Resenha do livro Revelação - Mass Effect - Livro 01 - Drew Karpyshyn


Sinopse:

Os seres humanos ganharam a galáxia, mas não o respeito das raças que encontraram em sua expansão. Quando uma base de pesquisa no planeta Sidon é atacada e seus ocupantes são brutalmente assassinados, o jovem tenente David Anderson precisa descobrir os culpados rapidamente. A resposta do enigma pode ser Kahlee Sanders, única sobrevivente da base que se tornou uma fugitiva. Anderson tem de encontrar Sanders antes que Saren, um implavável Espectro turian, o faça primeiro, o que poderia trazer consequências terríveis para a humanidade.
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501404527
Edição 1 / Ano: 2013
Páginas: 294




Ficção científica. Em 1926, Hugo Gernsback fundou a revista Amazing Stories e criou o termo scientifiction (combinação da palavra ciência e ficção) que posteriormente foi atribuído a este tipo de literatura, que anos mais tarde revelou nomes como Isaac Asimov, Arthur C. Clarke e Robert A. Heinlein. Os temas abrangidos por este gênero são os mais variados, tendo a ciência como base, seja de forma mais realista ou puramente fantástica ou fantasiosa. 

Entretanto, há um subgênero da ficção científica que define melhor a franquia de Mass Effect: space opera. Caracterizada principalmente por situar-se no espaço exterior ou planeta distante, com tecnologia futurista que permite as viagens e batalhas espaciais e a interação (amistosa ou não) com as diversas raças alienígenas, este subgênero ficou associado as grandes sagas do cinema como Star Wars, Star Trek, Tropas Estelares, etc. Então se você gosta deste tipo de literatura vai apreciar bastante este livro, e a trama poderá agradar também quem não é fã habitual.


Mass Effect é uma franquia de games (Mass Effect, Mass Effect 2 e Mass Effect 3) desenvolvida pela BioWare para X-Box 360, Windows PC e Playstation 3, que mistura características de RPG Eletrônico e Tiro em terceira pessoa. A história do jogo se passa no ano de 2183, e o jogador assume o controle do soldado de elite Shepard (Primeiro Oficial do Capitão David Anderson – personagem principal deste livro) que é mandado em missões de exploração pela galáxia. O título Mass Effect faz referência a tecnologia presente no jogo, que permite a viagem pelo espaço: os retransmissores de massa.

A história de Mass Effect: Revelação se passa 18 anos antes da história do jogo. Apenas pouco mais que uma década, após o primeiro contato com a tecnologia prothean, uma raça alienígena que todos consideram extinta, que deixou um legado tecnológico que permitiu as viagens estelares e outros avanços, a raça humana faz parte da comunidade espacial. Porém, recém-saída de uma guerra contra os turian, a humanidade é vista com desconfiança pelas demais raças. E o incidente com a base de pesquisa, localizada no planeta Sidon, só aumenta o clima de animosidade existente.

Na trama do livro, acompanhamos os meandros das investigações do tenente Anderson, que se vê envolvido em uma trama de conspiração, mistérios e assassinatos que podem abalar a frágil relação da humanidade com as outras raças, e levar a um conflito espacial em larga escala.

O desenvolvimento da trama é muito dinâmico, mesclando ações de combate, relações pessoais e resolução dos mistérios. O leitor que não conhece o universo de Mass Effect pode se sentir meio deslocado no início, entretanto ao longo da trama os principais elementos são bem explicados, e ao final, se sente completamente inserido nesta ambientação. 

O final do livro é emocionante, e percebemos o conflito do tenente Anderson entre o dever para com a Aliança, e seu lado pessoal com a Kahlee Sanders. Como é proposta do livro, o final da trama liga ao evento principal do primeiro jogo de Mass Effect, e como o papel do Espectro turian Saren é essencial, e explica muito bem as motivações do personagem e o porquê ele faz tudo o que fez no primeiro jogo. Ficou com curiosidade? Eu também, então é uma boa pedida ler o livro e conhecer mais sobre esta premiada franquia.





Marcelo Daltro – Pai e marido apaixonado pelo filhote e esposa, ilustrador, chargista, Bacharel em História (especializado em mito, imaginário e história em quadrinhos), fanático por cultura pop: quadrinhos, filmes, livros, desenhos animados, séries e RPG.
  flickr   #    e-mail  # facebook: 

Um comentário

  1. Eu amo ficção científica, tanto em livros quanto em filmes. Já vi que vou ficar de olho nessa série. Vou esperar para ver os outros volumes que serão lançados para só então começar a ler.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...