Resenha “Magimakía – A Busca por Merlin”, por Rafael Lovato.


Edição 2 - Editora Chiado Editora - ISBN 9789895140848 - Ano 2015 - Páginas 250

“A busca por Merlin” é o primeiro livro da série de fantasia juvenil “Magimakía”, palavra goblin que significa “A grande batalha dos magos e bruxas”. 
Nele, você acompanhará a jornada narrada por Oliver, garoto franzino de 15 anos que há pouco tempo atrás não sabia coisa alguma sobre magia, sofria bullying na escola e a menina pela qual era apaixonado, sequer sabia de sua existência. 
Porém, tudo muda quando um goblin nanico, acompanhado de seu troll de companhia com costas bombadas, sequestra Oliver. 
Sua única esperança de salvar o mundo e sua própria pele, além de poder voltar para casa, é descobrir o paradeiro do poderoso mago Merlin, desaparecido há mais de quinhentos anos!
Oliver precisará de toda ajuda possível. Sua esperança são as bruxinhas Avery e Violet que, diferente dele, sabem muito bem o que fazem quando o assunto é caldeirão, poções e bruxaria.
Teleporte-se a bordo desta fantástica aventura! Assim, você descobrirá o que de incrível e ao mesmo tempo trágico acontecerá ao jovem Oliver, e que afetará todos os magos e bruxas do universo!



Magimakía – A Busca por Merlin é um livro de fantasia publicado aqui no Brasil pela editora Zap, e em Portugal pela Chiado (Sendo a segunda, a edição que eu recebi para a leitura). Ainda esse ano, o livro será lançado nos Estados Unidos com o título “Magimakía – The Quest for Merlin”.
Sempre fico orgulhosa ao ver autores brasileiros ganhando uma visibilidade cada vez maior aqui no Brasil e no exterior. Não é nenhum segredo que as oportunidades para escritores dessas terras são bem escassas, por mais que já tenham crescido e muito. Por isso, ver autores com  oportunidades como a que Rafael Lovato está conseguindo sempre me inspira e aumenta o meu interesse por suas obras.
Magimakía, dentro da história, é um termo goblin que significa “A grande batalha dos magos e bruxas”, e é também o nome que dá título a essa nova série fantástica. 
O livro é bem curtinho (250 páginas) e a narrativa é simples e rápida, o que fez com que eu simplesmente voasse pelas páginas durante a leitura sem nem sequer perceber o tempo passar.
A narrativa, no entanto, foi exatamente o meu maior problema com este livro. A história é fascinante e os fatos narrados seriam dignos das mais variadas reações por parte dos leitores. Não fosse a simplicidade por vezes irritante da escrita.

Tem-se aqui um novo mundo muito interessante, que envolve magos, bruxas, goblins, trolls, anjos, demônios, dragões e tantas outras criaturas, que se mostram presentes neste Universo onde os diferentes mundos são separados por portais que apenas os magos podem abrir. 
Oliver, nosso protagonista, é um garoto magro e fraco de quinze anos que não conheceu seu pai e vive com a mãe e o padrasto. Sua vida é extremamente corriqueira, e comum como a de qualquer outro jovem na sua idade: Ir para a escola, tirar boas notas, sentir algo especial por alguém especial. E, no caso de Oliver, conviver diariamente com o bullying que há muito já enfrenta. 
Um dia antes de uma prova de matemática para o qual o garoto estava particularmente ansioso, ele é sequestrado por nada mais nada menos que um goblin e seu gigantesco troll de companhia. E a partir daí, sua vida tomará um rumo que o garoto nunca imaginaria.
Acontece que há mais de quinhentos anos, o poderoso mago Merlin está desaparecido, e a única chance que Oliver tem de salvar-se a si próprio e reestabelecer o equilíbrio ao mundo dos magos, é encontrar o paradeiro de Merlin e libertá-lo de seu covil antes que seja tarde demais.

