Resenha "Como eu era antes de você" de Jojo Moyes


Livro: Como eu era antes de você (Me before you)
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 320
Edição: 1
ISBN: 9788580573299
Skoob

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.
Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

 


"Tudo aconteceu bem de repente, quando vi já estava apaixonada por esse livro." (o depoimento de uma pessoa que ficou viciada em Como eu era antes de você, ou seja, eu). Minha curiosidade por ele começou quando assisti o trailer do filme que será lançado em junho. Me pareceu uma história bem bonita de se ler e no momento estava precisando de algo romântico e que ensinasse algo sobre a vida. Li algumas resenhas, pesquisei com conhecidos que já tinham lido e foi assim que mergulhei durante alguns dias na história de Lou e Will. Ah que história! Que personagens! Esse livro é um murro no meu coração de tão perfeito! 

“Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.”

Louisa Clark tem vinte e seis anos e não sabe exatamente o que quer da vida, não tem muitas ambições e não pensa muito em seu futuro. Se contentava com o trabalho de garçonete em uma cafeteria, porém como nada é para sempre, o local fechou e ela precisou arranjar outro emprego o mais rápido possível para ajudar nas despesas de casa. Ficou pouco tempo em alguns, mas que nunca davam certo por vários motivos, até que surgiu o de cuidadora por um contrato de seis meses de um rapaz de trinta e cinco anos chamado Will Traynor. Ele ficou tetraplégico devido a um atropelamento de moto e desde então dependia de outras pessoas para tudo praticamente, pois seus movimentos eram bem limitados. Will se mostra uma pessoa ranzinza, triste e não consegue aceitar muito a sua nova realidade. Lou, por outro lado, tenta ajudar Will, mesmo ele tendo um temperamento difícil, a se aceitar e a enxergar a vida por uma outra perspectiva, principalmente depois de descobrir um acordo que Will possuí com sua família. 

“E sabe o quê?
Ninguém quer ouvir esse tipo de coisa.
Ninguém quer ouvir você falar que está com medo, ou com dor, ou apavorado com a possibilidade de morrer por causa de alguma infecção aleatória e estúpida.
Ninguém quer ouvir sobre como é saber que você nunca mais fará sexo, nunca mais comerá algo que você mesmo preparou, nunca vai segurar seu próprio filho nos braços.
Ninguém quer saber que às vezes me sinto claustrofóbico estando nesta cadeira que tenho vontade de gritar feito louco só de pensar em passar mais um dia assim.”

Logo após a descoberta de Lou, a história que já estava boa se desenrola melhor ainda. Cada capítulo os personagens vão mostrando um pouco de si, a amizade dos dois vai crescendo e cada um tem muito o que ensinar para o outro.

"Poucas coisas ainda me fazem feliz, e você é uma delas.”

Todos os personagens foram muito bem caracterizados e especiais para o andamento da história. Lou com seu jeito engraçado e gracioso. Um coração puro e do tamanho do universo. Suas roupas coloridas, seu jeito pueril, aquele tipo de pessoa que você deseja encontrar e se tornar amiga. Ela me cativou nos primeiros capítulos, pois eu me identifiquei muito com ela. A medida que a leitura vai se desenvolvendo é possível observar o amadurecimento de Lou, o que enriqueceu mais ainda a história. Já Will foi me conquistando aos poucos, seu humor sarcástico e suas palavras sábias foram extremamente importantes para ganhar meu coração. Consegui mergulhar um pouco na sua dor e angústia, afinal não deve ser nada fácil de um dia para o outro você não poder mais fazer tudo o que fez a vida toda. Antes do acidente, ele era um homem que praticava esportes, trabalhava, tinha uma namorada, conheceu vários lugares, ou seja, aproveitava a vida e seus prazeres. Depois tudo mudou drasticamente e aceitar essa mudança não é um processo rápido. Sinceramente, não tem como não se apaixonar por Will. Nesse meio tempo também podemos conhecer Nathan, o enfermeiro que, juntamente com Lou, ajudava a cuidar de Will. Simpático, prestativo, gentil são qualidades dele que ficaram destacadas nesse livro. Fomos apresentados também ao namorado de Lou, Patrick, que só se importava com ele, suas corridas e seu trabalho. Katrina, a irmã notável de Lou. O pai e a mãe de Lou sempre amorosos e brincalhões. O pai e a mãe de Will tentando fugir da dura realidade.

"É só que o que não se pode compreender a respeito da maternidade, até que se tenha um filho, é que não é um adulto — o deselegante, barbado, fedorento, filho teimoso — que a mãe vê diante de si, com seus recibos de estacionamento, seus sapatos não engraxados e sua complicada vida sentimental. A mãe enxerga todas as pessoas que o filho já foi ao longo da vida reunidas em uma só."

