Resenha do livro " Lágrima - Teardrop" - Livro 01 - Lauren Kate





Sinopse
Depois de perder a mãe em um acidente no mar, Eureka acha que nunca mais voltará a sorrir. E a promessa que fez à mãe – a de nunca mais chorar – se torna quase impossível… até conhecer Ander. Louro, alto e de pele muito branca, o rapaz parece estar em todos os lugares e saber coisas que não deveria sobre Eureka. Inclusive um estranho segredo relacionado às suas lágrimas e aos três artefatos que herdou da mãe: uma carta, uma pedra e um misterioso livro que conta a história de uma menina com o coração partido. Ela chorou tanto que deixou debaixo d´água um continente inteiro. Logo Eureka vai descobrir que a antiga lenda é mais que uma história, que Ander pode estar dizendo a verdade e que sua vida pode ter um curso mais sombrio do que ela imaginou.


Edição: 1
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501403971
Ano: 2013
Páginas: 336





Hoje venho aqui contar um pouco para vocês sobre o meu primeiro contato com Lauren Kate. Nunca li nada da autora, muito menos a série famosa chamada Fallen, pois, não sei se já falei aqui para vocês, mas eu tenho uma tendência a suspeitar de livros que se tornam populares do dia para a noite. Talvez seja um preconceito da minha parte, mas é que nesse caso, realmente eu nunca tive interesse e nem oportunidade de estar adquirindo a saga. Quando surgiu a chance de poder ler Teardrop, acabei cedendo, afinal era a minha primeira vez de poder estar conferindo e conhecendo a autora em um trabalho novo. Também aceitei, não apenas por isso, mas porque a capa e a sinopse atiçaram a minha vontade de saber mais sobre a história e, como uma boa curiosa que sou, não pensei duas vezes em agarra-lo e consumi-lo da melhor maneira possível.

A leitura começa com Eureka, uma menina que tem dezessete anos e está enfrentando um momento muito difícil depois da morte de sua mãe, a arqueóloga Diana, em um acidente. Ela estava junto quando tudo aconteceu. O carro que as duas estavam foi surpreendido por uma onda gigantesca quando elas atravessavam uma ponte e acabou caindo no mar. A mãe foi levada pela onda, mas Eureka conseguiu sobreviver inexplicavelmente. Depois desse episódio, a garota nunca mais foi a mesma. Colecionando crises de depressão, tentativas de suícidio e passando por diversos psiquiatras, ela não enxergava mais sentido na vida, sua alegria foi embora junto com aquela correnteza. Eureka queria chorar, gritar, porém não sabia como fazer isso, pois quando era criança prometeu a sua mãe que não choraria, jamais derramaria uma lágrima se quer. Promessas são feitas para serem cumpridas, mesmo não sabendo exato o porquê, a menina não iria por motivo nenhum quebrar o que havia prometido.

"Eureka havia enlouquecido. Mas só porque não se despedaçou e chorou, não se atirou nos braços de qualquer um que tentasse abraçá-la nem se cobriu de pulseiras feitas em casa, as pessoas pensavam que ela não estava sofrendo?" (página 29)

Eureka agora morava com a nova família de seu pai. Ele se casou com Rhoda e teve um lindo casal de gêmeos que estão com quatro anos. Conseguir se adaptar a essa nova fase não era fácil, ainda mais com um enorme trauma na bagagem e sendo incompreendida pelas pessoas em sua volta, inclusive dentro de casa, porém a garota tinha dois amigos fiéis que estavam sempre do seu lado, Brooks e Cat, que a ajudavam a se manter bem, ou pelo menos, viva.

"Eureka se sentia inteiramente incompreendida. As pessoas não sabiam o que fazer com uma mãe morta, muito menos com a filha viva e suicida." 
(página 29 e 30)

No decorrer da leitura, Eureka conhece um menino misterioso chamado Ander. Se conheceram de forma inusitada e depois disso ela não consegue mas tira-lo da cabeça, afinal tem algo nele que mexe com a menina, mas é algo que ela mesmo não sabe explicar. O pior que agora em todos os lugares Eureka o encontra, parece que ele está a seguindo ou quer estar perto dela por algum motivo. Brooks, o amigo de Eureka, não gosta nada dessa aproximação entre os dois e, depois de um episódio estranho que acontece no mar, o menino começa a trata-la de forma diferente, nem parecendo de longe aquele amigo no qual a garota sempre contava.

