Resenha do livro "Crepúsculo" de Stephenie Meyer


Já faz tempo que a Irene, a querida chefinha aqui da Saleta, me liberou para fazer resenhas para a série Crepúsculo da qual sou muito fã. Por estar sempre cheia de coisas a fazer e cansada de guerra, fui adiando esse prazer, mas hoje recebi um impulso necessário para começar o empreendimento.

Sinceramente as redes sociais são um mar no qual muita gente joga os dejetos de seus preconceitos. Particularmente, não acho que Crepúsculo seja o ultimo biscoito do pacote dos livros raros, mas acho que imagens como a que está ai do lado são amostras de muito tolas, ofensivas e desrespeitosas. Me irrita profundamente perceber entre os leitores pessoas que não sabem respeitar o direito e o gosto do outro.

Ao me deparar com imagens como essa ai do lado preciso lutar muito contra a vontade de brigar, aliás, quando me vejo evitando conflito bobo percebo que talvez a convivência com a Irene esteja surtindo algum efeito em mim rsrs...


E sim, antes de começar tenho que dizer: a sinopse de Crepúsculo é uma das melhores que já vi. Totalmente instigante e para minha alegria e pena até melhor que o livro kkk...



Sinopse:  
De três coisas eu estava convicta. Primeira, Edward era um vampiro. Segunda, havia uma parte dele - que eu não sabia que poder essa parte teria - que tinha sede do meu sangue. E terceira, eu estava incondicionalmente e irrevogavelmente apaixonada por ele.

Editora Intrinseca
ISBN 9788598048533
Edição 3 / Ano 2009


 


Resenha: A história contada na série Crepúsculo não é novidade para ninguém, no mundo globalizado de hoje, em meio a velocidade das comunicações o trabalho da Stephenie Meyer tomou conta do mundo ganhando espaço em diversos meios de comunicação e virando algo pra lá de conhecido. Nos quatro livros da Série ela conta a história de como Bella e Edward se encontram, se apaixonam e conquistam entre as dificuldades o seu precioso "Felizes para sempre!".

O primeiro livro dessa série, bem poderia ser chamado de "Encontro" porque é disso que ele trata, do encontro das almas de nossos heróis: uma moça simples e do nobre vampiro adolescente mais chatinho e querido de todos os tempos.

Sinceramente, eu não tinha nem conceito e nem preconceito sobre Crepúsculo quando cheguei a ler esse volume, mas a narrativa da Meyer me pegou de jeito e de cara. A forma como ela conta sua história comum é maravilhosa! A escolha dela em transformar uma moça comum e meio estabanada em heroína também foi uma cartada de mestre, a Bella me cativou através de uma relação de identificação profunda

De todos os livros da série o livro 1 é o meu preferido, o mais envolvente e o que convida você a ir até o fim da série descobrindo os caminhos desses dois. Sim, o fim é previsível, está claro que o lobo e a ovelha estão destinado a ter seu final feliz, mas a questão não é o final e sim o caminho, qual será o caminho do casal e como eles percorrerão.

A proposito, fica claro na leitura desse primeiro volume que a Meyer é uma mulher cristã, os valores cristãos permeiam toda a narrativa e orientam o desenrolar da história. Fica claro também que ela se inspira em histórias clássicas como "Orgulho e Preconceito" de "Jane Austen" e "Jane Eyre" de Charlotte Brönte, obviamente que ela usa esses textos clássicos de uma forma muito rasa e superficial. Ah, algumas amigas minhas também sustentam que ela plagia a série "A mediadora" de Meg Cabot, mas eu não li essa série ainda então não sei.

Quanto a adaptação para o cinema, gritem comigo, me xinguem e risquem o meu nome de sua lista de resenhistas respeitáveis, mas de todos ele continua sendo o meu preferido. Claro, deixa muito a desejar em relação ao livro, mas ainda assim a Kristen Stewart ficou perfeita no papel, a personificação da Bella com toda certeza o que compensa e muito a pavorosa atuação de Robert Pattinson.


Ah, se você não gosta, odeia, detesta a história pode comentar e expor seus motivos, mas lembre-se: "Educação cabe em qualquer lugar!".


Ah[2], se você gosta de ouvir pessoas falando sobre livros no terceiro podcast das "Meninas dos Livros" eu falei sobre essa série e foi muito divertido, clica ai no link, vai no blog e confere "Terceiro podcast: Séries" você pode se divertir quer goste, quer tenha ódio da série.





  Pandora
Jaci Clemente conhecida neste  mundo virtual como  Pandora. Estudante de História e  seu objeto de estudo preferido é História da Educação. É apaixonada por literatura fantastica, poesia, romances do século XIX e todo tipo de livro bem escrito, seu primeiro emprego foi com educação infantil, então também ama literatura infantil. Adora responder aos comentários feitos em suas resenhas tentando estar sempre presente .    e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob
 

15 comentários

  1. Oi Jaci!

    Tenho um carinho muito grande por essa série, não sei explicar o porquê, mas a narrativa da Meyer me pegou de jeito e eu agradeci aos céus por ter os quatro livros em mãos ao iniciar a leitura, porque não conseguia parar mais. O enredo tocou meu coração e me encheu de romantismo e lirismo numa época em que eu estava precisando muito disso =)

    Quanto à foto acima, acho que qualquer Hobbit, Elfo, Mago ou Anão ficaria revoltado com essa falta de respeito alheio.