Não acho que "Como eu era antes de você" seja apenas uma simples história de amor como podemos ver em outros livros. Ele é muito mais que isso, seu conteúdo é muito mais amplo. É uma história de família, de cumplicidade, de amizade, de amor ao próximo, de como uma pessoa surge na sua vida com um objetivo especial, mesmo que inicialmente, não percebemos isso. Aquela famosa frase que diz que "as pessoas não surgem na nossa vida por acaso" nunca se fez tão presente nesse livro. Se arrependimento matasse, eu estaria morta e enterrada. Me arrependo de não ter lido esse livro antes, logo quando surgiu. Ele mexeu tanto comigo que foi difícil chegar ao fim. Era um misto de querer terminar de ler e ao mesmo tempo não querer. Me apeguei tanto a esses personagens que foi difícil me despedir. Jojo Moyes foi de uma maestria gigante. Conseguiu escrever de forma sensível e amável sobre assuntos delicados. A abordagem sobre pessoas que ficaram deficientes e como levam suas vidas é magnífica, pois mostra os dois lados: quem aceita e quem não aceita a nova condição. Também podemos observar nesse livro duas famílias distintas, a de Lou e a de Will. Ambas com suas dificuldades, porém a forma de lidar com elas era o que as diferenciavam.

"Acho que podemos fazer de tudo. Sei que essa não é uma história de amor como outra qualquer. Sei que há motivos para eu nem dizer isso. Mas eu amo você. De verdade."

Um dos fatores que eu mais gostei de "Como eu era antes de você", além de tudo que já disse acima, foi que a história se aproxima muito da realidade, apesar de ser uma ficção, e isso, acredito que foi um dos pontos fortes para o seu sucesso. Os personagens são muito humanos e complexos. O livro também carrega várias mensagens positivas, porém ao mesmo tempo mostra que a vida não é feita apenas de bons momentos e que a felicidade depende muito de cada ponto de vista. E também que é importante acreditar sempre em nós mesmos para conseguirmos atingir nossos objetivos.

"Como eu era antes de você" possuí muito amor em cada capítulo, em cada fala, em cada passagem. Me apaixonei por Jojo Moyes e sua escrita. Me apaixonei por Lou e Will. Um livro emocionante que me fez dar mais valor a vida e a forma como desfrutá-la enquanto ainda há tempo.

Antes que alguém me pergunte, sim, eu chorei e com certeza vou chorar ainda mais quando for conferir o filme no cinema. Uma dica amiga para quem ainda não leu o livro é para tentar ler antes do filme, porque normalmente o livro é mais completo, mais detalhado e traz sensações únicas para o leitor.


      

*Estréia nos cinemas no dia 16 de junho de 2016*




*Nova capa do livro com a imagem do filme já está disponível nas livrarias*



Também já está nas livrarias a continuação de "Como eu era antes de você" que se chama "Depois de Você". Em breve vou adquirir e teremos resenha dele aqui no blog.

   

30 comentários

  1. Oi Vivian! Nossa, sem palavras para sua resenha. Não li ao livro, assim como você, meu interesse surgiu ao ver o trailer da adaptação. Não sei se quero ler, acho que ainda não estou preparada para todas essas emoções cravadas no enredo. Não quero chorar entende? rs
    Mas sinto um desejo imenso em conhecer Lou.
    Resenha perfeita.
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia! Obrigada! Te entendo perfeitamente! Realmente tem que estar preparada porque o livro traz fortes emoções. Quando puder não deixe de ler. Tenho certeza que vai amar!

      Beijos

      Excluir
  2. Olá Vivian!
    Adorei a sua resenha, quero muito ler esse livro e ver o filme. Parece ser mega fofo <3
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DO ORGULHO NERD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thalita! É mega fofo sim, porém triste também. Leia em breve! :)

      Beijos

      Excluir
  3. Não tinha vontade de ler esse livro, não que não goste, mas a história me parece triste, e não gosto de histórias tristes :)
    Mas estou pensando em talvez assistir o filme e ver se gosto, para ler até :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique! Então... é triste, mas ao mesmo tempo tem partes engraçadas que deixam a leitura leve. Recomendo! ;)

      Beijos

      Excluir
  4. Olá! Tudo bom?
    Eu AMO esse livro e estou louca para assistir ao filme *_____*
    Se você não leu Depois de Você ainda, sugiro que não vá com
    tantas expectativas mas o primeiro livro é tudo de bom!
    Me emocionei muito com ele e realmente é um murro no coração.

