Resenha do livro " Tempestade de Luz - Diablo III " - Livro 05 - Nate Kenyon


Sinopse:
Tyrael, agora um ex-arcanjo mortal, parte em uma tarefa impossível: roubar a Pedra Negra das Almas do coração da cidade prateada. Para isso, junta um grupo de guerreiros improvável e reforja a aliança com os Horadrim. Entre os escolhidos estão um guardião da lâmina El'druim, uma feiticeira, um monge de Ivgorod e um misterioso necromante. Deles depende não apenas o futuro de Santuário, como o destino da humanidade e o Equilíbrio entre Trevas e Luz. Conseguirão completar sua missão antes que o Paraíso Celestial se perca para
sempre?


DIABLO III - TEMPESTADE DE LUZ
Nate Kenyon
Ano: 2014
Série: Diablo
Gênero: Game
Páginas: 336


Por vivermos em uma sociedade cristã, quaisquer obras que façam uma referência a este tipo de ambientação causa um impacto no leitor, para o bem ou para o mal. Contudo você, caro leitor ou leitora, não precisa ter receios em ler esta obra. Diablo III: Tempestade de Luz é um produto da franquia de jogos de computador estilo RPG (Role Playing Game): Diablo, produzido pela Blizzard North e distribuído pela Blizzard Entertainment, tendo o primeiro jogo sido lançado em 1996.


Ambientado em uma época medieval fictícia, o objetivo da série é, basicamente, acabar com o mal que está assolando esta terra, espalhado por Diablo, o Senhor do Terror, e outros Males Inferiores. Ou seja, é um jogo sobre a eterna luta do Bem contra o Mal, no qual você é o herói.

Entretanto mesmo a trama sendo maniqueísta, não é simplista, sendo muito bem elaborada e empolgante. O primeiro jogo fez tanto sucesso, que no ano seguinte foi lançada a expansão Diablo Hellfire (1997). Em 2000, foi lançado a sequência Diablo II e em seguida sua expansão Diablo II: Lord of Destruction (2001). Em 2008, foi anunciado o lançamento do novo título: Diablo III. Lançado após uma década de espera pelos fãs, em março de 2012 (no Brasil em junho), o jogo vendeu mais de 3,5 milhões de cópias em apenas um dia e
totalizou mais de 7 milhões em uma semana! A versão brasileira é totalmente traduzida para o português. Em março deste ano foi lançada a expansão Diablo III: Reaper of Souls e a história deste livro se passa entre os eventos de Diablo III e esta última expansão do jogo.
       
Alguns anos se passaram depois da derrota de Diablo e da batalha no Paraíso Celestial (os planos deste mundo são Paraíso Celestial - mundo dos anjos, Santuário - a terra dos mortais e nefalens e o Inferno Ardente  - mundo dos demônios) e a pretensa paz está novamente ameaçada, por uma ameaça maior do que Diablo, a corrupção dos anjos pela Pedra Negra das Almas. Percebendo o perigo Tyrael, por meio de visões mostrando a destruição da humanidade pelos anjos, o antigo arcanjo da Justiça, agora um ex-arcanjo mortal) reúne um grupo heterogêneo para uma missão quase impossível, retirar a pedra do mundo dos anjos e escondê-la no mundo dos mortais.

A trama do livro é bem empolgante e muito bem conduzida, os conflitos dos personagens são bem explorados: Tyrael que renunciou a ser um arcanjo para combater a ascensão de Diablo, e mesmo após o seu retorno no comando do aspecto da Sabedoria, é visto como um estranho pelos seus irmãos angelicais principalmente por Impérius arcanjo da Justiça e Auriel arcanjo da Esperança; Jason Staalbreak que um dia foi o portador de El'druim (a lâmina da Justiça), não conseguiu se adaptar a sua nova condição e vive uma relação instável com a arcanista Shanar (Jason apareceu na minissérie em quadrinhos Diablo III: Sword of Justice); O monge Mikulov mais propenso a viver isolado,único a perceber os conflitos internos de Tyrael, mas que combate pelos deuses e que busca o Equilíbrio, juntando-se ao grupo; além da desconfiança da bárbara Gynvir em relação a Zayl o necromante, que possui o crânio falante Humbart (o elemento cômico do livro). Além de muita ação, combates e magia, um prato cheio para os fãs do gênero, é um livro que fala sobre sacrifícios, honra, amizade, abnegação e a luta por um bem maior.
       
Agora a grande pergunta, é possível ler o livro e entender a trama sem conhecer os jogos? Sim, o autor Nate Kenyon faz um excelente trabalho e resume grande parte dos acontecimentos ao longo da trama, então se você for iniciante é possível utilizar este livro como ponto de partida para conhecer o universo de Diablo (e acredito que você irá, comigo foi assim) e depois se aventurar nos jogos ou conhecer os outros livros publicados pela Galera Record: Diablo III - A Ordem (também de autoria de Nate Kenyon) que é uma prévia para os eventos do jogo ou Diablo III: Livro de Cain, que reúne trechos, ilustrações e conhecimento inéditos para registrar a história do mundo de Santuário:onde são revelados a origem dos mortais, os segredos dos nefalem e a escuridão crescente do Fim dos Dias, tudo relatado pelo icônico Deckard Cain.

O final do livro é emocionante e muitos segredos são revelados e outras perguntas são levantadas: quem é o misterioso Guardião que influencia Balzael e o que ele pretende com a eliminação de todos os mortais? Batalhas e uma morte heroica e emocionante marcam o fim desta aventura. Será que eles conseguirão roubar a pedra e salvar os planos? Leia e aventure-se nesta incrível saga.





Marcelo Daltro 
Pai e marido apaixonado pelo filhote e esposa, ilustrador, chargista, Bacharel em História (especializado em mito, imaginário e história em quadrinhos), fanático por cultura pop: quadrinhos, filmes, livros, desenhos animados, séries e RPG
  flickr   #    e-mail  # facebook: 

Um comentário

  1. Oi Marcelo!! Ficou ótima a tua resenha, eu amei ler esse livro, eu jogo Diablo faz anos e sou tipo mega viciada e adorei ver a editora lançando os livros. Para quem leu esse livro e acompanha os jogos ele faz uma ponte entre o jogo Diablo 3 e a expansão Reaper of Souls.
    Beijão!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...