    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  2. não sou super fã da serie, mas adorei os livros. já o filme, assisti apenas o primeiro e não assisti mais pois não gostei da forma que mudaram certos pontos na história.
    comecei a tomar gosto pela leitura quando li a serie da Stephenie, e conheço muita gente que também começou a gostar de ler a partir dos livros dela. sempre quando alguém me falava que achava crepúsculo ridículo e não sei mais o que eu sempre perguntava: mas você já leu o livro? então não fala mal --'
    o mesmo aconteceu com os livros da serie 50 tons né? ou só eu que achei isso? :P
    também adorei a Kristen no papel da Bella. acho que não existe uma atriz melhor para o papel!

    ResponderExcluir
  3. Jaci, eu gostei muito de Crepúsculo quando li, mas muito mesmo, me tornei fã da série e, por mais que muita gente torça o nariz, deveriam ler primeiro. Eu era do time que olhava torto, agora sou fã.

    Agora, acho este volume muito melhor que o segundo, que, inclusive, me desanimou a continuar lendo, pois não tem nada a ver, sei lá, é estranho, e o fato de eu detestar o raciocínio ilógico de Edward me faz torcer por Jacob, mesmo sabendo como as coisas terminarão...

    Dois abraços ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei asim que lançou em pré-venda, estava no 2 ano do ensino médio e me lembro de ter odiado, pois todos liam e amavam tanto que chegava a enjoar, mas hoje eu não vivo sem, a série é muito boa, a autora é maravilhosa, tanto que já li a Hospedeira logo em seguida e adorei também!

    beijos.
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Mesmo muita gente criticando eu até gosto, mas acho que a Bella é muito zoombie e dependente, sabe? Gosto mais quando as personagens são mais fortes e valentes.
    Dá uma passadinha?
    http://pinkbehavior.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Jaci

    Sou fã da série, assisti a todos os filmes e adorei! Nesse caso eu fiz o sentido inverso do que gosto e sempre faço (livro e depois o filme), nesse eu assisti aos filmes e depois fui ler os livros. Agora não sei explicar o pq, mas só consegui ler o primeiro livro da série, os restantes não, tanto que acabei dando para uma amiga. Mas agora lendo sua resenha, fiquei com vontade de ler novamente e seguir em adiante com a série pelos livros.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, eu também comecei com o filme, depois corri para o livro e foi uma paixão linda <3 Mas no meu caso eu não sou tão fã dos filmes, embora também goste deles.

      Excluir
  7. eu ja tinha lido o livro e gostei muito, a resenha ficou otima..

    ResponderExcluir
  8. Adorei A Resenha, Crepúsculo e a minha saga preferida, Concordo que a Kristen ficou perfeita. E o Robert... Amo Muito a Saga E sua Resenha falta umas coisas, Minha resena deu 3 paginas Mais e Uma resenha Ok, Entendo...Linda Pagina Parabés!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Obrigada pelo comentário, queria que vc tivesse deixado o link para a sua resenha para eu conferir, adoro ver a opinião das outras pessoas sobre os meus livros preferidos.

      Cheros, Pandora.

      Excluir
  9. Eu amo todos os filmes,mas comprei o livro,e mesmo já sabendo da história fiquei desapontada.Sei lá,a narrativa em primeira pessoa deixa a Bella mais idiota.Muito mais egoísta e mesquinha.Ela só pensa em si mesma,e claro,no Edward.É um romance,mas sei lá,dá raiva!

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi tanta besteira, pelo fato de assistir e ler a saga toda várias vezes. Acontecia, o que a imagem retrata. Mas mesmo assim não liguei, agora não sou tão viciada na saga, mas o fato de ler um livro intitulado "modinha", as pessoas não te olham como leitora, parece que temos que ler só clássicos de 500 páginas para sermos considerados verdadeiros leitores. Leio de quase tudo, o que importa é a leitura e o quanto ela te satisfaz independente do titulo/gênero :).

    ResponderExcluir
  11. Oiee
    Adorei a resenha! Também fico muito brava quando vejo coisas como esta na internet. Cada um tem sua opinião; respeito é bom e todo mundo gosta!
    Sinceramente eu adorei o livro, mas o que foi aquela adaptação ao cinema??? Com parado com o livro, o filme não chega nem aos pés! E o que foi aquela ceninha: "Eu sei o que você é" ??? Sério! O livro é muito melhor!
    Aproveitando, eu queria divulgar o meu Blog onde posto resenhas, tags e muio mais. Este é o link:
    http://blog-recanto-literario.blogspot.com.br/
    Espero que você veja, divulgue a alguém ou seja seguidora e que você goste de minhas resenhas e etc.
    Beijão
    Parabéns pelo Blog!!!

    ResponderExcluir
  12. No final de Crepúsculo é uma história que acaba por ser uma proposta de amor entre o novo ada vampirosn. Para a produção desta questão que vale a pena ver, eu recomendo a serie True Blood, uma produção que deixou a sua marca no elenco que tem qualidade em cada estação.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...