Como eu disse anteriormente: Uma história instigante, e que mostra-se cada vez mais interessante no decorrer das páginas. Os acontecimentos te fazem querer saber mais e mais até que, de repente, as páginas estão chegando ao seu fim e você sente uma apreensão cada vez maior por começar a entender onde o autor está querendo chegar e saber também que só terá a resolução daquele acontecimento terrível e ao mesmo tempo fascinante no próximo livro – que será lançado só Deus sabe quando!
A questão é que tudo possui seus prós e seus contras, e com esse livro, isso não é diferente. Entendo que pela edição ser portuguesa, a narrativa sofra certas alterações que podem ter contribuído para o meu estranhamento. Afinal, mesmo tão parecidas, as duas línguas possuem sim suas numerosas singularidades. Porém, mesmo ignorando as expressões que soaram estranhas para mim apenas porque claramente não faziam parte da linguagem com a qual estou acostumada, a narrativa conseguiu me incomodar.
Cenas que seriam terrivelmente sangrentas e violentas, por exemplo, foram descritas pelo autor de forma que não causou impacto algum aos meus sentimentos, e eu passei o livro por completo quase que indiferente a todos os fatos. E por mais que estivesse ansiosa para saber o que aconteceria a seguir, eu não me envolvia realmente com nenhum elemento do livro. E eu digo quase indiferente, porque um sentimento este livro teve sucesso em provocar em mim durante diversos momentos: raiva. Mas não raiva do vilão, ou da burrice de algum personagem, como de costume. E sim raiva do protagonista, Oliver. Simplesmente não consegui simpatizar com o personagem, e seus comentários e pensamentos sobre os acontecimentos ao seu redor não me soavam nada agradáveis.

E esse fato se deveu, em sua maioria, ao fato de que, em seus quinze anos, o menino possui uma mentalidade de no máximo onze. E eu digo isso como uma garota no alto de seus quatorze anos, que convive com jovens nessa faixa etária todos os dias.

Aqui, porém, eu insiro mais um enorme “Mas”. Isso porque, por mais incomodada que eu tenha ficado, eu entendi o que o autor quis – possivelmente – passar com tudo isso.
Entendo que talvez seu objetivo com o livro não seja fazê-lo violento e sangrento, e por isso suas descrições de cenas assim não tenham sido tão profundas quanto eu – com meus gostos e interesses pessoais – desejaria.
E entendo também que o personagem principal é aquele típico anti-herói, estilo Arthur Dent, que não passa de uma pessoa qualquer, vivendo uma vida qualquer, até que de repente é lançado numa aventura sem ter ideia do que está fazendo ali.
E isso, inclusive, rendeu um ponto positivo para o livro, afinal ele escapou do clichê de livros normalmente destinados a esse público, onde o personagem é apenas uma criança, mas de uma hora para outra adquire uma maturidade surgida do além que vem cedo demais para permitir que se perceba que aquele personagem é na verdade apenas uma criança... O problema é que aqui neste livro o autor exagera um pouco no extremo oposto, criando um personagem irritantemente imaturo, e que precisará crescer tanto quanto promete nos livros que se seguem para que eu consiga ao menos me compadecer dele.

Minha nota? Quatro estrelas, com uma certa tendência para 3,5, mas que me deixou tão interessada pelos próximos livros da série, que se manterá em sua posição superior. 


Sobre o autor:

Rafael Lovato (19 de janeiro de 1975) é um escritor brasileiro nascido em Venâncio Aires, RS. Além de escritor, é formado em direito e ocupa o cargo de Procurador do Banco Central do Brasil na Regional de Porto Alegre, RS.
Site: http://www.rlovato.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/operegrinojoshua/




Ana Carolina  Tenho 14 anos, e se possível, com uma mentalidade de ainda mais jovem. Sou do tipo que ama viajar, mas ao mesmo tempo ficar em casa. Filmes, livros, seriados e jogos são apenas alguns dos meus maiores passatempos, junto com escrever meu primeiro livro, e compartilhar minhas ideias com o mundo!  
                              Blog * Facebook * Twitter  * YouTube* Skoob 

4 comentários

  1. Ana eu já disse que você me assusta?!?! Pois você me assusta, a clareza com a qual você tece suas analises é impressionante. Adorei sua resenha, esse é e não é meu tipo de livro. É pois AMO uma boa fantasia e não é pois já estou cansada desse tipo de história que parece mais "a aventura do menino branco". Sua resenha expôs bem os prós e contras do livro. Parabéns!

    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana!
    Devo dizer que essa foi a resenha mais completa que li desse livro. Parabéns!
    Se eu já queria ler esse livro antes, depois da sua resenha vou já providenciar meu exemplar.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
  3. Oi Oi Ana,

    adorei a resenha! Já li esse livro e concordo com grande parte do que disse! A trama é até intrigante, mas o personagem principal irrita às vezes...

    Beijos!
    Participe do Sorteio de Estrela da Manhã, novo livro do André Vianco
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  4. Adoro bons livros de fantasia, está na lista eternaaaaaaaaaaaaa!!!

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...