Resenha do livro "Morada das Lembranças de Daniella Bauer




Sinopse
Através dos olhos de uma menina, o leitor acompanha a trajetória de sua família que, em meio à Revolução Russa de 1917, viu‑se obrigada a deixar para trás tudo o que conhecia e a empreender uma audaciosa e perigosa fuga rumo a um destino totalmente desconhecido. Com novas vidas e identidades, vê-se despertada pelas inúmeras perguntas que permanecem sem resposta. Mas, essa é a chave da morada. Não ter as respostas lhe permite seguir em frente e abrir todas as portas.


Edição: 1
Editora: Biruta
ISBN: 9788578481360
Ano: 2014
Páginas: 200


Moradas das Lembranças é um livro escrito pela autora Daniella Bauer e que nos foi cedido pela nossa parceira a Editora Biruta. Impossível não ficar maravilhado com a beleza de apresentação e ilustrações que enchem de vida e cores  esta história que já são marca registrada da editora. 

   

Morada das Lembranças é uma história da avó e neta que é contada através dos olhos de uma menina. “Uma delas viveu sua história com coragem e dignidade. A outra soube ESCUTAR COM O CORAÇÃO.”  

Vamos conhecer a história de uma menina de sete anos que fugiu da Rússia na época da Revolução de 1917 junto com sua mãe e seu irmão ainda bebê. Momentos angustiantes em que crianças eram vistas como mais uma boca para comer. Sua mãe a escondeu entre suas saias até que chegassem à Polônia. "Nunca me esquecerei disso. Eu me tornara a segunda mala, o essencial".

Desembarcaram na estação de Trem onde sua mãe encontrou-se com Alexei - um amigo de infância-  que mesmo correndo todos os riscos por ser judeu não deixou de ajudá-las arranjando uma casa para ficarem por alguns dias. A menina que é quem nos conta essa história descreve o que sentiu quando sua mãe soltou a faixa que a prendia ao seu corpo. O carinho e colo materno que recebera. "Ela me trouxe de volta à vida."  E no aconchego desse lar ela se recorda dos momentos vividos com seus pais na Rússia, a dor pela morte do pai, os perigos que as mulheres enfrentavam na ilusão de receberem ajuda para fugirem da miséria e acabarem sendo prostituídas. Partiriam logo rumo à América onde vivia sua avó Pérola. 

Seguiram viagem de navio como fugitivos e mesmo já tendo passado mais de setenta anos ela se lembrava de todos os detalhes dessa travessia. Foram levados para um lugar  chamado de terceira classe que cheirava mal e que nenhuma brisa dava o ar da graça. As pessoas podiam ser diferentes mas ali todos eram iguais. Todos fugiam "em busca de uma nova terra que pudesse acolher " suas esperanças. A viagem foi lenta e o tempo custava a passar. Muitos não conseguiram sobreviver à viagem sacrificante, mas enfim chegaram a terra firme. 

A chegada ao Rio de Janeiro teve seus contratempos, mas com a chegada de sua avó junto com seu companheiro militar conseguiram ser liberadas. Tiveram que mudar seus primeiros nomes, aprender o idioma local e assim seguiram suas vidas. Só que sua mãe não teve a sorte que esperava. O que será que aconteceu? E ela que passou a se chamar Maria conseguiu se adaptar a nova vida? Tantos tropeços, lágrimas, solidão que acompanharam sua jornada.  Com certeza os leitores vão se emocionar muito com essa história.

"Carregar muitas histórias sem contá-las, tendo muitas vidas que guardar, nos torna pessoas pesadas, por demasiado entristecidas." 



A Editora Biruta recebeu da Fundação Biblioteca Nacional o Prêmio Glória Pondé de Literatura Juvenil edição 2014, pela obra "Morada das lembranças" da escritora Daniella Bauer.







Irene Moreira Amante da comunicação, da arte de ensinar precisa transbordar seus sentimentos, conhecer pessoas, passear por lugares diferentes. Uma forma que a completa é ler e  escrever interagindo com esse mundo virtual. Aprecia uma boa leitura, mas é apaixonada por romances e suspenses.  e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...