    Beijinhos,
    Sala de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana! Também estou louca para assistir ao filme! O livro é lindo e inspirador. Já o Depois de Você pretendo ler lá para julho, porque a fila é enorme rsrsrs

      Beijos

      Excluir
  5. queria tanto ler ele antes do filme, mas acho que não vou conseguir :/
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Faz um esforço! Vale muito a pena! :)

      Beijos

      Excluir
  6. Por favor, não me xinguem não, mas eu acho que fui uma das poucas mortais que não gostou taaaanto assim deste livro, sério, se eu disser que não derramei uma lágrima sequer dirão que é mentira, mas é a mais pura verdade, não sei explicar muito bem, mas fiquei o tempo todo esperando um algo mais...

    Beijo, Van- Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van! Ah que isso... acho que o que emociona uns, talvez não emociona outros. Já ouvi outras pessoas, apesar de serem poucas, falarem o mesmo que você, acho que é questão de gosto também.

      Beijos

      Excluir
  7. Ai ai, estou com medo de ler esse livro.Comprei(porque não aguentava mais vocês falavam tão bem,ahahahah) e quero muito ler logo para assistir ao filme <3

    Gostei muito da sua resenha :)

    beeijão ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Não perca tempo hahaha... leia logo! Você vai amar! :)

      Obrigada!

      Beijos

      Excluir
  8. Oi, Irene! Tudo bem? Eu vi os trailers do filme e fiquei encantado e muito emocionado. Espero ler o livro em breve! :) Adorei a resenha! <3

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tony! Obrigada! O trailer do filme é maravilhoso! Foi através dele que eu acabei lendo o livro e... amei! Se puder, leia antes! O livro é muito emocionante!

      Beijos

      Excluir
  9. Oi, Vivian!
    Amei sua resenha! Deu pra perceber que o livro realmente mexeu com você!
    Eu ainda vou ler, antes de sair o filme.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza! Obrigada! Realmente ele mexeu muito comigo. Foi muita emoção para o meu pobre coraçãozinho rsrs :) Tenta ler antes do filme. Vale muito a pena!

      Beijos

      Excluir
  10. Olá! Sua resenha com certeza fez jus a esse livro maravilhoso! Eu li ele no início do ano passado e ele também me gerou inúmeras sensações, um dos livros mais reais e bonitos que já li ^^

    Jéssica Patrício - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica! Obrigada! Estou contigo! Também foi um dos livros mais bonitos e reais que já li. Agora vamos aguardar para conferir o filme neh?

      Beijos

      Excluir
  11. Sua história é parecida com a minha, fui chamada pelo trailer, me pareceu uma história bonita de ser ver, ai comecei a ler o livro e quando vi estava deitada em posição fetal morrendo de chorar e apaixonada por esse livro!

    Sou apaixonada pela Lou, sua generosidade, sua capacidade de entrega. É tocante o quanto ela consegue se dedicar ao Will!

    Concordo com sua descrição do "Como eu era antes de você", não é APENAS mais uma história de amor, embora seja uma história ele também "é uma história de família, de cumplicidade, de amizade, de amor ao próximo, de como uma pessoa surge na sua vida com um objetivo especial, mesmo que inicialmente, não percebemos isso."

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pandora! Realmente o trailer do filme foi o que me levou a ler o livro e estou muito arrependida por não ter lido antes. Não dá para explicar totalmente por meio de palavras o quanto esse livro mexeu comigo. Tentei na resenha, mas acho que ainda não foi suficiente rssrsrs... Tudo nele é especial! é real!

      Beijos

      Excluir
  12. Oi Vi!

    Eu ainda não tive coragem de ler o livro e pior que é bem capaz de que vá ver o filme pelo blog da Estante! Já estou inclusive me preparando para levar caixas de lenços rsrsrs

    Enfim, vou encarar o livro em breve e certeza que vou chorar tb rsrsrsr

    Bjs, Mi

    Pop Notas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!

      Se eu fosse você tentaria ler o livro antes do filme e já compra, desde agora, um estoque de caixas de lenços hahahaha... Acredito que você vai amar!

      Beijos

      Excluir
  13. Oi
    Esse livro está na minha lista de compras, mas ainda estou na dúvida se compro ou não... sei que vou ter que comprar também uma caixinha de lenços rsrs Adorei a sua resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re! Obrigada! Compra sim! Acredito que você vai amar esse livro, assim como eu. :)

      Beijos

      Excluir
  14. Oi Thaila! Estou rindo aqui com o seu comentário rsrsrs... Confesso que também chorei e não foi apenas no desfecho, mas em alguns trechos do livro. Também fiquei na torcida por um milagre, porém apesar de tudo, eu gostei do final. Achei que foi algo mais próximo da nossa realidade e a realidade não é aquele mar de rosas como esperamos. Amei esse livro! <3 Agora rumo ao filme! Que chegue logo junho! :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Vívian, tudo bem?
    Que resenha emocionante! Eu nunca me interessei em ler este livro. Mas, depois que soube do filme, e de ler algumas resenhas tão positivas quanto a sua, acabei ficando curiosa e pretendo ler assim que possível.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...