Resenha do livro "O Projeto Rosie " de Graeme Simsion - Editora Record

Sinopse
Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica.
Exceto as mulheres.
Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva.
Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal.

O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.




Editora: Record
ISBN: 9788501402219
Edição 1 / Ano: 2013
Páginas: 320




Às vezes não somos nós que encontramos o amor; 
é ele que nos encontra.


O Projeto Rosie escrito por Graeme Simsion, é um dos melhores livros que já li este ano. Está na relação dos meus favoritos e confesso que no início não fiz muita fé, mas foi uma história incrível que viajei sem sentir. Passei momentos divertidos ao lado de Don, acompanhando passo a passo sua luta, a sua dedicação, o seu esforço e por mais que as coisas dessem errado eu estava ali torcendo por ele.  Teve cenas desde as mais conflitantes como muitas super divertidas que me fizeram rir. Impossível não se apaixonar por este homem por mais esquisito que seja.

O primeiro contato que tive com O Projeto Rosie foi através da fanpage do  Grupo Editorial Record  com a pergunta “Você é compatível com Don?” onde respondi a um questionário com algumas perguntas e fui dada como incompatível. Poxa que cara é esse que por mais que altere minhas respostas não consigo ser candidata a esposa perfeita?  Isso só foi uma brincadeira, um marketing para falar do livro. E olha que valeu mesmo porque fiquei curiosa para conhecer de perto a história de Don Tillman, um professor de genética, bonito, com 39 anos, praticante de aikido e caratê.  Seguindo uma vida cheia de regras para tudo e mesmo que algo venha a surgir na sua rotina tem sempre uma solução “exceto para as mulheres”.
Gostava de andar de bicicleta e calculava o tempo de trajeto para chegar ao seu destino. Também analisava as pessoas estimando sua idade e IMC. Fico imaginando qual seria sua previsão para o meu IMC. Será que passaria de 30?

Suas pesquisas eram bem sucedidas em sua área, mas o que ele não conseguia entender era a sua incapacidade de arrumar uma esposa ou pelo menos uma namorada. Seus únicos amigos eram Gene e sua esposa Claudia. Ele um professor de psicologia e como no passado foi geneticista criou o projeto de fazer sexo com o maior número possível de mulheres de nacionalidades diferentes. Sua esposa uma psicóloga clínica, por demais compreensiva aceitando ter esse tipo de casamento. 

Como seus amigos, Gene e Claudia, tentavam ajudá-lo a encontrar uma esposa, mas mesmo tendo todas as probabilidades de sucesso as poucas experiências não foram boas.
“Existe alguma coisa em mim que repele as mulheres. Nunca achei fácil fazer amizades e, pelo visto, as mesmas deficiências que causaram esse problema também afetaram minhas tentativas de relacionamentos amorosos.” Pg. 9

Don teve duas amigas antes de conhecer Don e Claudia. Uma foi a sua irmã mais velha que veio a falecer por uma incompetência médica. Outra foi Daphne, uma senhora que morava em um apartamento acima do seu e o marido “estava internado em um asilo devido à demência.” Era obesa o que a impedia de se locomover, sua família nem aparecia. Don a achava muito inteligente e a visitava regularmente. Ela se interessava pelo seu trabalho e isso era fascinante para os dois.  Ela ia jantar em seu apartamento e todos os domingos Don a levava para visitar o marido no asilo.
- Durante o jantar, ela fez uma declaração incrível:
- Don, você daria um marido maravilhoso. Pg. 22
Foram bons momentos até que Daphne foi diagnosticada com o mal de Alzheimer.

Don é quem narra a sua história que é contagiante. Com um questionário de 16 páginas, frente verso, ele faz o Projeto Esposa. Leva a apreciação de seus amigos, Gene e Claudia, que fizeram suas contestações. A esposa perfeita tem que ser pontual, não ingerir bebidas alcoólicas, não fumar e etc. Envia o questionário para uma empresa de relacionamento, lança da internet  e assim seu projeto segue sem muito sucesso.

