvenil e muito bem humorada. A dupla de autoras conta de uma maneira genial a realidade atual em relação a vida nas redes sociais, mas em uma época que ninguém imaginava que isso poderia existir um dia, além de mostrar para os leitores que apesar de tudo, a essência do amor e da amizade nunca pode se perder. Outro ponto alto do livro são as referências citadas como por exemplo a novidade que era de ter um celular, ter um discman, a estréia do primeiro filme de Toy Story, entre outros. Confesso que não poderia dar menos de cinco livrinhos na minha avaliação, pois adorei ler "O Futuro de Nós Dois".

Se você é um apaixonado pela ideia de viajar no tempo e ficar entre o passado e o futuro, vai amar embarcar nessa história muito divertida.


Achei um vídeo muito interessante sobre o livro, assistam:





  Vivian
Vivian San Juan é publicitária, amante da criação, arte e música. Apaixonada por um paulista, casou e foi morar em São Paulo onde pretende  trabalhar na área de sua formação. Uma menina atrapalhada, sonhadora, divertida e que ama tudo ligado a artes no geral. Carinhosamente é chamada por todos de Vivi.   e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob

23 comentários

  1. "O mais belo triunfo do escritor é fazer pensar os que podem pensar."
    Minha querida, não poderia deixar de passar aqui para te parabenizar pelo dia do escritor, já é noite, mas não me impede de te desejar muita saúde e inteligência para que continues a escrever divinamente como escreves.
    Gosto muito de um pensamento de Paul Claudel "Os grandes escritores nunca foram feitos para se submeter à lei dos gramáticos, mas para imporem a sua”. E você amiga, faz isto muito bem. Parabéns! Felicidades!
    ABRAÇOS DA AMIGA LOURDES

    ResponderExcluir
  2. Parece legal essa trama.
    Gostaria de lê-la, :)

    ResponderExcluir
  3. estou bem curiosa para ler este livro!
    também gosto de livros narrados por mais de um personagem... me sinto mais dentro da história conhecendo o lado dos 2...
    se eu tivesse como saber o meu futuro, não iria querer saber não... vai que eu descobra que no futuro eu serei feliz? ;~~

    ResponderExcluir
  4. Gostei, acho interessante quando livro é narrado por mais de um personagem.
    1996, não é uma época tão distante, mas quantas mudanças de lá pra cá rs. Lembrei de tudo isso que vc citou, o barulho enorme pra conectar a internet, a linha ficava ocupada e mesmo assim ter internet era um luxo.
    Além da proposta divertida do livro, acho que seria mesmo uma viagem no tempo pra rememorar tudo isso. :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Vivian!
    Tô super a fim de ler esse livro, muita coisa mudou de 1996 pra cá, e deve ser interessante olhar para esse passado não tão longe, espiando o futuro dos personagens, que seriam os dias de hoje.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  6. Estou muito curiosa para ler este livro já faz um bom tempo, ele parece ser muito bom!
    http://abcddolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. eu to namorando esse livro faz um bom tempo, agora depois de ler resenha com certeza entrou na minha lista de desejados, parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  8. Amo histórias que viajam no tempo! Estou louca por esse livro!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  9. Bom Dia!!
    É um livro para jovens adultos leve, que às vezes fica muito, é bem interessante e ainda dá para se lembrar dos primórdios da internet e algumas coisas dos anos noventa. Curti, me diverti.

    ResponderExcluir
  10. Já li várias resenhas desse livro... Estou louca para lê-lo... É o tipo de livro que eu gosto, que mistura a ficção com a realidade, e nos dá excelentes romances... Imagino como deve ser legal poder saber o futuro...

    ResponderExcluir
  11. Nossa quando lançou esse livro tinha altas expectativas sobre o mesmo.Li algumas resenhas que não falaram tão bem do livro então meio que fiquei com um pé atrás...Mais pela sua resenha e opinião o livro te conquistou.. Uma oportunidade de ver como nosso futuro será e poder mudar algo nele deve ser bem legal e ao mesmo tempo meio complicado..Pois não sabemos o que podemos alterar além do que gostaríamos.. Mais vale a leitura..para podermos matar a curiosidade sobre o futuro e presente dos nossos protagonistas.

    ResponderExcluir
  12. Desde que vi esse livro pela primeira vez na livraria me apaixonei pela capa. Ainda não tive oportunidade de ler, mas parece ser uma leitura dbem agradável. Realmente foi uma ideia muito interessante que as autoras tiveram nunca vi nada igual

    ResponderExcluir
  13. Oi adorei, a dica de livro bem que poderia virar filme,adoro os filmes citados,realmente depois que o computador tornou-se "popular" nada mais seria o mesmo...
    Nossa é interessante acompanhar a "viagem" de Emma e Josh nessa página do futuro,principalmente porque Emma não quer ser infeliz e decide faze mudanças mas, com certeza vai gerar muita briga ,diferente a divisão dos capítulos e a narração feita pelos dois personagens!
    A capa É FOFA!

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha...com certeza adicionada a minha wish list

    beijos

    ResponderExcluir
  15. O livro ainda não tinha chamado muito minha atenção, mas agora bateu uma curiosidade de ler - também gosto muito de livros que nos permitem acompanhar a narrativa pela visão de mais de um personagem. Vou anotar aqui ;)

    ResponderExcluir
  16. Adorei e quero muito ler. Já estava de olho gordo nesse livro, desejando e não é que me apareceu a oportunidade de unir o útil ao agradável. Sua resenha só me deixou mais ansiosa por ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Eu adoro histórias futurísticas e essa parecer ser demais! A cabeça dos personagens deve ficar uma pilha com tantas informações kkkkkk estou mto curiosa pra ler por amei o tema e romance deve ser lindo *-*

    ResponderExcluir
  18. eu quero tantooo eu amei a premissa, a sinopse, a historia, os personagens. muito bom :)

    ResponderExcluir
  19. Só tive meu primeiro computador em 2002, mas já tinha contato desde 1998. Lembro-me muito bem dessa danada da rede discada, e sofri bastante com ela. Rsrsrs
    Achei a história bem interessante. É legal quando vermos as personagens passando por situações que nós também já passamos, sem falar nessas citações de objetos ou eventos que conhecemos de perto. Quero muito ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Eu tb amo histórias com passagens do tempo, seja em viagens ou avanço e recuo na cronologia da narrativa.
    E essa de mudar o presente antevendo o futuro é perigoso, pq a toda ação há uma reação... Livros e filmes já nos mostraram q outras repercussões correm paralelas às alterações que fazemos. Tb sou super fã da série De volta para o futuro e ele mostra bem isso.
    Como será q essa história vai acabar? Louca pra saber.

    ResponderExcluir
  21. Muito curiosa pra ler esse livro nessa época eu nem gostava muito de computador achava a maior besteira. Acho que vou gostar muito dessa história por ter muita coisa que gosto, viagem no tempo citar coisas antigas e ser uma leitura juvenil e bem alegre.

    ResponderExcluir
  22. Adoreeeeeeeeei! É engraçado ver uma estória dessa sendo construída, acompanhar um ponto de vista de alguém do passado sobre nosso contexto atual. Muito original, já quero ler.

    Beijinhos, Mallú Ferreira
    semclichesporfavor.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...