Resenha "Vango Entre o Céu e a Terra" Livro 1 de Timothée de Fombelle

Sinopse:
Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês 'Timothée de Fombelle'. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. 
O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis - como um intruso escondido num caça da SS, galopando nas Terras Altas da Escócia, dependurado num vulcão italiano ou sobrevoando o Brasil e vários outros lugares num zepelim. 
O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a Senhora Poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.

Edição: 1
Editora: Melhoramentos 
ISBN: 9788506077481
Ano: 2015
Páginas: 360

Skoob



Vango de Timothée de Fombelle é um romance de ficção histórica, com um toque lírico e com um ritmo da narrativa dinâmico. Como se o autor nos convidasse a apreciar sua obra, tal como se degustássemos um bom prato de comida ou bebida.

O período em que se passa o romance é muito interessante: a década de 30, com grandes transformações que mudariam o mundo. Para curtir mais ainda a estória de Vango, um pouco de conhecimento de História é sempre bem-vindo. Pois o romance se passa no período entre guerras: Vango nasceu em 1917 e os eventos principais se passam entre 1934 e 1936, em uma Europa pós Primeira Guerra, que foi um divisor de águas.

Eric Hobsbawm, historiador inglês, em seu célebre Era dos Extremos – o breve século XX: 1914 – 1991 – destaca tanto a sua importância que 1914 marca de fato o início do século, diferentemente da sua data cronológica. E não faltam motivos para isso, destaco alguns: pela primeira vez um conflito reúne países de todos os continentes, diversas inovações tecnológicas são utilizadas no front, a perda humana é gigantesca mais de 9 milhões de combatentes foram mortos, além das perdas civis, nenhuma outra guerra mudou o mapa político da Europa de forma tão dramática: ao final do conflito quatro impérios se extinguiram: o Alemão, o Austro-Húngaro, o Otomano e o Russo.Em 1917, temos pela primeira vez uma Revolução Comunista e a suas consequências irão marcar todo século XX: focado principalmente na dicotomia entre capitalismo e comunismo.

Vango é um personagem envolto em mistérios: não sabemos nada sobre seu passado, nem ele mesmo. O autor nos apresenta a este jovem e excelente escalador, que fala cinco idiomas, está para se ordenar padre, e acredita que estão atrás dele. Então, aos poucos, vamos descobrindo a sua história, e partes dos mistérios vão sendo revelados.

Como este é o primeiro de dois volumes, o ritmo vai se desenvolvendo, contudo todas as respostas não são dadas, nos deixando ansiosos pela continuação.

O autor nos presenteia com uma visão romântica, quase lírica, deste período histórico, e mistura de forma interessante, personagens históricos reais e ficcionais. Em destaque, a viagem do Graf Zeppelin ao redor do mundo.

A edição ainda conta com um apêndice que fala de forma resumida este período, inclusive com fotos espetaculares, como a do Zeppelin na Baía de Guanabara no Rio e em São Paulo. Escrever mais do que isso é revelar desnecessariamente spoiler, pois a grande diversão é descobrir a relação de Vango com Ethel, Mademoiselle, Hugo Eckerner, Zéfiro, e descobrir porque Vango é tão importante, para o próprio Stalin, líder da URSS, estar atrás dele.

Ao ler o livro e quem tem um pouco de conhecimento histórico e da Revolução Russa, vai descobrir rápido a origem de Vango, o seu sobrenome é uma pista essencial, mas como nada é confirmado neste primeiro volume, não posso afirmar com certeza se estou certo ou não. Para quem é fã de ficção histórica é uma excelente pedida. 





Leia um trecho



Livro cedido pela parceira Editora melhoramentos



Marcelo Daltro 
Pai e marido apaixonado pelo filhote e esposa, ilustrador, chargista, Bacharel em História (especializado em mito, imaginário e história em quadrinhos), fanático por cultura pop: quadrinhos, filmes, livros, desenhos animados, séries e RPG
Blog:.bbbcharges   flickr   #    e-mail  # facebook: 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...