Resenha do livro "Se Eu Ficar "- Gayle Forman



Sinopse
Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 


Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635415
Ano: 2014
Páginas: 224



VIVA PARA AMAR

Se eu ficar  é uma leitura que nos leva a refletir muito sobre a vida e seus imprevistos. Que tudo que planejamos, sonhamos pode mudar em uma  fração de segundo.

Nossa história começa com o amanhecer de um dia coberto de neve na região de Oregon. A jovem Mia, nossa protagonista, acompanha a felicidade de sua família. Começando por seu irmão caçula, Teddy, que chama o pai para fazer um boneco de neve. Seu pai é professor de inglês, mas antes era um punk e agora usa gravata-borboleta. Sua mãe não achando justo só ela ir trabalhar pede dispensa.
 “Basta caírem do céu dois floquinhos de neve para que todas as escolas da região fiquem fechadas,...”.

Mia toca violoncelo tendo aulas e praticando sempre para tentar realizar seu sonho de ir estudar na Juilliard School. Seu namorado, Adam, faz parte de uma banda, a Shooting Star, que está começando a ficar famosa. Vai ter um show à noite e ela pretende ir a não ser que cancelem em virtude da neve. O pai gosta de Adam e sente orgulho dele, pois a música sempre esteve presente em sua vida. Teddy mesmo ainda pequeno já toca a bateria que era de seu pai. Mia é que para surpresa de todos se apaixonou pelo violoncelo.

A neve começa a derreter e já que todos tiraram folga o pai sugere dar um passeio de carro e visitar os amigos Henry e Willow. Moram em uma fazenda onde ele trabalha em casa com Internet e ela em um hospital. “Eles tem uma  filhinha”  - motivo  de irem visitá-los.

Jamais poderiam imaginar que em um dia que começou coberto de neve gerando folga para todos terminasse em uma tragédia. “O carro é destruído” após o choque com um caminhão. Mia no meio de muita confusão, muito barulho em virtude das explosões observa tudo.
“No começo acho que está tudo bem. Primeiro porque ainda consigo ouvir Beethoven. Depois porque estou aqui, imóvel, numa valeta da estrada. “...

Ela vê seu pai, encontra com sua mãe mas eles estão imóveis, não atendem ao seu chamado. Entra em desespero e corre a procura de Teddy. “ Onde ele está? Acaba encontrando a si mesma com sangue no peito, os olhos fechados e seus cabelos molhados pelo sangue, mas ela não sente nada.
“ ... Não pode ser verdade. Somos uma família, dando um passeio de carro. Isto não é real. Devo ter pegado no sono.”

Tudo que acontece a sua volta parece um pesadelo e o que mais quer é acordar. Lembranças começam a surgir onde pensa em Adam, no dia que poderiam tocar um dueto, ele no violão e ela no violoncelo. E ai  pergunta a si mesma: “Será que estou morta.”

Mia se vê estirada no chão e depois é levada para o hospital em estado de coma. Os médicos tentando fazer tudo para salvar sua vida. Seus familiares e amigos estão lá querendo saber notícias. Adam , seu amor, faz de tudo para poder falar com ela. Depois de passar por procedimentos cirúrgicos ela vai para a UTI com o corpo entubado. Seu estado é grave e agora só resta esperar. Seus avós vão visitá-la e procuram conversar na esperança de que acorde.

Sua melhor amiga Kim chega ao hospital junto com a mãe. Uma amizade que começou na “porrada”,mas depois se tornaram amigas inseparáveis.  Kim ajuda Adam a conseguir visitar Mia e tudo isso está sendo acompanhado por ela como se estivesse assistindo a um filme. Ela se emociona ao vê-lo o  que reflete no seu estado real.

Enquanto o tempo vai passando Mia se vê presa naquele espaço e na esperança de que seu irmão Teddy ainda esteja vivo. Recorda de momentos sobre seu pai, suas escolhas, sobre o nascimento de Teddy. Não consegue imaginar em continuar viva sem ter a sua família, mas para sua amiga Kim ela ainda tem uma família que pede que lute e não se entregue, não  desista.
“- Sei que nem mesmo todos os beijos mágicos do mundo poderiam tê-lo ajudado hoje. Mas eu faria tudo que pudesse para poder dar um beijo no Teddy.”

