Resenha " A maravilhosa Terra de OZ" de L.Frank Baum



Edição: 1
Editora: Biruta
ISBN: 9788578481261
Ano: 2013
Páginas: 300


Sinopse
O lenhador de latas e o espantalho voltam para mais uma aventura na Terra de Oz. Agora acompanharão o garoto Tip e seus amigos numa incrível jornada para tentar salvar a cidade das esmeraldas das agulhas de tricô do exército rebelde, comandado pela geral Jinjur. Para isso, precisarão enfrentar a velha Mombi, desvendar o mistério por trás do sumiço da princesa Ozma e, mais importante, terão de aprender a lidar e a conviver uns com os outros. No segundo livro da série de Oz, o leitor irá mergulhar ainda mais nessa terra mágica, se encantar com todos os seus mistérios e reencontrar personagens cativantes como Glinda, a bondosa. A tradução é do renomado escritor e tradutor Luiz Antonio Aguiar. As ilustrações de capa são da imaginativa e espirituosa polonesa Agata Wojakowska. Desta vez você não vai precisar de sapatinhos vermelhos mágicos ou de um ciclone para transportá- lo para Oz: é só abrir o livro para a aventura começar! 


A Maravilhosa Terra de Oz é a continuação do livro O Mágico de Oz - um dos mais conhecidos da literatura infanto-juvenil e adorado pelos pequenos leitores que levaram o autor L. Frank Baum a “escrever mais” sobre o Espantalho e o Lenhador de Lata. Essa série tem um total de 14 livros sendo A Maravilhosa Terra de Oz o segundo deles publicado pela Editora Biruta.

Logo de início vamos conhecer Tip , um garoto que não se lembra de seus pais e é criado por Mombi, uma velha bruxa, que impõe a ele obrigações como trazer lenha para manter seu caldeirão sempre fervendo.
"A estranha magia de Mombi costumava assustar seus vizinhos, e eles a tratavam cheios de cuidados, embora sempre respeitosamente, justamente por causa de seus surpreendentes poderes."


O trabalho fez de Tip um garoto forte e um belo dia resolveu fazer uma luminária com uma abóbora para dar um susto na velha bruxa. Foi assim que ele criou um “boneco com forma de homem” muito bem feito que o deixou orgulhoso de seu trabalho. Ele lhe deu o nome de Jack Cabeça de Abóbora.

Levou o Jack para a curva da estrada e o  colocou em pé parecendo um autêntico homem.  Mombi trazia algumas  novas receitas de encantamentos, de poderes mágicos e uma coleção de ervas miraculosas e poderosas e estava ansiosa para testá-las. Vinha tão concentrada que ao passar pelo Jack ela o cumprimentou, mas logo percebeu que se tratava de um boneco.  Logo viu que era um truque do garoto e resolveu testar o seu novo pó que deu vida ao boneco. Aborrecida com a brincadeira que Tip fizera ela resolve dá um fim a ele e usar o Jack Cabeça de Abóbora para fazer as tarefas que ela precisar.

Descobrindo quais eram as intenções da velha bruxa Tip consegue fugir durante a noite levando com ele o pó mágico e o seu novo amigo Jack. Seguiram em direção a Cidade das Esmeraldas e Tip foi contando tudo que ouvira sobre as muitas histórias a respeito da Terra de Oz.  Sobre  Lenhador de Lata( rei dos winkies)  que ajudou a menina Dorothy a destruir a Malvada Bruxa do Oeste, o Espantalho que foi convidado pelo povo para ser o rei da Cidade das Esmeraldas e muitas outras.

No decorrer Tip percebe que Jack não consegue andar muito em virtude de suas juntas irem desgastando. Preocupado e encontrando no caminho um cavalete que se parecia com um cavalo  usou o pó mágico lhe dando vida.  E assim o cavalo levaria o seu  amigo durante a viagem.

Ao chegarem a Cidade das Esmeraldas foram ter com o o seu rei o Espantalho, mas a cidade estava sendo tomada por um exército de garotas que usavam como arma agulhas de tricô e tinham como líder a General Jinjur. 

TIP junto com seus amigos Jack, o cavalo e o Lenhador de Lata (Nick Machadinha) vão ajudar o Espantalho a recuperar o seu reino. A partir daí somos imersos em uma grande aventura onde ora nos divertimos ou ficamos tensos sem saber o que vai acontecer. 

"São muitos os desafios que Tip, Espantalho e Lenhador de Lata têm de enfrentar:
Mas nossos heróis contam com a ajuda de amigos mais do que especiais:"

Novos personagens muito interessantes juntam-se a esta aventura além de reencontrarmos a bondosa Glinda que vai ajudá-los . Lembram-se dela no Mágico de Oz? E ela revela a existência de uma herdeira do trono - filha do verdadeiro Rei do Palácio. Só que ela está desparecida  e será que vão encontrá-la. Quem será a herdeira? 

“-Mas a riqueza que possuem é a única que vale a pena ter. Uma riqueza interior.”

Linda a história e narrada de uma forma tão gostosa e encantadora , com diálogos doces e carinhosos que torna tudo Tão belo e mágico. 

Sabemos que todos os livros da Editora Biruta são lindos, com uma apresentação perfeita em todos os detalhes desde o acabamento, tradução primando sempre por  maravilhosas ilustrações. Em A Maravilhosa Terra de Oz não podemos deixar  de ressaltar as ilustrações de Agata Wojakowska que aviva nossa imaginação levando a viver intensamente essa aventura de mãos dadas com seus personagens.

  






Livro cedido pela nossa parceira Editora Biruta


Irene Moreira Amante da comunicação, da arte de ensinar precisa transbordar seus sentimentos, conhecer pessoas, passear por lugares diferentes. Uma forma que a completa é ler e  escrever interagindo com esse mundo virtual. Aprecia uma boa leitura, mas é apaixonada por romances e suspenses.  e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob

2 comentários

  1. Amo magico de oz ♡♡ achei lindo esse livro essas ilustracoes estao maravilhosas e a historia parece muito cativante

    http://estilodenerd42.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naiara
      Foi maravilhosa a leitura. É reviver a magia do Mundo de Oz que está na memória de todos sejam eles crianças ou até os mais velhos. Realmente é uma edição linda e a Editora Biruta abrilhantou com ilustrações que aviva a nossa imaginação.
      Obrigado pela visita e comentário.
      Beijos

      Excluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...