Resenha " A Aprendiz " - Livro 2 - Trilogia do Mago Negro de Trudi Canavan


Há algum tempo eu fiz aqui pro Saleta de Leitura a resenha do livro O Clã dos Magos, o livro 1 dessa trilogia de fantasia escrita por Trudi Canavan.
Se você leu a resenha em questão, sabe que eu não estava lá muito empolgada com o livro, isso porque a história me pareceu muito lenta e massante em uma grande parcela de suas páginas. Devido ao seu final, porém, eu estava - de certa forma - empolgada para continuar a leitura da trilogia. E eu não poderia ter feito melhor escolha!
O livro mantêm o ritmo do início ao fim. E por mais que não seja repleto de ação e suspense, ele tem sim seus momentos emocionantes e que passam num piscar de olhos. E mesmo o restante do enredo se passa em um ritmo bom de acompanhar.

Basicamente, a trilogia nos conta a história de Sonea, uma jovem órfã favelada que vive em Imardin, um lugar com uma terrível e muito bem definida divisão social, na qual os magos são os mais favorecidos. 

No primeiro livro, a protagonista se descobre com poderes mágicos, e ao se ver perseguida pelo Clã dos Magos, ela passa quase todas as páginas do primeiro volume fugindo dele. No fim, Sonea acabou por descobrir que, ao contrário do que ela e todos os moradores da favela pensavam, os magos não são tão ruins assim, (Ao menos não todos) e agora ela está pronta para iniciar sua jornada como aprendiz na Universidade, tendo como mentor aquele que lhe descobriu e com o qual possui maior proximidade no Clã: Rothen

Por mais que este a houvesse preparado o máximo possível para os próximos cinco anos de estudo, ensinando-a como se portar como uma Lady das Casas, e lhe dando aulas básicas de leitura e escrita, Sonea não poderia estar completamente preparada para o que lhe aguardava.

Guardando dentro de si o sombrio segredo do Lorde Supremo dos magos, Sonea tem ainda de lidar com os membros das grandes Casas que a desprezam devido a sua origem, e se mostram extremamente intolerantes diante de tal situação, muitos não aceitando que uma favelada pudesse estar no meio deles com seus nomes enfeitados e suas famílias poderosas.

Em A Aprendiz, a autora faz densas críticas sociais, em especial direcionadas ao preconceito. Tratando de homossexualidade e machismo de maneira interessante e suave, sem esfregar isso na cara, mas ainda assim deixando ali diversos elementos que deixam clara a sua posição sobre aqueles assuntos.

Ainda assim, ela peca ao dividir o livro em dois: A parte em que as preocupações de Sonea focam-se apenas no preconceito que sofre, praticamente; e a parte em que tem de lidar, juntamente com Lorlen e Rothen, com o segredo que os prende ao Lorde Supremo Akkarin, que, contrariando às leis do Clã, utiliza-se de Magia Negra. 

Canavan mostra-se impossibilitada de tratar dos dois problemas como um conjunto na cabeça da garota, mantendo os dois elementos na história durante todo o livro, mas dedicando uma metade quase que exclusivamente para cada um, como se Sonea tivesse decidido racionar suas preocupações para que elas não a invadissem de uma vez só.

Este problema, porém, não consegue atrapalhar a leitura, e nem sequer é um problema, realmente. Foi apenas algo que notei durante a leitura, e que poderia ter sido tratado de maneira mais real pela escritora.
Minha nota? Certamente cinco estrelas. Estou extremamente ansiosa pelo próximo livro que encerrará a trilogia, e espero ser tão positivamente surpreendida como fui na leitura de A Aprendiz.




Sinopse
Sozinha entre todos os aprendizes do Clã dos Magos, somente Sonea vem de uma classe menos privilegiada. No entanto, ela ganhou aliados poderosos, como Lorde Dannyl, recentemente promovido a Embaixador. Ele terá, agora, de partir para a corte de Elyne, deixando Sonea à mercê dos boatos maliciosos e mentirosos que seus inimigos continuam espalhando... até o Lorde Supremo entrar em cena. Entretanto, o preço do apoio de Akkarin é alto porque, em troca, Sonea deve proteger seus mistérios mais sombrios.
Enquanto isso, a ordem que Dannyl está obedecendo, de buscar fatos sobre a longa pesquisa abandonada de Akkarin sobre o conhecimento mágico antigo, o está levando a uma extraordinária jornada, chegando cada vez mais perto de um futuro surpreendente e perigoso.




Ana Carolina  Tenho 14 anos, e se possível, com uma mentalidade de ainda mais jovem. Sou do tipo que ama viajar, mas ao mesmo tempo ficar em casa. Filmes, livros, seriados e jogos são apenas alguns dos meus maiores passatempos, junto com escrever meu primeiro livro, e compartilhar minhas ideias com o mundo!  
                              Blog * Facebook * Twitter  * YouTube* Skoob 

3 comentários

  1. Oi, Ana!
    Eu comecei a ler O Clã dos Magos, mas desisti. Achei muito parada e monótona a escrita da autora. Mas vi uns comentários falando que melhora depois. Quem sabe, um dia, eu dou uma segunda chance.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu quase desisti no primeiro também, como falei no post, por esse exato motivo. É uma pena que uma trilogia de tão boa qualidade perca tantos leitores no primeiro livro... ;-;

      Excluir
  2. Que capas lindas parece muito bom fiquei bem curiosa pra ler


    http://estilodenerd42.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...