Conhece Rosie em sua sala na universidade e imagina que Gene a tenha enviado depois de ter respondido o questionário do Projeto Esposa. Só que ela é totalmente ao contrário e leva Don a abrir mão de muitas de suas regras. Ela é garçonete em uma boate gay e contando que está à procura de seu verdadeiro pai vai levá-lo por um caminho cheio de aventuras sendo que agora de um novo projeto - o projeto pai.

Inicia-se uma caminhada nessa busca onde me entreguei de corpo e alma. Onde conheci esse personagem lindo por dentro e por fora. Incansável não só em achar o verdadeiro pai de Rosie, mas de poder fazer o melhor. Vivi a cada momento as suas emoções, as suas descobertas, o convívio gostoso com Rosie, uma amizade transparente onde conseguem aprender um com o outro e se aceitarem como realmente são.

“Rosie havia falhado em diversos critérios do Projeto Esposa – incluindo a questão mais crítica, em relação a fumar. Meus sentimentos por ela não podiam ser explicados pela lógica. Eu não dava a mínima para Merryl Streep, mas estava apaixonado por Rosie.” Pg. 304

Don é único e maravilhoso e será que ele consegue conquistar o coração de Rosie?  Uma história com final tenso e digo que Don e Rosie juntos deram vida a essa história surpreendente.

Uma narrativa leve, gostosa de ler. A capa além de bonita foi de uma criatividade ímpar conseguindo transmitir os detalhes da história.

Book Trailer



Quer saber se é compatível com Don?
Clique na imagem e responda ao questionário.





Irene Moreira  é uma mulher que gosta do que faz bem a alma. Amante da comunicação, da arte de ensinar precisa transbordar seus sentimentos, conhecer pessoas, passear por lugares diferentes. Uma forma que a completa é ler e  escrever interagindo com esse mundo virtual. Aprecia uma boa leitura, mas é apaixonada por romances e suspenses.

 e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob

38 comentários

  1. IRENE!
    Ri muito do encontro de Don com Rosie, fico imaginando todo o livro como será?!...
    Don deve ser bem metódico e chato, acredito que Rosie trará VIDA ao cotidiano dele...
    Muito curiosa em pode ler esse livro.
    Parabéns pela ótima resenha.

    Tenha um domingo carregadinho de descanso e de iluminação!!
    Paz, amor e muita luz!
    cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  2. Instigante!!! Esse livro é instigante! Pelo o que você disse de um lado há um homem mega metodico e do outro uma menina maluquinha, os dois juntos vivendo uma história cheia de descobertas!!! É de querer ver/ler mesmo!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Irene!
    A cada resenha que leio fico com mais vontade de ler esse livro e saber como a Rosie abalou o mundo certinho do Don. Deve ser muito fofo, eu quero =D
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  4. Irene, primeira resenha que vejo do livro, apesar de toda a movimentação a respeito do título que surgiu nos blogs. Gostei muito da resenha, é o tipo de livro que eu leria sem problemas, e perfeito - acredito eu - para ler entre livros mais tensos ;)

    Dois abraços e boa semana ;)

    ResponderExcluir
  5. também fiz o teste e sou incompatível com ele :'(
    esse book trailer ficou muito divertido, e, pela sua resenha, o livro é bom demais!
    ai Irene, estou doida para ler ele! *---*

    ResponderExcluir
  6. Oi Irene
    Li esse livro semana passada e gostei bastante :)
    Adorei a capa e ao vivo ela é ainda mais linda!
    Parabéns pela resenha, ficou ótima!!
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante do livro, a resenha e a sinopse me conquistaram, estou muito afim de ler essa historia para rir do Dom, ele parece ser bem engraçadinho hahahaha
    Já li varias resenhas sobre esse livro em vários outros blogs e todas foram positivas, outro ponto que me conquistou no livro, pois até agora não vi nenhum comentário botando defeito ou algo do tipo.
    Bem a capa é bonita, porém eu prefiro a outra que eu vi no outro blog (Se eu não me engano é a capa americana ou brasileira, não lembro muito bem)

    ResponderExcluir
  8. Estou doida pra ler esse livro...Dá pra ver que tem cenas super engraçadas, esse questionário deve ser cômico(16 páginas, frente e verso...kkkkkk)..quero muito esse livro.Rosie deve levar Don à loucura..rsrsrs
    Adorei essa parte..."Suas pesquisas eram bem sucedidas em sua área, mas o que ele não conseguia entender era a sua incapacidade de arrumar uma esposa ou pelo menos uma namorada."
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  9. Resenha bem escrita abordando pontos relevantes do livro, facilitando o entendimento por parte dos leitores, despertando seu interesse para a história.