Além desses muitos acontecimentos, chega o dia do testamento da mãe de Eureka. Curiosamente, ela deixa para a menina um carta e três artefatos: um medalhão, uma pedra misteriosa e um livro antigo que está numa língua desconhecida. No início a protagonista não consegue compreender muito os presentes deixados, porque no fundo ela trocaria qualquer um deles para ter a mãe de volta, mas depois resolve ir atrás para descobrir o significado de cada item. Aos poucos ela percebe também que Ander pode ajuda-la nessa busca em saber a história dos artefatos herdados e vai ficar claro que o rapaz sabe muito mais do que aparenta.

"Eureka se curvou para a frente. Queria os três itens seguintes: os olhos da mãe, o coração da mãe, os braços da mãe bem apertados nela agora. Seu próprio coração batia mais rápido, e o estômago revirava." (página 89)

Teardrop no início não me empolgou muito, achei que foi demasiadamente lento até chegar na parte onde realmente a história consegue ganhar força e prender minha atenção. Sinceramente acredito que ele só começa a ficar interessante do meio para o final. Por esse motivo, eu fiquei enrolando um pouco a leitura. Apesar disso, o livro é bom e muito bem escrito por Lauren Kate. Os personagens são peculiares, a começar por Eureka. Ela é uma protagonista que carrega um mundo de emoções sobre as costas e não pode desabar e nem colocar para fora tudo o que está sentindo. Quem nunca, em alguma fase da vida, não precisou ser um pouco igual a Eureka para poder enfrentar os problemas que estavam pela frente? Sem contar que em certos momentos, Eureka mostra-se na verdade ser uma pessoa frágil e que precisa de ajuda para poder seguir sua caminhada. Já Ander é um rapaz charmoso, doce e carinhoso que aparece do nada e tem uma grande importância na história. O amigo Brooks no início é um personagem carismático, agradável e gentil, mas depois muda da água para o vinho. Ficou claro para os leitores que nos próximos livros (sim, é uma série) teremos um triângulo amoroso.  

Teardrop é narrado em terceira pessoa e sua diagramação está impecável. Um ponto que eu preciso destacar é a união dessa história com a lenda da cidade perdida de Atlântida. Tudo bem que a autora viaja um pouco, mas mesmo assim eu achei muito legal trazer para a ficção um pouco de mitologia. Os capítulos finais são arrebatadores e deixa um gancho para o próximo livro que por enquanto ainda está sem previsão de lançamento no Brasil. Gostei bastante de conhecer o jeito e a forma de contar histórias da autora. Quem sabe agora eu dê uma chance para Fallen.





Vivian
Vivian San Juan é publicitária, amante da criação, arte e música. Apaixonada por um paulista, casou e foi morar em São Paulo onde pretende  trabalhar na área de sua formação. Uma menina atrapalhada, sonhadora, divertida e que ama tudo ligado a artes no geral. Carinhosamente é chamada por todos de Vivi.  e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob

3 comentários

  1. eu li a série Fallen dela, e tive uma decepção tão grande que hoje em dia tenho pavor de ler qualquer coisa dela ;x
    já li até outras resenhas deste livro, e a trama dele parece ser interessante, apesar deste inicio meio arrastado ai... mas acho que para mim a leitura não ia rolar não em Vivian =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Rayme! Que pena! Eu nunca tive curiosidade de ler Fallen e pelo visto não estou perdendo nada neh? Teardrop é interessante, tente dar uma chance pra ele rs... Bjos

      Excluir
  2. Este também foi o meu primeiro contato com a autora, mas ao contrário de você, eu não consegui me conectar com a trama, fiquei um tanto perdida do início ao fim, hehe.

    beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...