[ Cine Saleta ] Cisne Negro


 Cisne Negro (Título original: Black Swan), lançado aqui no Brasil em 2011, e dirigido por Darren Aronofsky, é um filme que, em seus 103 minutos de duração conta a história da protagonista Nina Sayers, e explora com primor os limites da capacidade humana.

   
A protagonista, desde o início da sua vida, existe para um único propósito: Alcançar a perfeição, e tornar-se a "prima ballerina", superando-se a si mesma cada vez mais, para conquistar os olhares e a admiração de todos por meio de sua dança.

Resultado de imagem para (Black Swan E por isso, quando a chance aparece de fazer o papel da protagonista na recriação do clássico Cisne Negro, Nina está pronta para fazer de tudo para convencer Thomas Leroy (o dono da companhia de balé da qual ela faz parte) de que se ele a escolher, ela fará valer a pena.
   
Leroy, no entanto, é exigente e quer também alcançar a perfeição, nessa versão que ele chama de "crua e visceral" do tão aclamado clássico.
   
Nina nos é apresentada como uma personagem pura, bela e branda, e por isso, ela seria a escolha perfeita para interpretar o Cisne Branco. Seu desafio, porém, é alcançar dentro de si, seu lado sensual, perigoso, e negro, para que possa interpretar perfeitamente os seus papeis. 
  
O filme me conquistou conforme eu assistia não necessariamente pela sua história, o que em si só já é algo a se notar, mas sim pela forma como tal enredo é narrado.
   
Tendo a perspectiva da própria Nina durante todo o filme como a única forma de conhecermos os personagens e enxergarmos os acontecimentos, tudo na história começa a se tornar confuso e assustador conforme a protagonista vai lentamente perdendo sua sanidade (O que desde o ínicio, vamos admitir, nunca foi o seu forte). 
   
Cenas que variam entre reais e alucinações, sem nunca deixar claro qual é qual no momento em que estão acontecendo. Personagens interessantes, cada um com uma profundidade que te deixa interessado por cada segundo do filme.
  
A protagonista, no entanto, tem suas doses de chatice. Criada pela mãe, uma mulher levemente perturbada que durante sua vida não conquistou seus sonhos, e agora os derrama todos em sua filha, como muitos pais fazem na "vida real", a garota cresceu extremamente disciplinada, e fechada ao mundo. Focando-se completa e somente no sonho de alcançar a perfeição, e o destaque no mundo da dança. 

Resultado de imagem para (Black Swan


E por isso, quando confrontada durante diversos momentos na história com algo que é completamente contra a sua natureza, Nina se vê perdida e paranoica, procurando a aprovação de sua mãe o tempo todo, e ao mesmo tempo tornando-se cada vez mais revolta com os limites excessivos criados pela mulher.
   
Durante o filme acompanhamos a evolução da protagonista conforme ela é colocada em situações extremas, e analisamos de longe, e ao mesmo tempo tão de perto, a forma como sua personalidade se transforma, e sua mente se perde de forma a ser, por fim, o Cisne Negro.

Resultado de imagem para (Black Swan









Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...