Resenha " A Garota Italiana " de Lucinda Riley


Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580415650
Ano: 2016
Páginas: 464

Sinopse: Uma inesquecível história de amor, traição, paixão, obsessão e música.Aos onze anos de idade, Rosanna Menici conhece o cantor Roberto Rossini, uma estrela em ascensão no mundo da ópera italiana - e o homem que mudaria sua vida para sempre. Incentivada - e apaixonada - por ele, Rosanna passa a se dedicar ao estudo do canto lírico, torna-se cantora profissional, e logo os dois se encontram nas salas de concerto mais famosas do mundo, dividindo não só o palco como também o mesmo destino.Com seu talento incomum para descrever ambientes e evocar sensações e sentimentos universais, Lucinda Riley nos leva a acompanhar a trajetória de Rosanna, desde os bairros pobres de Nápoles até os teatros mais glamourosos do planeta, trazendo à tona, com sua prosa inconfundível, as alegrias, tristezas, frustrações, decepções e redenções do amor.


Nápoles, 1966, Café do Marco que pertence a família Menici. Marco, sua esposa Antonia e os filhos Luca, Carlotta e Rosanna trabalham juntos e num dia fora da rotina preparam uma festa surpresa para comemorar o aniversário de casamento dos amigos Maria e Massimo, e completando a surpresa, Roberto Rossini, filho do casal e aluno do Teatro alla Scala de Milão viria e cantaria para eles.

Rosanna tinha apenas 11 anos, tinha uma linda amizade com o irmão mais velho, mas com a irmã a relação era diferente. Carlotta era a bela, a que chamava a atenção de todos e Rosanna se achava o patinho feio, aquela que ninguém reparava. Durante a festa ficou quieta em um canto observando a todos até que Roberto Rossini chega e ela fica hipinotizada pela beleza dele. À pedido da mãe ele canta para a pequena platéia e Rossana fica enfeitiçada ouvindo aquela voz. Luca que conhecia a linda voz de Rosanna pede que ela também cante e dessa vez foi Roberto que se surpreendeu.

"Sabia que não estava escutando uma menina em idade escolar se exibir para os convidados de uma festa. A desenvoltura com que ela fazia soar as notas, seu controle natural e sua musicalidade evidente eram dons, não algo que se aprendesse." (pág 21)

Roberto Rossini ficou tão impressionado que recomendou a Marco que Rosanna deveria estudar música e recomendou um professor ali mesmo em Nápoles com quem tivera aulas de canto e considerado um dos melhores. Foi a primeira vez que alguém dissera que ela era especial e mais tarde, em sua cama, escreveu no seu diário "Um dia vou me casar com Roberto Rossini". Marco achou besteira Rosanna fazer as aulas, mas Luca estava determinado a não deixá-la disperdiçar seu dom e não desistiu, e ela, escondido da família, fez aulas de canto durante cinco anos com Luigi Vincenzi. Após esse tempo, Luigi disse a ela que já a tinha ensinado tudo que sabia e que era hora dela dela seguir em frente. Ele preparou em sua casa uma noite musical onde seus alunos se apresentariam e convidou Paolo de Vito, diretor artístico da casa de ópera Scala de Milão, para assisir a apresentação.

Paolo ficou encantado com Rosanna, mas não só ele, Marco também foi convidado e ficou emocionado assistindo a apresentação da filha, e só então soube sobre suas aulas. Paolo decidiu dar uma bolsa de estudos para Rosanna e conseguiu convencer seu pai a deixá-la ir para Milão, porém Marco só permitiu se Luca fosse junto. E começa uma nova fase na vida dos dois.

Rosanna ainda era aluna quando volta a se encontrar com Roberto Rossini que já era um famoso solista de ópera. Ela se forma aos 21 anos e começa a fazer pequenos papéis, porém uma protagonista fica doente às vésperas de uma estréia e Roberto sugere que Rosanna a substitua, e foi um grande sucesso. Os dois começam a trabalhar juntos e é aí que acabam ficando juntos. Não, não pense que começa uma grande história de amor...  "Uma inesquecível história de amor, traição, paixão, obsessão e música." 

"- A linha entre o amor e o ódio é muito tênue. Talvez um dia ela o odeie.
 - E talvez isso seja tão ruim quanto amá-lo." (pág 323)

Roberto não é o mocinho da história, ele é um canalha e você vai odiá-lo, ainda bem que Luca existe e vamos ter a quem amar. Embora eu tenha falado de Rosanna e Roberto, há muitos personagens bem construídos e com suas histórias próprias que você vai gostar de acompanhar. Prepare-se também para conhecer mais sobre a Itália e o mundo da ópera, e não ache que será maçante, Lucinda não permite isso.


A Garota Italiana não faz parte da série Sete Irmãs e não é um livro novo, foi escrito em 1996 com o título de Ária e Lucinda usava o pseudônimo de Lucinda Edmonds. A editora mostrou interesse em conhecer seus trabalhos antigos e decidiu relançar o livro. Lucinda atualizou a história e estamos sendo presenteado com mais um maravilhoso trabalho seu. Se você já é leitor de Lucinda, saiba que não vai encontrar seu estilo atual, onde em cada livro encontramos mais de uma história, mas isso não faz A garota Italiana deixar de ser um livro que merece ser lido e que você vai gostar muito. A narrativa é emocionante do início ao fim, e com um fim surpreendente. Mas devo ser sincera e dizer que mesmo gostando do livro e ele tendo sido atualizado, dá para notar que não foi escrito pela Lucinda de hoje, por isso dei 4 livrinhos, mas isso não o desmerece, ao contrário, muito bom ver o quanto ela evoluiu.

 "Vamos esquecer as coisas ruins e recordar apenas as boas, pois somos humanos, e é assim que conseguimos viver." (pág 462)

#EuLeioArqueiro

Livro cedido pela nossa parceira Editora Arqueiro


4 comentários

  1. Hey!
    Resenha bastante interessante essa. Se não me engano, já li alguma dessa história ou somente vi o título em algum lugar. Gostei bastante do tema, nunca tinha visto nada parecido atualmente, e provavelmente eu iria gostar bastante da leitura, principalmente porque parece ter algumas reviravoltas no final.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Quando vi o título do post pensei se tratar da série de livros das irmãs da Lucinda...
    Ontem mesmo postei uma resenha no meu blog sobre o primeiro livro que li dela...Se quiser conhcer...
    http://www.acheierabisquei.com.br/2016/07/resenha-do-livro-rosa-ma-meia-noite-de.html
    Enfim, simplesmente amei essa autora. No momento estou lendo um livro da Jojo mas assim que terminar quero outra história dela, estou fascinada!
    Obrigada por compartilhar mais esse ;)
    Abraços

    www.acheierabisquei.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Irene!
    Até agora não havia lido nenhuma resenha sobre o livro, então não sabia o que pensar. Agora já sei que será uma leitura que irá me agradar.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. oi Irene!
    eu adorei a forma como Lucinda conduziu a história, ela se mostrou uma autora diferenciada ao tratar o lado negativo de um amor...
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...