Resenha do livro "Simplesmente acontece" de Cecelia Ahern

Sinopse
O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.



Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635453
Ano: 2014
Páginas: 448
Edição: 2
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581636696
Ano: 2015
Páginas: 448



O livro que deu origem ao filme 

Simplesmente acontece é simplesmente maravilhoso, surpreendente onde Cecelia Ahern mais uma vez tocou este coração que precisou ser muito forte para aguentar tanta emoção. Uma história de amor e amizade que é narrada toda através de mensagens por sms, cartões postais, bilhetes, convites, e-mails e cartas que mesmo assim prenderam a minha atenção até chegar à última página. 

Alex Stewart e Rosie Dunne desde seus 6 e 7 anos são amigos inseparáveis, frequentam o mesmo colégio e trocam mensagens  o tempo todo. Muitas vezes seus pais são chamados ao colégio para uma reunião sobre o comportamento de seus filhos em sala de aula.

Através de suas mensagens vamos conhecendo como vivem, apreciando suas brincadeiras, o convívio constante entre eles estando sempre juntos seja aonde forem. Já adolescentes vão passar por situações  que mesmo tendo um fim dramático não deixam de ter o seu lado divertido.  

Nessa fase eles fazem seus planos onde Alex quer ser médico e Rosie quer ser Gerente de um Grande Hotel. Eles vivem em Dublin na Irlanda e tudo vai bem até o pai de Alex receber uma proposta de emprego irrecusável para trabalhar em uma empresa em Boston.
“De: Rosie
Para: Alex
Assunto: DESASTRE
Não consigo acreditar que isso está acontecendo!  ...Essa é a pior notícia que eu já ouvi! ...
Isso é terrível. Eu me sinto péssima!”

Cada um segue sua vida e sempre trocando mensagens e mantendo o papo em dia.  Rosie é aprovada para o curso de Hotelaria  na Boston College e Alex vibra, pois vão voltar a ficar juntos.
Rosie convida Alex para ser seu par no baile de formatura, mas ele acaba perdendo o voo. Com isso ela tem que procurar um par de última hora que é o Brian que chamam de Chorão.
“... Você vai para o baile de formatura com  Brian, o Chorão? Não tinha algo pior para você escolher?! O Brian que ergueu sua saia na frente de todo mundo quando você tinha 6 anos, lá no pátio da escola, pra mostrar a sua calcinha?...”

Depois da formatura tudo muda na vida de Rosie. Ela vai ter que abrir mão de estudar hotelaria em Boston, pois está grávida e com isso todos os seus planos mudam e seguem um novo rumo. Tem todo o apoio de sua família e do sempre amigo Alex.
“Não temos muitas certezas na vida, mas de uma coisa eu tenho certeza: você tem que lidar com as consequências dos seus atos.”

Começa então uma nova fase tanto para Rosie como para Alex. Nasce Katie e o padrinho dela é o Alex.  Alex estuda medicina, conhece Sally e tem um filho,Josh. Rosie conhece Greg com quem acaba casando um tempo depois.

O casamento de Alex não dura muito e o de Rosie passa por momentos turbulentos, pois ela vai ficar sabendo que Greg está saindo com outra mulher.

Rosie consegue um emprego em um hotel onde vai trabalhar por um bom tempo e resolve dá uma segunda chance para manter seu casamento com Greg. Será que Rosie fez bem em tomar essa decisão?

E assim segue a vida dos dois entre encontros e desencontros  onde Alex desabafa com o irmão Phil e Rosie com sua amiga Ruby e sua irmã Steph.  O sentimento que um nutre pelo o outro é muito forte, mas a vida cria seus obstáculos que os mantém separados sendo que unidos pela amizade. “ Melhores amigos ficam com você para sempre.”     

Os anos vão passando, a idade vai avançando para todos. Novos acontecimentos que fazem a vida tomar novos rumos e o que mais podemos esperar dessa história. Como seria bom se muita coisa não tivesse acontecido, mas quem somos nós para mudar o destino das pessoas?  

Sofrimentos, perdas, oportunidades que surgem e podem  trazer novas chances para o futuro.  Será que Rosie e Alex agora já com seus cabelos brancos e passados quase cinquenta anos poderão sonhar com “um amor para a vida inteira”?

Uma história de amor que mostra a realidade de uma grande amizade que independente do que simplesmente acontece tem que saber enfrentar as consequências e acreditar que o destino ainda pode reservar muitas surpresas para eles.

“Bom,pode acreditar em mim, Alex, há certos tipos de silêncio que são capazes de fazer alguém flutuar pelos ares.”


Filme será lançado dia 05 de março




Livro cedido pela Editora Novo Conceito

Irene Moreira Amante da comunicação, da arte de ensinar precisa transbordar seus sentimentos, conhecer pessoas, passear por lugares diferentes. Uma forma que a completa é ler e  escrever interagindo com esse mundo virtual. Aprecia uma boa leitura, mas é apaixonada por romances e suspenses.  e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob

3 comentários

  1. Oi Irene,
    tive uma grande decepção com um livro desta autora. o único livro dela que li até agora na verdade hehe
    mas agora estou com os dois pés atrás e morrendo de medo de ler ele e me decepcionar.
    a trama dele parece ser ótima, mas ainda acho que vou acabar esperando para ver o filme primeiro ;x

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo e estou gostando bastante!
    Porém, só li até agora 1/4.
    Mas gente, eu fico nervosa, queria mais atitudes dos dois, por que não declaram logo??
    Pois desde o começo percebe-se que se amam. É isso que me faz perguntar: quanta coisa poderia ter sido evitada se eles tivesse se tocado antes, muito antes.
    Enfim, não vejo a hora de concluí-lo!!
    Beijoo grande!
    Ana

    anairados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Irene, quando o livro foi lançado, o enredo não me chamou muita atenção. Felizmente as resenhas começaram a sair e acabei mudando de ideia.
    Pretende ver o filme? Eu quero.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...