Semana PASSARINHA de Conscientização do Autismo _ Editora Valentina


Todo dia 2 de abril comemora-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data decretada pela ONU (Organização das Nações Unidas), desde 2008, pedindo mais atenção ao transtorno do espectro autista. A Editora Valentina lançou a campanha da Semana PASSARINHA de conscientização do Autismo onde estaremos debatendo sobre vários assuntos relacionados com o autismo.




A Editora Valentina lançou o livro PASSARINHA  de Kathryn Erskine que conta a história de Caitlin, uma menina autista de apenas de dez anos. Ela precisa aprender a se relacionar com o mundo externo após a perda de seu irmão Devon, morto em um tiroteio escolar. Um livro sobre compreender uns aos outros, repleto de empatia, com um desfecho comovnte e encantador que levará o leitor às lágrimas e dará aos jovens um precioso vislumbre do mundo todo especial dessa menina extraordinária. Veja resenha aqui.



 

No Brasil, monumentos serão iluminados de azul na data, como o Cristo Redentor (no Rio de Janeiro), a Ponte Estaiada, o Viaduto do Chá, o Monumento à Bandeira, a Fiesp e a Assembleia Legislativa (em São Paulo), a torre da Unisa do Gasômetro (em Porto Alegre), além de outros eventos, que podem ser conferidos em: aqui. No mundo estarão iluminados também vários cartões-postais, como o Empire State Building (nos Estados Unidos), a CN Tower (no Canadá) entre outros — é o movimento mundial chamado "Light It Up Blue", iniciado pelos estadunidenses. 


O azul foi definido como a cor símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos — na proporção de quatro meninos para cada menina. A ideia é iluminar pontos importantes do planeta na cor azul para chamar a atenção da sociedade sobre autismo e levantar a discussão a respeito dessa complexa síndrome.



Diferenças entre a síndrome de Asperger e Autismo

Síndrome de Asperger tem se diferenciado muito recentemente do autismo típico e existe pouca informação sobre o prognóstico dessas crianças. Não obstante, considera-se que, comparado com jovens com outras formas de autismo, poderão com maior probabilidade converter-se em adultos independentes, com uma vida absolutamente normal.
Frequentemente, quando são adultos, as pessoas com Asperger têm um trabalho ou profissão relacionados com suas áreas de interesse especial, podendo ser muito competentes.

  




Filmes sobre o Autismo   
Existem vários filmes que abordam sobre esse tema, mas mostramos aqui dois que considero marcantes na história do cinema.

Rain Man - Rapaz (Tom Cruise) viaja a asilo e descobre que tem um irmão autista (Dustin Hoffman) para quem o pai deixou toda sua fortuna. Resolve então ‘raptar’ o irmão para tentar forçar um ‘acordo’ financeiro com os tutores do irmão, porém em sua viagem de volta, passa a conhecer as dificuldades e os ‘dons’ do irmão e surge um sentimento de amor e carinho. Oscars de melhor filme, ator, direção e roteiro. Inspirado em vários autistas adultos.

Forrest Gump – O contador de historias - Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de rapaz com QI abaixo da média que, por obra do acaso, consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate.


Venham participar dessa campanha, vamos conversar sobre isso e compartilhar com a blogosfera. Mesmo que você não tenha um blog deixe um comentário, fale nas redes sociais, divulgue e não deixe de se juntar a nós nessa campanha.




Fontes:

2 comentários

  1. nossa, que demais!
    ainda não li Passarinha, mas já ouvi tantos comentários bons que quero ler!
    não sabia desses filmes ai que também tratavam do tema. vou dar uma pesquisada neles :D

    ResponderExcluir
  2. Oi Irene, muito legal esta campanha da Editora Valentina. O filme Forrest Gump é muito bom. Adorei também a história de "Querido John", tanto o filme quanto o livro abordam a história da Síndrome de Asperger.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...