    ResponderExcluir
  10. Olá Irene!

    Nossa, como quero ler esse livro, a cada resenha me apaixono por ele! E quero saber como será em detalhes o relacionamento da Rosie e o Dom!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  11. Só tenho lido resenhas ótimas sobre este livro! Mas será que eu vou conseguir gostar do Dom??? Ele parece ser tão CHATO! hahahaha Vamos ver... vou ter que ler para saber se aturaria um Dom na minha vida!

    ResponderExcluir
  12. Nossa de inicio o Don parece ser muiiiito chato, mais chato mesmo, mas depois parece até ficar interessante, ele super chato e a Rosie super bacana, descolada!! Eu fiz o teste do Don, mas não passei, kkkkkkkkkkk. Mas tudo bem esse livro já entrou para minha lista do vou ler!!!

    ResponderExcluir
  13. Estou louca para ler esse livro, pelo que li é bastante engraçado, e gosto muito de livros que tem a medida certa de romance e graça....

    ResponderExcluir
  14. Já li várias resenhas deste livro, e acho que vou gostar muito de ler. Quem não gostaria de encontrar o par perfeito??? Mas somos todos imperfeitos, por isso acho que o livro promete risadas e muito amor.
    Nome de seguidora: Miriam Guiraldelli

    ResponderExcluir
  15. Me pareceu daqueles filmes de comédia romântica que nos divertimos muito e seria para rever e fazer vários "OWN" e "AWN". Vou ler *--*

    ResponderExcluir
  16. O video ficou otimo junto com a resenha... sou bem parecida com a Rosie, até fiz o teste, mas não tenho absolutamente nada a ver com o Dan (rs)... quero muito ler...

    ResponderExcluir
  17. Super afim de ler, amei a resenha, me deixou com mais vontade de ler, gostei muito da historia.

    ResponderExcluir
  18. Eu tô doida para ler esse livro e a capa dele é incrivelmente linda!

    ResponderExcluir
  19. aCHEI interessante e fiquei com vontade de ler. obrigada pela dica. beijos

    http://dayanexc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Todo mundo tá falando desse livro, e ele realmente me chamou atenção. Acho que gostei do livro pelo fato do protagonista ser tão metódico, e eu nunca li nada assim. Fiz o teste e deu que eu não tinha nada a ver com o Don, igualzinha a uma menina chamada Rosie, hehehehe. O resultado do teste me fez com que eu quisesse mais ainda ler o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. A história parece ser bem fofa e engraçada! Adorei a resenha! Bjos

    ResponderExcluir
  22. adorei a resenha me deixou super curiosa quanto ao livro..

    ResponderExcluir
  23. Também fiz o questionário e o resultado foi: total incompatibilidade com o Don rsrsrsrs Ainda não li, mas já está na minha lista de prioridades! Todas as resenhas são positivas e a sinopse me encantou ao máximo. Adoro protagonistas fora do padrão, do tipo antissocial e pragmático; além disso, o Don ainda é professor de Genética ♥ Enfim, prevejo a minha paixonite pelo personagem rsrs

    ResponderExcluir
  24. Todas as resenhas que eu vejo sobre o livro são sempre positivas!
    Isso é maldade porque me faz cada vez mais ficar ansiosa para lê-lo.
    Assim que o livro foi lançado, não liguei muito para ele, mas se tornava cada vez mais frequente alguém dizer que o adorou. E bom, resolvi ler a sinopse novamente e ir em buscar de outras resenhas e caramba, sempre que o vejo, me bate uma enorme vontade de ler logo :c

    ResponderExcluir
  25. Esse livro parece ser simplesmente FANTÁSTICO! Além de se tratar de romantismo , tema que eu adoro, tem um enredo bem diferente de outros romances que já li. E aí garotas, vamos criar um 'Projeto Marido' também?! haha

    ResponderExcluir
  26. Adoro personagens assim, certinhos e controladores, só pra ver como se surpreenderão, rsrs. Don vai aprender que o amor sacode a gente, q não podemos enquadrar o sentimento num padrão. E que Rosie venha com tudo pra virar a vida dele pelo avesso. O bom do amor são as diferenças e o exercício de complementar-se com o outro, nas suas peculiaridades.

