Resenha do livro "O Fogo" de James Patterson e Jill Dembowski - Editora Novo Conceito




Sinopse: Você pensou que seria um conto de fadas? Whit e Wisty Allgood sacrificaram tudo para liderar a Resistência contra o regime sanguinário que governa o mundo. O líder supremo, O Único Que É O Único, baniu tudo o que havia de bom: livros, música, arte e imaginação. Mas o poder dos dois irmãos parece estar longe de conseguir deter O Único, e agora ele executou a única família que eles tinham. Você não vai encontrar O Único aqui. Wisty sabe que o momento se aproxima. Em breve ela estará cara a cara com O Único. A sua bravura e o seu dom canalizam ainda mais poder para esse ser, que já é invencível. De que maneira ela e Whit poderão se preparar para o confronto iminente com o implacável vilão que devastou o seu mundo – antes de ele se tornar verdadeiramente onipotente? Nem sempre seremos felizes depois que acabar. No impressionante terceiro livro da série Bruxos e Bruxas, a tensão está maior do que nunca – e as consequências mudarão tudo.


Título: O Fogo
Autor: James Patterson e Jill Dembowski
Editora: Novo Conceito         
Ano: 2014
Nº págs: 272
Gênero: Aventura, Distopia

Skoob




Obs: Antes de começar a ler essa resenha, aviso que ela pode conter spoilers para quem ainda não leu o primeiro livro da série Bruxos e Bruxas e o segundo livro O Dom. 


   

Já li O Fogo e sim, eu estava ansiosa para poder conferir o terceiro livro da série Bruxos e Bruxas e ver se a história conseguiu fluir melhor do que a apresentada no livro anterior, O Dom. Mas antes de dizer, se gostei ou não, vou contar um pouco sobre a nova aventura dos irmãos Allgood.

Depois de ver os pais sendo executados no último livro, Whit e Wisty se separaram com a confusão que houve naquele dia tão triste. O poder do Único só se tornava mais forte e a população, além de sofrer com esse regime autoritário, agora estava enfrentando um novo dilema: A Peste do Sangue. A doença estava se espalhando e matando milhares de pessoas, foi quando Whit, tentando ajudar crianças e levando elas para clínicas médicas, encontrou sua irmã trabalhando como enfermeira, só que Wisty também ficou doente. 

"A luz das velas está ficando embaçada de novo. 
Estou me afogando em escuridão.
Noite...feliz.
Mas não estou pronta para partir. Ainda não" (página 30)

Contando com a ajuda de pessoas boas que aparecem durante a leitura, Wisty consegue se recuperar e ficar pronta para encarar de frente o que o futuro lhe reserva. Os irmãos acabam enfrentando novos problemas e como sempre fugindo da Nova Ordem, pois o Único continua procurando ambos e dessa vez, conta com uma ajuda de peso, alguém tão poderoso e malvado quanto ele, o soldado Pearce.

"- Mas o que ele não tem é o seu fogo, Wisty, a sua energia, a sua eletricidade. Ele pode controlar a terra, mas não controla as pessoas
 que vivem aqui. Pelo menos não os pensamentos delas. Ainda não. Mas, se aquilo em que O Único acredita for verdade, que seus poderes se 
 estendem aos impulsos elétricos do cérebro, ele vai usar você para controlar não só o governo da Superfície, mas também as mentes de toda
 a humanidade, em todas as dimensões." (página 111)

Segundo a profecia apresentada no primeiro livro, parece que ela está prestes a se concretizar. Whit e Wisty, vão precisar de muita coragem e inteligência, além de muita magia, pois Wisty terá que finalmente destruir o Único e Whit terá que ir para a Terra das Sombras.

"- Seu pai disse para se lembrar de que você e Wisty precisam compartilhar seus Dons se quiserem chegar a algum lugar. 
E sua mãe disse para vocês terem coragem, e não terem medo de perder as coisas" (página 73)

O Fogo consegue ser mais dinâmico e algumas das perguntas que surgiram nos livros anteriores são respondidas nesse. Podemos por exemplo esclarecer o porquê do Único ser o que é, pelo menos podemos entender o que levou ele a ficar assim tão perverso e gerar esse caos na sociedade. Temos também mais aventuras e os irmãos estão mais unidos do que nunca. A parceria de James Patterson e Jill Dembowski parece que deu resultado, pois a história se desenrolou melhor, os personagens estão mais amadurecidos e as cenas de ação levam para algum propósito. Whit ganha destaque nesse livro e podemos conhece-lo mais um pouco. Algo que percebi foi a ausência do humor que dava uma leveza aos problemas dos irmãos, confesso que senti falta disso, pois adorava o jeitinho engraçado de Wisty. 

A capa continua no mesmo padrão e linda como sempre. Os capítulos permanecem curtos e divididos entre os irmãos. Não achei nenhum erro na diagramação. Tudo perfeitamente se encaixando. O Fogo superou minhas expectativas que já estavam um pouco adormecidas depois de "O Dom", dessa vez a forma como foi conduzida a história deu uma renovada que estava urgentemente precisando. Porém se eu fosse o autor terminaria a série nesse terceiro livro, aumentava o número de páginas e capítulos para resolver pendências e finalizava. Não vejo mais motivos para estenderem a história, sem contar que a chance de surgir novos problemas para Whit e Wisty e voltar a série a se perder dentro do que foi proposto, ou seja, "enchendo linguiça", é grande. Soube que por enquanto são quatro livros já publicados lá nos EUA, o próximo que chegará aqui no Brasil através da Novo Conceito é o The Kiss (O Beijo), sem previsão ainda de lançamento. Apesar de ter minha opinião sobre a quantidade desnecessária de livros, com certeza vou ler o próximo, para analisar se eu estava certa ou errada sobre isso.






Vivian
Vivian San Juan é publicitária, amante da criação, arte e música. Apaixonada por um paulista, casou e foi morar em São Paulo onde pretende  trabalhar na área de sua formação. Uma menina atrapalhada, sonhadora, divertida e que ama tudo ligado a artes no geral. Carinhosamente é chamada por todos de Vivi.  e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob

10 comentários

  1. Oi Vivian,
    eu tenho o primeiro livro da série, mas ainda não li e admito que não estou muito curiosa para ler não hahaha
    parece ser um livro bom, mas ele não faz muito o meu estilo :(

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que parei com a série, o primeiro já não tinha me agradado, e as coisas não funcionaram muito bem comigo no segundo, daí fica difícil prosseguir..... mas ainda quero ler algo mais do Patterson, quem sabe um dos policiais me saio melhor ;)

    Dois abraços.

    ResponderExcluir
  3. Acho as capas bonitas. Mas não consegui sair do primeiro livro :(

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li o primeiro livro, mas tenho vontade de ler, apesar de muitas das resenhas que li sobre os livros da série serem negativas.

    ResponderExcluir
  5. Não é o tipo de leitura que gosto, mas há quem goste!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Essa temática de bruxas não faz muito meu estilo e diante de tantas críticas negativas acerca da série acabei desanimando de ler. =/

    ResponderExcluir
  7. Mantendo a qualidade da trilogia, prendendo a atenção dos leitores até a última página

    ResponderExcluir
  8. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...