Sobre a música na sua vida, a escolha pelo violoncelo, sobre a sua amizade com Kim e seus pensamentos disparam com o passar das horas.  Vamos saber como conheceu Adam que nunca tinha visto alguém se entregar à música como ela e que hoje faz parte de sua vida.
“Quando estava com Adam, me sentia eleita, escolhida, especial, e isso só fazia com que eu me perguntasse ainda mais: por que eu?”

Foi muito emocionante a visita de Adam a Mia na UTI. A tristeza que sente, a respiração ofegante ao ver seu estado, mas ele olha tudo  até que pega sua mão. São momentos que conseguiram deixar cair algumas lágrimas dos meus olhos.
“- Por favor, Mia – implora. – Não me faça escrever uma música.”

Por que Adam falou isso para ela? E Mia o que vai decidir depois de ouvir e acompanhar esse momento como um fantasma?

O final é muito emocinante onde o amor pode levar energias a cada palavra, a cada toque, a cada carinho na busca por um milagre.

“Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha.
Como ela pode tomar a decisão de partir se não pode ficar com sua família? Como pode partir sem Adam?”

A autora Gayle Forman escreveu uma história que tem todos os ingredientes  para um filme recorde de bilheteria.  Ainda não assisti o filme, mas gostei muito da história no livro e pelo que já li sobre quem já assistiu gostaram mais ainda. Que bom que sobraram lenços :)


Olhamos para nós mesmos vendo tudo passar como se fosse um sonho, mas na verdade é a mais pura realidade.


Ás vezes você faz escolhas na vida e às vezes as escolhas fazem você. 
Essa é a beleza das coisas."








Irene Moreira  é uma mulher que gosta do que faz bem a alma. Amante da comunicação, da arte de ensinar precisa transbordar seus sentimentos, conhecer pessoas, passear por lugares diferentes. Uma forma que a completa é ler e  escrever interagindo com esse mundo virtual. Aprecia uma boa leitura, mas é apaixonada por romances e suspenses.

 e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob

10 comentários

  1. Oi Irene
    eu assisti ao filme antes de ler o livro (na verdade ainda não li ele) mas fiquei super emocionada com a trama. achei ela linda demais!
    estou super curiosa para ler este livro e ler o segundo logo também!
    são muitas emoções né? e o que eu achei legal, pelo menos no filme, é que a trama é intercalada entre o presente e o passado. acho que isso deu uma emoção maior ainda para o filme, e não deixou que ele ficasse tão deprimente como deveria né...

    ResponderExcluir
  2. Este livro está ao rubro, só li resenhas super positivas, pretendo lê-lo mas não para já! http://diariosdeumadesconhecidacomilona.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Eu estava no cinema esperando pra assistir NO OLHO DO TORNADO quando vi o trailer de SE EU FICAR. Gente, somente o trailer já emociona. Imagina o filme. Não! Imagina o livro! Noooossa. Estou morrendo de vontade de ler. E olha que é difícil uma história de romance chamar a minha atenção assim. Mas eu vou ler, se Deus quiser!

    ResponderExcluir
  4. Acho que essa foi a melhor e mais linda resenha de "Se eu ficar" que já li, só de lê-la me emocionei, parabéns!
    Sorteio trilogia "A Seleção" no blog: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  5. Oi Irene!

    Sabe que eu não consegui me conectar completamente com o livro? Ele é bem escrito e tudo, mas faltou alguma coisa que me emocionasse de vez, ou isso ou eu que o li com as expectativas altas demais. Mas, claro, ficou aquela curiosidade e quero muito ler a continuação.

    Resenha excelente, como sempre ;) Dois abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oi Irene, tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha, está emocionante.
    Ainda não li o livro e nem mesmo assisti o filme. Mas, só tenho ouvido elogios sobre os dois.
    Bjus
    Lia Christo
    www. docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Irene, resenhar Se eu ficar deve ter sido fácil, é um filme maravilhoso, intenso, triste, que agente se apega ao sentimentos e as reações das personagens né? Ameeeeeeeeeeei o filme, só não gostei do ator que fez Adam, imagina ele de outra forma

    ResponderExcluir
  8. Assisti ao filme e me apaixonei! Tanto pela história quanto pelos personagens! A atuação da Chloe e do Jamie foram maravilhosas! Fiquei bastante interessada nos livros, soube que há um segundo livro no ponto de vista do Adam após o acidente... Deve ser emocionante!

    ResponderExcluir
  9. Amei o livro e adorei o filme, história linda, super emocionante, estou doida pra ler a continuação.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...