    ResponderExcluir
  27. to mais do que louca pra ler esse livro..meu deus do céééeu!!!!

    ResponderExcluir
  28. Puxa! adorei sua resenha. Já tinha lido alguma coisa sobre esse livro, que aliás, acho a capa linda, mas não tinha prestado muito a atenção sobre ele. No entanto, agora, devorei sua resenha e sinopse e quero ler. Já anotei para ler.

    ResponderExcluir
  29. Já tinha visto esse livro, e antes de ler sua resenha eu pensava que era uma protagonista mulher com uma história totalmente diferente, pelo que eu li eu me enganei o livro é simplesmente perfeito e a capa é linda.

    ResponderExcluir
  30. Amei a capa e achei a ideia da história bastante interessante, estou doida pra ler esse livro!

    ResponderExcluir
  31. O legal é que até agora só tenho lido resenhas positivas em relação a esse livro. Não tem como não comparar esse Don ao Sheldon de TBBT. Eu sou fã desse tipo de livro, pois além de ter uma narrativa leve, fluida e agradável, me parece ser uma trama bem divertida. Tô super curioso pra saber como eles se apaixonaram.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  32. Nossa! Don parece ser um cara engraçado por essa mania de perfeição, e Rosie com suas maluquices para ser o tipo de personagem que envolve qualquer leitor. Acho interessante essa mistura de personalidades; afinal de contas, o amor realmente às vezes nos escolhe, e não podemos optar por características semelhantes as nossas em parceiros. A capa é um mimo, o booktrailer é divertido, e fiquei com muita vontade de conhecer essa história o quanto antes. Parabéns pela resenha, adorei! Beijocas.

    ResponderExcluir
  33. Fiquei muito interessada pela história, que parece ter momentos de humor associados a romantismo, a novas descobertas. Achei bem bacana essa coisa de acompanhar a evolução do personagem, a sua transformação. É uma história que me deixou com muita vontade de ler, principalmente para a ver a bagunça que a Rosie faz na vida arrumadinha de Don.

    ResponderExcluir
  34. A primeira coisa que fez eu me interessar por esse livro foi a capa, mas depois fui ler a sinopse e confesso que não me prendeu muito, achei que fosse uma história bobinha, mas depois dessa resenha vi que estava errado, que a história tem mais coisas que problemas bobinhos, agora estou louco para ler esse livro, espero que possa ser uma de minhas próximas leituras.

    ResponderExcluir
  35. Oi Irene,nossa a resenha está maravilhosa,adorei a dica de livro.Don tinha uma “vida programada” nos mínimos detalhes até para encontrar uma namorada, e esse questionário para encontrar uma esposa…
    Realmente as situações vão ser constrangedoras e engraçadas através de um protagonista masculino,com certeza garantia de uma boa leitura e bons momentos para sorrir ao acompanhar Don em seu projeto.

    ResponderExcluir
  36. Poucas pessoas conseguem me convencer a ler um livro, na maioria das vezes eu convenço-as e hoje pode-se dizer que foi simplesmente uma primeira vez pra mim *------* AMEEEEEEEEEEEEI!
    Obrigada por continuar escrevendo resenha para nós e eu sei que muitas vezes estamos sem tempo ou estressadas ou ''de mal com o dia'', mas a verdade é que vale a pena ver que tudo que vc correu atrás e se dedicou de corpo e alma, está sendo reconhecido. Parabéns! e se um dia pensar em desistir, volte uma ultima vez para esse site, leia cada um de seus comentários não se importando com as críticas, pois para cada critica lida, terão dois comentários postados elogiando-a pelo maravilhoso trabalho feito por vc! *-*

    ResponderExcluir
  37. Resenha bem desenvolvida, resumindo o conteúdo de forma simples e inteligente, trazendo os leitores para a atmosfera do livro, despertando o interesse, fazendo um belo convite à leitura.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...