Resenha "Vinte Garotos no Verão" de Sarah Ockler


Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633657
Ano: 2014
Páginas: 288
Sinopse: Quando alguém que você ama morre, as pessoas perguntam como você está, mas não querem saber de verdade. Elas buscam a afirmação de que você está bem, de que vocêaprecia a preocupação delas, de que a vida continua. Em segredo, elas se perguntam quando a obrigação de perguntar terminará (depois de três meses, por sinal. Escrito ou não escrito, é esse o tempo que as pessoas levam para esquecer algo que você jamais esquecerá).As pessoas não querem saber que você jamais comerá bolo de aniversário de novo porque não quer apagar o sabor mágico de cobertura nos lábios beijados por ele. Que você acorda todos os dias se perguntando por que você está viva e ele não. Que na primeira tarde de suas férias de verdade você se senta diante do mar, o rosto quente sob o sol, desejando que ele lhe dê um sinal de que está tudo bem.



Vinte Garotos no Verão (Twenty Boy Summer), escrito por Sarah Ockler e publicado aqui no Brasil pela editora Novo Conceito, narra, em primeira pessoa, a história de uma garota de 16 anos chamada Anna.

Um ano antes do real início da história, Anna e sua melhor amiga Frankie sobreviveram a um acidente de carro, e no entanto, depois dele, suas vidas nunca mais seriam as mesmas. Quem dirigia o carro naquele dia era Matt, o irmão de Frankie e o melhor amigo de Anna, e ele não sobreviveu ao tal acidente.

A história do livro gira em torno das duas amigas e suas famílias tentando se recuperar de algo tão traumático para todos, e que mesmo que tenha acontecido há um ano, continua presente ali, procurando o momento certo de se manifestar nas mais insignificantes coisas que acabam por lembrar do garoto que tão jovem deixou aqueles que o amavam.

Mais um grande problema para a nossa menina Anna é que a garota não era apenas a melhor amiga de Matt, como os dois haviam descoberto algum tempo antes da morte do menino. Havia em meio a eles algo muito mais intenso acontecendo, o que os levou a um relacionamento às escondidas, que ambos hesitavam em revelar para Frankie, temendo sua reação àquilo.

Acabou que o menino, que dizia que pretendia revelar tal relacionamento à irmã por ele mesmo, e que pediu que Anna não contasse nada por enquanto, morre antes disso, e Tarãm! Anna foi deixada sem saber muito bem o que fazer, e em sua indecisão, ela acabou por não contar.


A família de Frankie decide que um ano é tempo suficiente para que eles possam conseguir se divertir sem sentir pesar pela falta do garoto que os deixou, e é seguindo essa ideia que pai, mãe, filha, e melhor amiga Anna embarcam numa viajem de verão em direção ao lugar para o qual a família sempre ia com Matt, e que agora terão que saber enfrentar sem ele.

E nessa viajem, Frankie sugere uma aposta para saber se conseguiriam beijar vinte garotos no verão. Anna a aceita apenas para satisfazer a amiga, mesmo que se sinta completamente insegura quanto àquilo. Inclusive, não tem uma coisa nesse livro que a protagonista não tenha se sentido insegura ou hesitante sobre, e que só tenha feito porque era a vontade de sua amiga Frankie. E aqui chegamos ao que me irritou nesse livro.

A protagonista é simplesmente... sem graça. Eu entendo que a autora provavelmente queria contar essa história de uma menina que mudou muito durante suas férias e que descobriu uma "nova eu" dentro de si mesma, mas ainda assim, Ana pareceu, muitas vezes, apenas uma marionete nas mãos da outra, que mudou completamente depois da morte de seu irmão, e agora só parece se importar com beleza e garotos, o que ela tenta enfiar goela abaixo na melhor amiga... que simplesmente aceita isso, mesmo sabendo que aquela não é ela, e que aquilo não é o que ela quer para si mesma.

E a forma não tão crítica com a qual a autora apresentou isso me irritou bastante durante toda a história.

Um livro leve, rápido, simples, e que por mais que tenha suas grandes doses de drama - às vezes até meio repetitivas demais - foi fácil e, por vezes, divertido de ler. E é por isso que eu o indico para quem aprecia um bom romance dramático adolescente. 
Avaliação: 3,75 estrelas de 5.


Livro cedido em parceria pela editora Novo Conceito



2 comentários

  1. Tive a impressão de que a autora rodou e rodou com a protagonista e não conseguiu levar ela a uma superação de fato... Sua resenha está ótima, foi sincera em relação ao livro, eu gosto de drama... mas confesso que não coloco "Vinte garotos" na minha lista de prioridades literárias.

    Beijão, Jaci
    O Que Tem Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
  2. comprei esse livro faz tanto tempo, Irene e acredita que sempre o atropelo em meio as outras leituras e ainda não consegui ler o livro... espero fazê-lo em breve
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...