Resenha "PSI-Q" de Ben Ambridge


Edição: 1
Editora: Sextante
ISBN: 9788543103372
Ano: 2016
Páginas: 272



Sinopse: A psicologia tem um objetivo bastante ambicioso: desvendar as motivações ocultas por trás de absolutamente tudo que fazemos.
Em Psi-Q, Ben Ambridge nos mostra o que os experimentos conduzidos nas universidades mais prestigiosas do mundo revelam sobre nós mesmos, traduzindo para uma linguagem fácil, acessível e divertida os conceitos mais básicos da psicologia.
Com testes interativos, piadas e jogos, você vai identificar os traços marcantes da sua própria personalidade, avaliar sua inteligência e descobrir quais valores morais determinam o seu comportamento. Quando chegar ao fim do livro, vai se dar conta de que passou a se conhecer muito mais e a tentar compreender melhor as atitudes dos outros.


Tem momentos na vida que nos deparamos com situações que levam a questionar nossas atitudes e pensamentos como ser humano. Como se manter em equilíbrio quando enfrentamos um estado doloroso que nos torna dependente, que nos  leva a beira de nossos limites?  Precisamos saber "sobre nós mesmos" e é importante um passeio pelo mundo da psicologia para entender sobre essa dança da vida.

No livro PSI-Q o professor de psicologia inglês Ben Ambridge compartilha seus conhecimentos no objetivo de explicar "como e por que fazemos as coisas" de forma clara, divertida e de fácil compreensão. 

"Mas qual é o seu PSI-Q? Quanto sabe e entende sobre as coisas que motivam você? E com que frequência costuma prever com sucesso o comportamento dos outros... ou o seu próprio?"

Recebi esse livro da editora Sextante no encontro de blogueiros/livreiros do ano passado. Li a introdução e até tinha visto alguns testes que me deixaram curiosa já que durante a minha vida o que mais fiz e apliquei foram testes de QI, mas acabou ficando adormecido. 

Acho que na vida tudo tem seu tempo e que maravilhoso foi chegar na estante e rever o PSI-Q e poder desfrutar de seu aprendizado - conhecer melhor aos outros e a si mesmo. 


Ben Ambridge utiliza uma série de testes interativos, questionários, quebra-cabeças, piadas e jogos "mostrando na prática o que a psicologia pode lhe ensinar sobre você mesmo e sua vida."

Temos vários testes de diferentes tipos e apesar de terem sido colocados pelo autor em uma ordem lógica pode ser feito livremente na ordem que preferir. Já fiz alguns testes e separei muitos para ir fazendo aos poucos. 

Abaixo mostro alguns dos testes que fiz com temas muito interessantes e divertidos.

Lendo e corrigindo é um teste que mostra uma palavra com letras embaralhadas sendo reconhecida com facilidade pelo fato do modelo de "pare" ser correspondente a uma placa de trânsito com formato específico. E tem muitas outras palavras que identificamos à primeira vista da mesma forma. Quantas vezes meu filho com um ano  identificava palavras através de letreiros, revistas só pelo fato de ver e ouvir. A publicidade se utiliza muito dessa associação. 

Você só precisa sonhar... Um teste muito interessante que mostra que: "você aprende enquanto dorme."  E isso é verdade gente. Quer testar?  
"Use a sua mão esquerda (se for destro, e vice-versa) posicionando os quatro dedos (menos o polegar) nas teclas D,F,G,H do teclado do computador. Movendo apenas os dedos e sem levantar a mão da página, digite a sequência H D G F H o máximo de vezes possível em trinta segundos. Peça alguém para marcar o tempo e contar o número de sequências corretas.  FAÇA ISSO ANTES DE DORMIR E, DE MANHÃ, REPITA O EXERCÍCIO." Depois conta nos comentários o que você observou.

Viciados em bolo  Aborda o tema sobre o vício questionando o por que você não consegue parar de beliscar entre as refeições. "Porque? Será que essas pessoas são literalmente viciadas em comida? Ou os viciados em comida não passam de pessoas sem força de vontade? O que você acha?"   Mas o que é o vício afinal?  Uma resposta que vai surpreender !

Um teste louco para cachorro  Gostaram do meu desenho? Pelo menos tem cara de cachorro ☺.  Gente depois da avaliação fiquei um pouco preocupada porque ultrapassei menos de 50% de uma pontuação média infantil. 


PSI-Q é o livro para você que quer avaliar sua personalidade, sua inteligência, seus valores morais e conhecer melhor a si mesmo. Além de aumentar a sua inteligência psicológica, vai ampliar seus conhecimentos com testes interessantes que vai querer passar para seus amigos e familiares.


Ben Ambridge é professor de psicologia da Universidade de Liverpool, onde desenvolve sua pesquisa sobre crianças e letramento. Ben escreve artigos e elabora testes para o jornal inglês The Guardian.
"Espero também que não veja isto como o fim de sua jornada, mas como o início - que este livro o tenha inspirado a buscar respostas para as questões que a vida nos apresenta diariamente, das mais profundas às mais triviais."


O livro está com uma excelente edição, desde os detalhes e cores da  capa como da apresentação do texto, figuras  e ilustrações. Um livro inteligente, divertido e descontraído que indico a todos que queiram embarcar nessa viagem para  "sua própria odisseia psicológica."

Livro cedido e parceria pela editora sextante 

Um comentário

  1. Oi, Irene!
    Livros do estilo não me chamam muito atenção, mas gostei bastante desse. Sempre fui fascinada pelo estudo da mente humana
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...